Buscar

Influência dos processos oxidativos na Engenharia Civil

Prévia do material em texto

UNEMAT – UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS DE NOVA XAVANTINA
Discente(s): Claudio Barbosa Miranda Junior, Evandro Fior.
Docente: Aron Carlos de Melo Cotrim
Influência dos processos oxidativos na Engenharia Civil
A oxidação é uma reação em um elemento químico que perde elétrons, ficando com carga mais positiva. Em função da oxidação existe a redução, que ocorre de forma inversa, onde o elemento químico ganha elétrons. A oxidação ocorre devido o contato do elemento com outro elemento oxidante (ar, água, outros), em virtude da oxidação, forma-se a corrosão e consequentemente a ferrugem.
	Os metais tendem a liberar elétrons para se estabilizarem eletronicamente, essas reações são comuns em nosso cotidiano e um grande problema na Engenharia, o engenheiro deve conhecer e se prevenir diante desse problema, pois é mais simples prevenir que tentar saná-la depois de iniciado o processo. 
	Em um muro ocorre bastante esse tipo de patologia, a umidade presente na atmosfera penetra no concreto e inicia o processo de oxidação do ferro, conforme a evolução do processo a ferrugem é produzida aumentando o volume do ferro e danificando a parede com rachaduras e ocasionando mais infiltração e prejudicando a estrutura. Uma vez iniciado o processo de corrosão não é possível reverter, apenas retardar o desenvolvimento. Com ajuda de pinturas, revestimentos e outros métodos de proteção, é possível manter a estrutura com maior vida útil, evitando danos futuros e com uma manutenção preventiva de qualidade aumentará assim a vida útil da estrutura.
 (
Existem vários métodos 
de recuperação, mas o mais viável é fazer a retirada do material oxidado e recuperar assim a estrutura em si. Com uma manutenção preventiva de qualidade podemos 
aumentar a vida útil da estrutura, tendo assim um resultado de maior qualidade.
)

Continue navegando