A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
3ª Lei de Newton

Pré-visualização | Página 1 de 1

3ª Lei de Newton - Princípio da Ação e Reação
"Para toda Ação, existe uma Reação com a mesma Intensidade, com mesma direção, mas com sentidos diferentes."
Ao caminhar uma pessoa só consegue fazer isto porque há atrito entre o chão e os pés da pessoa. Então ela empurra o chão e, por reação, o chão a empurra. As forças trocadas são de mesma intensidade, mesma direção, sentidos contrários e são aplicadas em corpos distintos (chão e pés).
O ar da bexiga é impulsionado para baixo e como reação a membrana da bexiga é impulsionado para cima. Da mesma forma os gases do foguete é impulsionado para baixo e toda estrutura do foguete é impulsionado para cima.
 
A terceira lei de Newton está muito presente no nosso dia a dia. Ela nos diz o seguinte:
Todo corpo, quando exerce uma força F sobre o outro, este reage sobre ele com outra força –F, de mesma direção, mesmo módulo, mas de sentido contrário.  O sinal negativo é para indicar que a força tem sentido contrário.
 	A figura abaixo mostra um conjunto de forças aos pares devido a 3ª lei de Newton. Temos certo corpo de peso P que está pendurado através de um dinamômetro. P(força de atração da Terra sobre o corpo).  -P (força de reação do corpo sobre a Terra). T (força de tração na corda que o corpo exerce no dinamômetro). –T (força de tração na corda que o dinamômetro exerce no corpo).
Na Terceira lei de Newton temos que entender que as forças agem aos pares (Ação e Reação), elas possuem os mesmos módulos, direção e têm sentidos opostos e além do mais atuam em corpos distintos.
 É por isso que as forças de ação e reação, embora tenham os mesmos módulos e atuando em sentidos contrários, nunca se anulam, pois elas atuam em corpos distintos.