Buscar

DISCURSIVA FINAL SINDICALISM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCURSIVA 
	Sindicalismo e Negociação Coletiva
	
	Avaliação Final (Discursiva) 
	1.
	Toda empresa que possuir mais de 200 funcionários deverá instituir uma comissão de representantes dos empregados para promover o diálogo entre eles e os empregadores, visando garantir o cumprimento de seus direitos e garantias, bem com os deveres das partes dentro da relação laboral. Essa comissão deve ser formada apenas por membros eleitos pelos próprios empregados da empresa. No entanto, existem algumas restrições com relação ao funcionário que poderá se candidatar às eleições. Diante disso, disserte sobre quais pessoas são consideradas inelegíveis para compor a comissão de representação dos empregados.
	Resposta Esperada:
O funcionário é considerado inelegível quando é contratado por meio de contrato de prazo determinado, ou então que esteja com o seu contrato de trabalho suspenso, ou ainda, caso esteja cumprindo o aviso prévio. Caso haja pessoas prestando serviço na empresa, mas estas são contratados por meio de empresa terceirizada, elas não podem se candidatar na empresa na qual estão prestando o serviço, somente são elegíveis nas próprias empresa que os contratou.
	2.
	Na Convenção nº 87 da OIT está prevista a plena liberdade sindical, considerada umas das convenções mais importantes. No entanto, no Brasil, esta convenção não foi ratificada, pois ela é incompatível com o ordenamento jurídico brasileiro. Disserte sobre o motivo que limita a liberdade sindical plena no Brasil.
FONTE: http://www.ilo.org/brasilia/temas/normas/WCMS_239608/lang--pt/index.htm. Acesso em: 3 abr. 2020.
	Resposta Esperada:
Na Constituição Federal, no artigo 8º, temos as restrições da organização dos sindicatos, na qual determina-se a existência de apenas um sindicato da categoria em uma mesma base territorial, limitando-se a um município. Sendo assim, isso impede que tenhamos a plena liberdade de associação sindical.

Outros materiais