Buscar

prova teoria e pratica da neuropsicopedagogia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1- Quais as características de um transtorno de aprendizagem?
R: São disfunções neurológicas ou neuropsicológicas.
2- As diretrizes para educação especial trazem a Resolução n. 2/2001, que especifica sobre a forma como deve ser essa inclusão escolar. Assinale a alternativa que traz essa resolução:
R: Os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo às escolas organizar-se para o atendimento aos educandos com necessidades educacionais especiais, assegurando as condições necessárias para a educação de qualidade para todos.
3- De quem deve ser a maior responsabilidade quando falamos em adaptação na educação inclusiva?
R: O PROFESSOR 
4- Há algo importante que se deve levar em consideração quando avaliamos os alunos com Transtorno do Espectro Autista. O que é?
R: e ) É importante observar as AVDs, ou seja, as Atividades de Vida Diária que alcancem êxito devem ser levadas em consideração.
5- Embora o TDAH não seja considerado um transtorno de aprendizagem, na maioria dos casos ele vem como comorbidade desses transtornos, portanto, entendê-los acarreta o quê?
R: Entender essas dificuldades auxilia a elencar o conhecimento sobre ambos, promover a melhora no entendimento e, automaticamente, elevar a prática pedagógica escolar.
6- Qual é o principal transtorno que leva o sujeito à fama de preguiçoso e/ou bagunceiro?
R: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
7- Em relação aos transtornos específicos de aprendizagem, cite duas ações a se executar para com quem possui prejuízo na escrita:
R: Precisão na ortografia; precisão na gramática e pontuação.
8-Nos dias atuais, muito se fala em inclusão. De acordo com a declaração de Salamanca, o que se entende por alunos com necessidades especiais?
R: Crianças que possuam deficiências ou somente dificuldades de aprendizagem, sejam elas permanentes ou temporárias, que estejam repetindo de ano ou qualquer coisa que esteja influenciando na sua aprendizagem escolar e social.
9- O neuropsicopedagogo, após avaliar o sujeito e receber os laudos dos demais profissionais, deve se organizar para realizar o trabalho com o paciente. Assinale a alternativa que melhor explica como deve ser a postura do neuropsicopedagogo.
R: É necessário que se faça um plano de ação, levando em consideração os laudos de demais profissionais a fim de organizar um trabalho sistematizado visando o desenvolvimento integral do sujeito, além de ficar atento a possíveis lesões cerebrais que o paciente possa ter. Após isso o neuropsicopedagogo seleciona materiais de intervenção para iniciar seu trabalho.
10-Qual o principal papel de cada uma das ciências envolvidas no tripé educacional?
R:Neurociência, no conhecimento sobre a teoria do funcionamento cerebral e de desenvolvimento; psicologia, na prevenção e orientação para pais e professores; pedagogia, com a didática e metodologias de sala de aula.
11- O neuropsicopedagogo tem grande importância quando falamos em avaliar a aprendizagem, pois ele possui arcabouço suficiente para avaliar vários quesitos relacionados ao aprender. Quais são todas as áreas que a neuropsicopedagogia avalia no processo de aprendizagem?
R: Leitura, escrita, aritmética, compreensão e interpretação textual, atenção, funções executivas, psicomotricidade e requisitos para alfabetização.
12- O que fará com que pessoas com necessidade especial tenham alteração no desenvolvimento em outros âmbitos?
R: Atividades básicas do dia a dia e que estimulam as crianças.
13- Quais profissionais têm papel fundamental como mediadores do processo de reabilitação de sujeitos com necessidades especiais?
R: CLINICOS
14- Como devem ser feitas as avaliações de crianças que possuem TDAH?
R: Devem ser feitas de forma contínua, por meio de trabalhos, pesquisas, e em alguns casos, em salas separadas.
15- De acordo com a Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia, esta área possui duas esferas de atuação, que são a área clínica e a institucional. Elas possuem algumas características que a diferenciam. Assinale a alternativa correta:
R: No campo clínico, o neuropsicopedagogo atua na investigação e intervenção de possíveis transtornos ou dificuldades de aprendizagem, além de orientar escolas e professores com a forma de melhor trabalhar com o aluno avaliado. Já no campo institucional o trabalho é feito em conjunto, dentro do ambiente escolar, na prevenção e adaptações curriculares necessárias para atender aos alunos.
16-O que são as estratégias intermediárias?
R: São estratégias de processo de retenção-compreensão e recuperação-utilização.
17- Qual a importância das adaptações curriculares?
R: Para organizar novas metodologias de ensino, levando em consideração as dificuldades individuais de cada aluno, promovendo, assim, qualidade de ensino e aprendizagem.

Outros materiais