Buscar

Dimensão investigativa e Processos de Planejamento Serviço social

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

2º Tópicos em Serviço Social com a Professora Claudia Tenório
Canal no Youtube: 
https://www.youtube.com/channel/UCMWqF5nnCOa0LBknrOGhZ2w?view_as=subscriber
A dimensão investigativa, processos de planejamento e de intervenção profissional
Questões de Concursos Anteriores, Banca CEBRASPE – Residência Multiprofissional HUB, 2020
Questão:
Joaquim é assistente social e chefe da equipe de serviço social em uma instituição de saúde. Gerencia um trabalho profissional que incorpora instrumentais de planejamento, avaliação e sistematização, a partir da elaboração de projetos de intervenção que valorizem a dimensão crítica, propositiva e investigativa do exercício profissional. Mensalmente assegura espaços de reunião e reflexão com sua equipe, na perspectiva de análise conjunta da realidade e planejamento coletivo das ações.
A partir da situação hipotética precedente, considerando o planejamento como processo técnico-político de intervenção do assistente social e as atribuições privativas desse profissional, julgue os itens subsecutivos.
51 Os espaços para reuniões garantidos por Joaquim, que acontecem a cada mês, contribuem para que o fazer profissional de sua equipe esteja centrado em atividades que se repetem, amparadas em um pretenso valor de eficiência. 
52 O planejamento mencionado na situação hipotética é reconhecido, legal e normativamente assumido como uma das atribuições do assistente social, que deve outorgar o caráter funcional e prático de intervenção.
53 A gestão de Joaquim com o planejamento e uso de seus instrumentos contribui para o estreitamento da esfera política de luta e defesa dos direitos sociais bem como para sua operacionalização junto aos usuários do serviço.
54 O planejamento de ações profissionais no campo da saúde, espaço de intervenção da situação hipotética, garante que o processo de trabalho que se desenvolve na atenção sanitária seja individual, envolva uma uniformidade de fatores e determinantes e situe-se na lógica do usuário, o que confere características especiais em seu planejamento.
55 Para o referido planejamento, são necessários instrumentos de consolidação das decisões, tais como os planos, os programas e os projetos, que marcam diferentes níveis de decisão, maior ou menor aproximação com a ação e guardam entre si relativo grau de interdependência.
Questão
Acerca das teorias sobre projetos, pesquisa e avaliação, julgue os itens subsecutivos.
94 Na década de 1980, organismos internacionais de financiamento, como o Banco Mundial, condicionaram o repasse de recursos aos processos avaliativos das políticas sociais, os quais tinham como parâmetro o tripé eficiência, eficácia e efetividade.
95 A partir da década de 1990, o modelo de gerenciamento das empresas privadas tornou-se referência para o estabelecimento de um paradigma de gestão do Estado, cuja avaliação emerge como um instrumento que possibilita a garantia de eficiência, eficácia e efetividade de suas ações.
96 Pesquisas acadêmico-científicas têm contribuído para a estruturação de teorias na área de serviço social, possibilitando a apreensão de vários fenômenos a partir de um panorama conceitual abrangente e, ao mesmo tempo, sintético.
97 O projeto de intervenção inerente aos processos de trabalho dos profissionais de serviço social é considerado uma tentativa de explicar os fenômenos reais por meio de critérios científicos e de um esquema conceitual capaz de apreender sua estrutura, sua gênese, seu desenvolvimento, sua dinâmica e suas contradições na sociedade de classes.
98 O assistente social deve ter habilidades e competências para defender o seu campo de trabalho, sendo capaz, por meio de ações, de diligenciar com a instituição os seus projetos.
Referências:
BAPTISTA, Mirian Veras. Planejamento Social: Intencionalidade e Instrumentação. SP: São Paulo – Lisboa. Ed. CPIHTS, 2004.
BEHRING, Elaine. Brasil em Contra-reforma: desestruturação do Estado e perda de direitos. SP: Cortez, 2015.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais