Logo Passei Direto
Buscar

Questões 1 ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS INTERNACIONAIS

User badge image
juliana masri

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A internacionalização compreende uma ampla gama de possibilidades. Entender o mercado de destino e suas características é apenas uma parte do trabalho da pessoa que trabalha com negócios e relações internacionais. Profissionais globais devem ter mentalidade global e valores cosmopolitas, assim como devem enxergar o mundo como uma grande arena de possibilidades.
Tendo como referência os conteúdos abordados na aula 2 e no segundo capítulo do livro base, examine os enunciados abaixo e assinale a alternativa que contém a sequência correta quanto à classificação das afirmativas em verdadeiras e falsas:
( ) Para maximizar as chances de sucesso, ofereça produtos ou serviços condizentes com a cultura e os hábitos dos consumidores locais;
( ) Concentre-se no que sua empresa ambiciona ser, e trace planos para que ela chegue lá, considerando as características do mercado de destino;
( ) Escolher um mercado de destino é fácil, basta optar por aqueles semelhantes com o mercado doméstico;
( ) Países latino-americanos, de forma geral, são os melhores destinos para as empresas brasileiras;
( ) Para escolher um mercado de destino devo me concentrar nas demandas da população e nos concorrentes locais, e ponderar se consigo oferecer um produto melhor a um preço atrativo.
A Verdadeiro, verdadeiro, falso, falso, falso;
B Verdadeiro, verdadeiro, falso, falso, verdadeiro;
C Verdadeiro, verdadeiro, verdadeiro, verdadeiro, verdadeiro;
D Falso, falso, verdadeiro, verdadeiro, falso;
E Verdadeiro, verdadeiro, verdadeiro, falso, verdadeiro.

Com o grande aumento na importância, tamanho e faturamento de grandes empresas multinacionais, chega-se à ideia de que, no mundo de hoje, os Estados teriam papéis secundários. Grandes empresas seriam atores internacionais mais importantes, na medida em que podem forçar países a alterar legislações a seu favor.
Tendo em conta a contextualização acima e como base nos conteúdos da disciplina, sobretudo, a respeito da aula 1, assinale a alternativa correta:
A- Atualmente os Estados perderam parte considerável de sua soberania uma vez que deixaram de ser os atores internacionais mais importantes;
B- Ainda que existam muitos Estados com características absolutamente diferentes, não é possível pensar as Relações Internacionais sem eles, uma vez que permanecem como atores centrais;
C- Grandes multinacionais como WalMart e Sony possuem uma movimentação financeira anual bilionária, o que confere a essas organizações maior importância do que países pequenos ou em desenvolvimento;
D- Estados perderam participação internacional por conta da emergência de organizações internacionais sem fins lucrativos, que tomaram conta da participação internacional que outrora coube aos Estados;
E- Os Estados continuam sendo atores essenciais para as Relações Internacionais uma vez que as grandes corporações não possuem voz ativa em organizações internacionais como ONU e OMC.

Depois que se define a estratégia, ainda faltam alguns pontos de análise para que as empresas se lancem ao mercado internacional. Um desses pontos refere-se ao entendimento dos sistemas políticos e jurídicos do mercado de destino. Algumas formas de organização políticas e jurídicas podem trazer mais ou menos risco para as operações internacionais.
Tendo isso em conta, assinale a alternativa correta:
A Um sistema jurídico refere-se a um conjunto de instituições formais que constituem um governo;
B Um sistema democrático refere-se a um conjunto de instituições formais que constituem um governo;
C Um sistema teocrático refere-se a um conjunto de instituições formais que constituem um governo;
D Um sistema burocrático refere-se a um conjunto de instituições formais que constituem um governo;
E Um sistema político refere-se a um conjunto de instituições formais que constituem um governo.

Pode-se notar no trecho citado acima que quando se fala a respeito da globalização, fala-se das trocas comerciais internacionais e da grande conectividade proporcionada pelas tecnologias da informação. Tais tecnologias, sem dúvida, aceleraram e alavancaram o processo de globalização.
A respeito das consequências desses dois fenômenos, tendo por base a aula 1 e o fragmento acima, assinale a alternativa correta:
A- A globalização permite às empresas a produção e comercialização de bens e serviços pelo mundo, correndo riscos maiores causados pela falta de convergência entre gostos e preferências de consumidores pelo mundo;
B- Ainda que a globalização e as tecnologias da informação estejam andando juntas há algum tempo, hoje existe um alto risco relacionado à atuação internacional das empresas, uma vez que é cada vez mais difícil analisar os consumidores de diferentes nações;
C- Dentre as várias consequências da interconectividade entre a globalização e as tecnologias da informação está a baixa utilização da internet por empresas.
D- A globalização permite às empresas entender os gostos e preferências de consumidores de diferentes países, o que facilita a atuação internacional das empresas.
E- A globalização alavanca o isolamento econômico dos países, que por conta dela, passam a restringir o comércio internacional de suas empresas.

A respeito dos conteúdos da aula 1 e com base no fragmento acima, assinale a alternativa correta:
Capital proveniente de compras e vendas circulam o mundo com rapidez extraordinária. Isso ocorre, em partes, pois muitas empresas multinacionais circulam dinheiro pelo mundo comprando insumos, pagando fornecedores e despachando produtos para todo o globo.
A- Empresas tornam-se multinacionais apenas para comprar itens baratos num lugar e vendê-los a preço melhor noutro;
B- Empresas se multinacionalizam para invadir outros países e encerrar as atividades dos rivais locais;
C- Empresas tornam-se multinacionais para explorar mão de obra barata em outros países;
D- Empresas tornam-se multinacionais para melhorar suas vendas, gerar eficiências e para buscar novos mercados;
E- Empresas se multinacionalizam para enfrentar novos obstáculos no exterior.

A respeito dos atores internacionais, assinale a alternativa correta:
A palavra ator, derivada do latim actore, significa agente do ato, aquele que atua, interpreta, desempenha determinado papel. Ator das relações internacionais, desta forma é o ente ou grupo social que atua na sociedade internacional, que é o agente do ato internacional, que desempenha determinado papel na sociedade internacional. Entretanto, nem todo ente ou grupo social é um ator internacional. Isto porque, o ator internacional deve ter a capacidade de participar das relações significativas do ponto de vista internacional e nem todos os grupos sociais gozam dessa prerrogativa.
A- Atualmente, são considerados atores internacionais todos e quaisquer sujeitos / indivíduos / pessoas / grupos sociais que possuem atuação no âmbito e nas relações internacionais.
B- Apenas Estados são considerados atores internacionais, porque apenas Estados possuem personalidade jurídica.
C- São considerados atores internacionais apenas as pessoas físicas que possuem personalidade e capacidade jurídica internacional.
D- Atores internacionais são aquelas personalidades cujas decisões interferem na condução da política externa das grandes potências de forma direta.
E- Podem ser considerados atores internacionais apenas Estados e Organizações Internacionais Governamentais, uma vez que ambos são soberanos.

Com o surgimento da Organização das Nações Unidas, em 1945, aparecem também outras Organizações de caráter internacional, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT).
Tendo como base os conteúdos da aula 1, e a contextualização acima, assinale a alternativa correta:
A- Das organizações criadas na década de 1940, apenas a ONU – Organização das Nações Unidas permanece atuante até hoje;
B- As Organizações Internacionais não contam com personalidade jurídica própria;
C- As Organizações Internacionais são sempre instituições privadas;
D- Dentro de uma Organização Internacional só pode ser debatido um tema, como guerra ou paz, segurança ou meio ambiente;
E- Hoje, existem várias Organizações Internacionais especializadas em alguns temas como a OMI (Organização Marítima Internacional) e a UPU (União Postal Universal).

Essa internacionalização, cuja discussão conceitual importa não apenas em termos teóricos, mas também em termos práticos, pode ser definida como?
Assinale a alternativa correta:
A Fato político.
B Acontecimento histórico.
C Processo.
D Utopia.
E Nenhuma das outras alternativas, pois não há como se conceituar internacionalização.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A internacionalização compreende uma ampla gama de possibilidades. Entender o mercado de destino e suas características é apenas uma parte do trabalho da pessoa que trabalha com negócios e relações internacionais. Profissionais globais devem ter mentalidade global e valores cosmopolitas, assim como devem enxergar o mundo como uma grande arena de possibilidades.
Tendo como referência os conteúdos abordados na aula 2 e no segundo capítulo do livro base, examine os enunciados abaixo e assinale a alternativa que contém a sequência correta quanto à classificação das afirmativas em verdadeiras e falsas:
( ) Para maximizar as chances de sucesso, ofereça produtos ou serviços condizentes com a cultura e os hábitos dos consumidores locais;
( ) Concentre-se no que sua empresa ambiciona ser, e trace planos para que ela chegue lá, considerando as características do mercado de destino;
( ) Escolher um mercado de destino é fácil, basta optar por aqueles semelhantes com o mercado doméstico;
( ) Países latino-americanos, de forma geral, são os melhores destinos para as empresas brasileiras;
( ) Para escolher um mercado de destino devo me concentrar nas demandas da população e nos concorrentes locais, e ponderar se consigo oferecer um produto melhor a um preço atrativo.
A Verdadeiro, verdadeiro, falso, falso, falso;
B Verdadeiro, verdadeiro, falso, falso, verdadeiro;
C Verdadeiro, verdadeiro, verdadeiro, verdadeiro, verdadeiro;
D Falso, falso, verdadeiro, verdadeiro, falso;
E Verdadeiro, verdadeiro, verdadeiro, falso, verdadeiro.

Com o grande aumento na importância, tamanho e faturamento de grandes empresas multinacionais, chega-se à ideia de que, no mundo de hoje, os Estados teriam papéis secundários. Grandes empresas seriam atores internacionais mais importantes, na medida em que podem forçar países a alterar legislações a seu favor.
Tendo em conta a contextualização acima e como base nos conteúdos da disciplina, sobretudo, a respeito da aula 1, assinale a alternativa correta:
A- Atualmente os Estados perderam parte considerável de sua soberania uma vez que deixaram de ser os atores internacionais mais importantes;
B- Ainda que existam muitos Estados com características absolutamente diferentes, não é possível pensar as Relações Internacionais sem eles, uma vez que permanecem como atores centrais;
C- Grandes multinacionais como WalMart e Sony possuem uma movimentação financeira anual bilionária, o que confere a essas organizações maior importância do que países pequenos ou em desenvolvimento;
D- Estados perderam participação internacional por conta da emergência de organizações internacionais sem fins lucrativos, que tomaram conta da participação internacional que outrora coube aos Estados;
E- Os Estados continuam sendo atores essenciais para as Relações Internacionais uma vez que as grandes corporações não possuem voz ativa em organizações internacionais como ONU e OMC.

Depois que se define a estratégia, ainda faltam alguns pontos de análise para que as empresas se lancem ao mercado internacional. Um desses pontos refere-se ao entendimento dos sistemas políticos e jurídicos do mercado de destino. Algumas formas de organização políticas e jurídicas podem trazer mais ou menos risco para as operações internacionais.
Tendo isso em conta, assinale a alternativa correta:
A Um sistema jurídico refere-se a um conjunto de instituições formais que constituem um governo;
B Um sistema democrático refere-se a um conjunto de instituições formais que constituem um governo;
C Um sistema teocrático refere-se a um conjunto de instituições formais que constituem um governo;
D Um sistema burocrático refere-se a um conjunto de instituições formais que constituem um governo;
E Um sistema político refere-se a um conjunto de instituições formais que constituem um governo.

Pode-se notar no trecho citado acima que quando se fala a respeito da globalização, fala-se das trocas comerciais internacionais e da grande conectividade proporcionada pelas tecnologias da informação. Tais tecnologias, sem dúvida, aceleraram e alavancaram o processo de globalização.
A respeito das consequências desses dois fenômenos, tendo por base a aula 1 e o fragmento acima, assinale a alternativa correta:
A- A globalização permite às empresas a produção e comercialização de bens e serviços pelo mundo, correndo riscos maiores causados pela falta de convergência entre gostos e preferências de consumidores pelo mundo;
B- Ainda que a globalização e as tecnologias da informação estejam andando juntas há algum tempo, hoje existe um alto risco relacionado à atuação internacional das empresas, uma vez que é cada vez mais difícil analisar os consumidores de diferentes nações;
C- Dentre as várias consequências da interconectividade entre a globalização e as tecnologias da informação está a baixa utilização da internet por empresas.
D- A globalização permite às empresas entender os gostos e preferências de consumidores de diferentes países, o que facilita a atuação internacional das empresas.
E- A globalização alavanca o isolamento econômico dos países, que por conta dela, passam a restringir o comércio internacional de suas empresas.

A respeito dos conteúdos da aula 1 e com base no fragmento acima, assinale a alternativa correta:
Capital proveniente de compras e vendas circulam o mundo com rapidez extraordinária. Isso ocorre, em partes, pois muitas empresas multinacionais circulam dinheiro pelo mundo comprando insumos, pagando fornecedores e despachando produtos para todo o globo.
A- Empresas tornam-se multinacionais apenas para comprar itens baratos num lugar e vendê-los a preço melhor noutro;
B- Empresas se multinacionalizam para invadir outros países e encerrar as atividades dos rivais locais;
C- Empresas tornam-se multinacionais para explorar mão de obra barata em outros países;
D- Empresas tornam-se multinacionais para melhorar suas vendas, gerar eficiências e para buscar novos mercados;
E- Empresas se multinacionalizam para enfrentar novos obstáculos no exterior.

A respeito dos atores internacionais, assinale a alternativa correta:
A palavra ator, derivada do latim actore, significa agente do ato, aquele que atua, interpreta, desempenha determinado papel. Ator das relações internacionais, desta forma é o ente ou grupo social que atua na sociedade internacional, que é o agente do ato internacional, que desempenha determinado papel na sociedade internacional. Entretanto, nem todo ente ou grupo social é um ator internacional. Isto porque, o ator internacional deve ter a capacidade de participar das relações significativas do ponto de vista internacional e nem todos os grupos sociais gozam dessa prerrogativa.
A- Atualmente, são considerados atores internacionais todos e quaisquer sujeitos / indivíduos / pessoas / grupos sociais que possuem atuação no âmbito e nas relações internacionais.
B- Apenas Estados são considerados atores internacionais, porque apenas Estados possuem personalidade jurídica.
C- São considerados atores internacionais apenas as pessoas físicas que possuem personalidade e capacidade jurídica internacional.
D- Atores internacionais são aquelas personalidades cujas decisões interferem na condução da política externa das grandes potências de forma direta.
E- Podem ser considerados atores internacionais apenas Estados e Organizações Internacionais Governamentais, uma vez que ambos são soberanos.

Com o surgimento da Organização das Nações Unidas, em 1945, aparecem também outras Organizações de caráter internacional, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT).
Tendo como base os conteúdos da aula 1, e a contextualização acima, assinale a alternativa correta:
A- Das organizações criadas na década de 1940, apenas a ONU – Organização das Nações Unidas permanece atuante até hoje;
B- As Organizações Internacionais não contam com personalidade jurídica própria;
C- As Organizações Internacionais são sempre instituições privadas;
D- Dentro de uma Organização Internacional só pode ser debatido um tema, como guerra ou paz, segurança ou meio ambiente;
E- Hoje, existem várias Organizações Internacionais especializadas em alguns temas como a OMI (Organização Marítima Internacional) e a UPU (União Postal Universal).

Essa internacionalização, cuja discussão conceitual importa não apenas em termos teóricos, mas também em termos práticos, pode ser definida como?
Assinale a alternativa correta:
A Fato político.
B Acontecimento histórico.
C Processo.
D Utopia.
E Nenhuma das outras alternativas, pois não há como se conceituar internacionalização.

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Elaboração e Análise de Projetos Internacionais
A internacionalização compreende uma ampla gama de possibilidades. Entender o mercado de destino e suas características é apenas uma parte do trabalho da pessoa que trabalha com negócios e relações internacionais. Profissionais globais devem ter mentalidade global e valores cosmopolitas, assim como devem enxergar o mundo como uma grande arena de possibilidades.
Tendo como referência os conteúdos abordados na aula 2 e no segundo capítulo do livro base, examine os enunciados abaixo e assinale a alternativa que contém a sequência correta quanto à classificação das afirmativas em verdadeiras e falsas: 
( ) Para maximizar as chances de sucesso, ofereça produtos ou serviços condizentes com a cultura e os hábitos dos consumidores locais;
(  ) Concentre-se no que sua empresa ambiciona ser, e trace planos para que ela chegue lá, considerando as características do mercado de destino;
(  ) Escolher um mercado de destino é fácil, basta optar por aqueles semelhantes com o mercado doméstico;
(  ) Países latino-americanos, de forma geral, são os melhores destinos para as empresas brasileiras;
(  ) Para escolher um mercado de destino devo me concentrar nas demandas da população e nos concorrentes locais, e ponderar se consigo oferecer um produto melhor a um preço atrativo.
	
	A
	Verdadeiro, verdadeiro, falso, falso, falso;
	
	B
	Verdadeiro, verdadeiro, falso, falso, verdadeiro;
	
	C
	Verdadeiro, verdadeiro, verdadeiro, verdadeiro, verdadeiro;
	
	D
	Falso, falso, verdadeiro, verdadeiro, falso;
	
	E
	Verdadeiro, verdadeiro, verdadeiro, falso, verdadeiro.
Questão 2/10 - Elaboração e Análise de Projetos Internacionais
Leia o trecho a seguir:
"O Estado é uma macroprojeção dos indivíduos, de suas instituições e seus processos internos e com relação ao exterior que estão tutelados sob sua summa potestas. A soberania estatal é, antes de tudo, uma prerrogativa baseada em reconhecimento interno e externo, garantindo ao Estado posições especificas, privilégios, legitimidade e legalidade de atos no domínio doméstico e internacional que lhe são próprios. Isto é, o Estado é um corpo político-jurídico-diplomático complexo dotado de unidade territorial, governo reconhecido interna e externamente, regido por um sistema jurídico-administrativo, tendo centralidade no plano da articulação na arena internacional e comportando uma determinada sociedade civil".
Fonte: CASTRO, Thales. Teoria das relações internacionais. FUNAG: Brasíliar. 2012. p. 110. Disponível em: <http://funag.gov.br/loja/download/931-Teoria_das_Relacoes_Internacionais.pdf>.
Com o grande aumento na importância, tamanho e faturamento de grandes empresas multinacionais, chega-se à ideia de que, no mundo de hoje, os Estados teriam papéis secundários. Grandes empresas seriam atores internacionais mais importantes, na medida em que podem forçar países a alterar legislações a seu favor.
Tendo em conta a contextualização acima e como base nos conteúdos da disciplina, sobretudo, a respeito da aula 1, assinale a alternativa correta:
A- Atualmente os Estados perderam parte considerável de sua soberania uma vez que deixaram de ser os atores internacionais mais importantes;
B- Ainda que existam muitos Estados com características absolutamente diferentes, não é possível pensar as Relações Internacionais sem eles, uma vez que permanecem como atores centrais;
C- Grandes multinacionais como WalMart e Sony possuem uma movimentação financeira anual bilionária, o que confere a essas organizações maior importância do que países pequenos ou em desenvolvimento
D- Estados perderam participação internacional por conta da emergência de organizações internacionais sem fins lucrativos, que tomaram conta da participação internacional que outrora coube aos Estados;
E- Os Estados continuam sendo atores essenciais para as Relações Internacionais uma vez que as grandes corporações não possuem voz ativa em organizações internacionais como ONU e OMC
Questão 3/10 - Elaboração e Análise de Projetos Internacionais
Leia o trecho a seguir:
“Cada país é caracterizado por diversos sistemas políticos e legais que impõem significativos desafios à estratégia e ao desempenho corporativos. Os gestores das empresas devem aderir a leis e regulamentações que regem as transações comerciais. (...) O risco país refere-se à exposição a uma perda em potencial ou a efeitos adversos sobre as operações e lucratividade de uma empresa causados por desdobramentos no ambiente político e/ou legal de um país.” (KNIGHT, CAVUSGIL, RIESENBERGER, 2010).
Referência: NYEGRAY, João Lopes. Projetos Internacionais: estratégias para a expansão empresarial. Curitiba: Intersaberes, 2016, cap. 5.
Depois que se define a estratégia, ainda faltam alguns pontos de análise para que as empresas se lancem ao mercado internacional. Um desses pontos refere-se ao entendimento dos sistemas políticos e jurídicos do mercado de destino. Algumas formas de organização políticas e jurídicas podem trazer mais ou menos risco para as operações internacionais. Tendo isso em conta, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Um sistema jurídico refere-se a um conjunto de instituições formais que constituem um governo;
	
	B
	Um sistema democrático refere-se a um conjunto de instituições formais que constituem um governo;
	
	C
	Um sistema teocrático refere-se a um conjunto de instituições formais que constituem um governo;
	
	D
	Um sistema burocrático refere-se a um conjunto de instituições formais que constituem um governo;
	
	E
	Um sistema político refere-se a um conjunto de instituições formais que constituem um governo.
Questão 4/10 - Elaboração e Análise de Projetos Internacionais
Leia o trecho a seguir:
"O tema se confunde com a história econômica internacional e com a própria globalização. Apesar de refletir essencialmente uma tendência de intensificação dos fluxos econômicos internacionais, essa história não é invariavelmente linear. Alterna ciclos de maior e menor expansão do intercâmbio comercial. Tais ciclos se associam a maior ou menor crescimento, bem como a diferentes regimes de comércio. Mesmo ocasionalmente se observa a coincidência entre a contração das economias e a retração de seu comércio exterior, como ocorreu nas crises de 1929 e 2009. Os regimes de livre-comércio, predominantes na segunda metade do século XIX, foram substituídos por considerável protecionismo, na Europa e em outras regiões, entre as duas Grandes Guerras Mundiais. Como observa Angus Maddison, “between 1913 and 1950, the world economy grew much more slowly than in 1870-1913, world trade grew much less than world income, and the degree of inequality between regions increased substantially” (2006, p. 24). Entretanto, desde a criação das instituições de Bretton Woods e do Plano Marshall, se testemunhou uma progressiva liberalização comercial. O comércio e o crescimento engendraram oportunidades recíprocas, um alimentando o outro, em escala cada vez mais global. Assim, os estudos acerca do comércio e do crescimento acabaram por ganhar ímpeto revigorado nas décadas de oitenta e, sobretudo, noventa."
Fonte: SARQUIS, Sarquis José Buainain. Comércio Internacional e Crescimento Econômico no Brasil. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2011. p. 16. Disponível em: <http://funag.gov.br/loja/download/864-com%C3%A9rcio-internacional.pdf>.
Pode-se notar no trecho citado acima que quando se fala a respeito da globalização, fala-se das trocas comerciais internacionais e da grande conectividade proporcionada pelas tecnologias da informação. Tais tecnologias, sem dúvida, aceleraram e alavancaram o processo de globalização. A respeito das consequências desses dois fenômenos, tendo por base a aula 1 e o fragmento acima, assinale a alternativa correta: 
A- A globalização permite às empresas a produção e comercialização de bens e serviços pelo mundo, correndo riscos maiores causados pela falta de convergência entre gostos e preferências de consumidores pelo mundo;
B- Ainda que a globalização e as tecnologias da informaçãoestejam andando juntas há algum tempo, hoje existe um alto risco relacionado à atuação internacional das empresas, uma vez que é cada vez mais difícil analisar os consumidores de diferentes nações;
C- Dentre as várias consequências da interconectividade entre a globalização e as tecnologias da informação está a baixa utilização da internet por empresas.
D- A globalização permite às empresas entender os gostos e preferências de consumidores de diferentes países, o que facilita a atuação internacional das empresas.
E- A globalização alavanca o isolamento econômico dos países, que por conta dela, passam a restringir o comércio internacional de suas empresas
Questão 5/10 - Elaboração e Análise de Projetos Internacionais
Capital proveniente de compras e vendas circulam o mundo com rapidez extraordinária. Isso ocorre, em partes, pois muitas empresas multinacionais circulam dinheiro pelo mundo comprando insumos, pagando fornecedores e despachando produtos para todo o globo.
A respeito dos conteúdos da aula 1 e com base no fragmento acima, assinale a alternativa correta:
A- Empresas tornam-se multinacionais apenas para comprar itens baratos num lugar e vendê-los a preço melhor noutro;
B- Empresas se multinacionalizam para invadir outros países e encerrar as atividades dos rivais locais;
C- Empresas tornam-se multinacionais para explorar mão de obra barata em outros países
D- Empresas tornam-se multinacionais para melhorar suas vendas, gerar eficiências e para buscar novos mercados;
E- Empresas se multinacionalizam para enfrentar novos obstáculos no exterior.
Questão 6/10 - Elaboração e Análise de Projetos Internacionais
Leia o trecho a seguir:
"A palavra ator, derivada do latim actore, significa agente do ato, aquele que atua, interpreta, desempenha determinado papel. Ator das relações internacionais, desta forma é o ente ou grupo social que atua na sociedade internacional, que é o agente do ato internacional, que desempenha determinado papel na sociedade internacional. Entretanto, nem todo ente ou grupo social é um ator internacional. Isto porque, o ator internacional deve ter a capacidade de participar das relações significativas do ponto de vista internacional e nem todos os grupos sociais gozam dessa prerrogativa".
Fonte: MARQUES, Guilherme Bez. Velhos e novos atores: as relações internacionais de Vestfália ao século XXI. Revista Ius Gentium: Teoria e Comércio no Direito Internacional, nº 1, jul. 2008, p. 14.
A respeito dos atores internacionais, assinale a alternativa correta:
A- Atualmente, são considerados atores internacionais todos e quaisquer sujeitos / indivíduos / pessoas / grupos sociais que possuem atuação no âmbito e nas relações internacionais.
B- Apenas Estados são considerados atores internacionais, porque apenas Estados possuem personalidade jurídica.
C- São considerados atores internacionais apenas as pessoas físicas que possuem personalidade e capacidade jurídica internacional.
D- Atores internacionais são aquelas personalidades cujas decisões interferem na condução da política externa das grandes potências de forma direta.
E- Podem ser considerados atores internacionais apenas Estados e Organizações Internacionais Governamentais, uma vez que ambos são soberanos
Questão 7/10 - Elaboração e Análise de Projetos Internacionais
Com o surgimento da Organização das Nações Unidas, em 1945, aparecem também outas Organizações de caráter internacional, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT).
Tendo como base os conteúdos da aula 1, e a contextualização acima, assinale a alternativa correta:
A- Das organizações criadas na década de 1940, apenas a ONU – Organização das Nações Unidas permanece atuante até hoje;
B- As Organizações Internacionais não contam com personalidade jurídica própria;
C- As Organizações Internacionais são sempre instituições privadas;
D- Dentro de uma Organização Internacional só pode ser debatido um tema, como guerra ou paz, segurança ou meio ambiente;
E- Hoje, existem várias Organizações Internacionais especializadas em alguns temas como a OMI (Organização Marítima Internacional) e a UPU (União Postal Universal).
F- Questão 8/10 - Elaboração e Análise de Projetos Internacionais
G- “Até pouco tempo, a internacionalização era definida pelo volume de investimento estrangeiro direto (IED) trazido ao país pelas multinacionais estrangeiras. Também era definida pela porcentagem das exportações do país no PIB. Estes indicadores mostravam se o país era mais aberto ou fechado ao mercado internacional. Os investimentos estrangeiros na bolsa de valores brasileira (investimentos financeiros), bem como os investimentos brasileiros no exterior são operações recentes que revelam a interdependência entre as arenas doméstica e internacional. Só a partir de 2000, o Banco Central do Brasil (BCB) começou a contabilizar a saída de capitais domésticos para o exterior. As multinacionais brasileiras operando em outros países também representam uma dimensão muito contemporânea da economia nacional”. (LEOPOLDI, 2016). Disponível em: <goo.gl/aFyGTT>. Acesso em: 01 nov. 2016.
H- Essa internacionalização, cuja discussão conceitual importa não apenas em termos teóricos, mas também em termos práticos, pode ser definida como? Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Fato político.
	
	B
	Acontecimento histórico.
	
	C
	Processo.
	
	D
	Utopia.
	
	E
	Nenhuma das outras alternativas, pois não há como se conceituar internacionalização.
Questão 9/10 - Elaboração e Análise de Projetos Internacionais
É sabido que o Brasil é um dos países mais burocráticos do mundo. Somente na área de comércio exterior, são mais de 3.000 normas diferentes que tutelam a entrada e saída de mercadorias do país. Por isso, muitas empresas afastam-se da internacionalização. Outras, por outro lado, sapientes de toda a burocracia que envolve o processo, buscam se internacionalizar. 
A esse respeito, tendo por base a aula 3 e o fragmento acima, examine os enunciados abaixo e assinale a alternativa que contém a sequência correta quanto à classificação das afirmativas em verdadeiras (V) e falsas (F): 
(  ) É possível afirmar que muitas empresas se internacionalizam para aumentar seu acesso a novos mercados;
(  ) A internacionalização acontece apenas quando a empresa não está vendendo bem no seu mercado de origem;
(  ) Uma das motivações gerenciais por trás da internacionalização de empresas é a possibilidade de reduzir a sazonalidade das vendas no mercado interno;
(  ) A internacionalização ocorre, via de regra, através das exportações;
(  ) É possível afirmar que as empresas que apenas importam não são empresas internacionalizadas.
	
	A
	V, V, F, F, V;
	
	B
	F, F, V, V, F;
	
	C
	F, F, V, F, F;
	
	D
	F, F, F, V, F.
	
	E
	V, F, V, F, F;
Questão 10/10 - Elaboração e Análise de Projetos Internacionais
Quando se fala a respeito da globalização, fala-se das trocas comerciais internacionais e da grande conectividade proporcionada pelas tecnologias da informação. Tais tecnologias, sem dúvida, aceleraram e alavancaram o processo de globalização.
A respeito das consequências desses dois fenômenos, tendo por base a aula 1 e o fragmento acima, assinale a alternativa correta:
A- A globalização permite às empresas a produção e comercialização de bens e serviços pelo mundo, porém, elas correm riscos maiores, causados pela falta de convergência entre gostos e preferências de consumidores dos diferentes países;
B- Ainda que a globalização e as tecnologias da informação estejam andando juntas há algum tempo, hoje existe um alto risco relacionado à atuação internacional das empresas, uma vez que é cada vez mais difícil analisar os consumidores de diferentes nações;
C- Dentre as várias consequências da interconectividade entre a globalização e as tecnologias da informação está a baixa utilização da internet por empresas.
D- A globalização permite às empresas entender os gostos e preferências de consumidores de diferentes países, o que facilita a atuação internacional das empresas;
E- A globalizaçãoalavanca o isolamento econômico dos países, que por conta dela, passam a restringir o comércio internacional de suas empresas.

Mais conteúdos dessa disciplina