Buscar

Simulado de Psicologia Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Simulado de Psicologia Social
Parte superior do formulário
1ª) A concepção _______________ define a aprendizagem como um processo de troca mútua entre o meio e o indivíduo, tendo um ao outro como mediador. Por esse ponto de vista, o aluno é um elemento ativo que constrói sua aprendizagem, cabendo ao professor instigar o sujeito, desafiando, mobilizando, questionando e utilizando “erros” de forma construtiva, favorecendo a construção do conhecimento. Assinale a alternativa correta:
Construtivista
Racionalista
Moralista
Fundamentalista
2ª) De acordo com o Código de Ética da Psicopedagogia, no seu Capítulo I, Artigo 1, a Psicopedagogia "lida com o conhecimento, sua ampliação, sua aquisição, distorções, diferenças e desenvolvimento por meio de múltiplos processos”. Ou ainda, a Psicopedagogia é o estudo do processo de aprendizagem e suas dificuldades, tendo, portanto, um caráter preventivo e terapêutico. De acordo com o texto apresentado nesta unidade, quais são as áreas de atuação do psicopedagogo.
escolas, hospitais e empresas
empresas públicas e privadas.
creches, orfanatos e abrigos
instituições filantrópicas, museus e parques
3ª) De acordo com a Carta Ottawa, a saúde vive e se cria na vida cotidiana, nos centros educacionais, no trabalho e no lazer, sendo resultado dos cuidados que cada um dispensa a si mesmo e aos demais, sendo também definida como a capacidade de tomar decisões e controlar a própria vida e assegurar que a sociedade em que vive ofereça a todos os seus membros a possibilidade de ser saudável. É pesando nesse tema, que o âmbito escolar tem se preocupado em cada vez mais pautar seu currículo numa esfera voltada mais para a prática de saúde dentro da escola. Sendo assim, a alternativa que mais se aproxima da definição correta de escola promotora de saúde, é:
É a escola que tem uma visão integral do ser humano, que considera as pessoas, em especial as crianças e adolescente, dentro de seu ambiente familiar, comunitário e social, promovendo a autonomia, criatividade, participação dos alunos, bem como de toda a comunidade escolar.
É a escola que tem uma visão parcial do ser humano, que considera as pessoas, em especial as crianças e adolescente, dentro de seu ambiente familiar, comunitário e social, promovendo a autonomia, criatividade, participação dos alunos, bem como de toda a comunidade escolar.
É a escola que tem uma visão integral do ser humano, sem considerar as pessoas, em especial as crianças e adolescente, dentro de seu ambiente familiar, comunitário e social, promovendo a autonomia, criatividade, participação dos alunos, bem como de toda a comunidade escolar.
É a escola que tem uma visão parcial do ser humano, sem considerar as pessoas, em especial as crianças e adolescente, dentro de seu ambiente familiar, comunitário e social, promovendo a autonomia, criatividade, participação dos alunos, bem como de toda a comunidade escolar.
4ª) A psicologia social é uma ciência que tem como objeto o estudo das manifestações comportamentais provocadas pela interação de pessoas. Seu campo de ação é, portanto o comportamento analisado em todos os contextos do processo de influência social. De acordo com o exposto, analise a alternativa que melhor defina psicologia social:
A psicologia social é a ciência que estuda o conflito entre indivíduo e sociedade e tem como objetivo, buscar conhecer o patrimônio psicológico hereditário da espécie e investigar a natureza e extensão das influencias sociais.
É o estudo científico das mudanças de comportamento relacionadas à idade durante a vida de um indivíduo.
É o ramo de atuação dos profissionais de psicologia o qual dá ênfase às interações entre emoções, pensamentos, comportamento e estados fisiológicos.
Psicologia social é a observação das atividades humanas com base em reflexões tentando determinar a natureza humana e suas relações com o mundo.
5ª) "A análise das tendências pedagógicas no Brasil deixa evidente a influência dos grandes movimentos educacionais internacionais, da mesma forma que expressam as especificidades de nossa história política, social e cultural, a cada período em que são consideradas"(PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, 1997, p.30). De acordo com o exposto pode-se dizer que a tradição pedagógica brasileira é representada por quatro grandes tendências. Assinale dentre as alternativas, qual o texto que melhor se encaixe no conceito de pedagogia tradicional.
as ações de ensino estão centradas na exposição dos conhecimentos pelo professor, sendo que este assume funções como vigiar e aconselhar os alunos, corrigir e ensinar a material, havendo uma predominância da exposição oral dos conteúdos, seguindo uma sequência predeterminada e fixa independente do contexto escolar, enfatizando-se desse modo, a necessidade de exercícios repetidos para garantir a memorização dos conteúdos.
valoriza o indivíduo como ser livre e social, o centro da atividade escolar não é o professor, nem os conteúdos disciplinares, mas sim o aluno, como ser ativo e curioso, sendo que o mais importante não é o ensino, mas a aprendizagem.
assegura a função social e política da escola mediante o trabalho com conhecimentos sistematizados a fim de colocar populares em efetiva participação nas lutas sociais
inspiradas nas teorias behavioristas da aprendizagem e da abordagem sistêmica de ensino, definindo como uma prática pedagógico controlada e dirigida pelo professor com atividades mecânicas inseridas numa proposta educacional rígida e programada em detalhes.
6ª) Segundo Goulart (2006), a escola promotora de saúde apresenta a proposta de um novo paradigma de saúde escolar baseada numa visão integral e integrada, tendo como ações prioritárias: I - Educação em saúde, efetivando-se em um trabalho interdisciplinar e abordando temas, como alimentação, violência, higiene, segurança, planejamento familiar, etc; II - Participação social com o envolvimento das famílias nas ações educativas de identificação e cuidados com o meio ambiente e veiculação com movimentos comunitários; III - Participação somente da escola nos assuntos que dizem respeito á promoção de saúde. IV - Atenção médica e reabilitação como promoção de fatores de proteção e de um ambiente saudável, incluindo o ambiente físico e social; Assinale a alternativa incorreta:
Somente a III
Somente a II
I e IV
I e II
7ª) No âmbito escolar, a sala de aula precisa ser entendida como: I - Local de encontro das diferenças; II - Possibilidade de desenvolvimento do espírito coletivo, da solidariedade, da auto-estima e da construção social; III - Espaço adequado à instalação de processos de sistematização das aprendizagens escolares. Assinale a alternativa que contém o(s) item(ns) correto(s):
I, II, III
Apenas I
Apenas I e II
Apenas II e III
8ª) No âmbito escolar, é importante ressaltar o valor que o ambiente representa na formação escolar de uma criança deve ser analisado de forma cuidadosa para que o mesmo tenha uma educação de qualidade levando em consideração os contextos psicológicos e sociais em que vive. Vale ressaltar que o aluno, em sua totalidade, deve ser considerado dentro dos diversos sistemas no qual está inserido, especialmente família e escola, visando dessa forma, uma harmonização dos fatores que interferem no processo de aprendizagem. Dentro da psicopedagogia, o diagnóstico passa, então, a se basear em diversos sujeitos e sistemas inter-relacionados, como:
escola, professor, aluno e família.
aluno, família, professor e pedagogo
conselho de pais, aluno e direção escolar
professor, aluno coordenação e conselho de pais
9ª) De acordo com Neves (1991), "A psicopedagogia estuda o ato de aprender e ensinar, levando sempre em conta as realidades internas e externas da aprendizagem, tomadas em conjunto. Desse modo, define-se psicopedagogia como:
é um campo de conhecimento que se propõe a integrar, conhecimentos e princípios de diferentes Ciências Humanas com a meta de adquirir uma ampla compreensão sobre os variados processos inerentes ao aprender humano.
é um campo de conhecimento que se propõe a integrar,conhecimentos e princípios de diferentes Ciências Exatas com a meta de adquirir uma ampla compreensão sobre variados processos inerentes ao aprender humano.
é um campo de conhecimento que se propõe a integrar, conhecimentos e princípios de diferentes Ciências Animais com a meta de adquirir uma ampla compreensão sobre os variados processos inerentes ao aprender animal.
nenhuma das alternativas
10ª) Na concepção sobre educação, quando falamos sobre interdisciplinaridade, nas escolas, falamos de dois aspectos denominados: ordenação científica e ordenação cultural. Dentre as alternativas que melhor define esses dois tipos de ordenações é:
a ordenação científica nos conduz à construção interdisciplinar, que concerne na organização de saberes como alicerce do conhecimento cientifico no ato de formar professores, e a ordenação social busca a integração dos saberes científicos interdisciplinares às exigências sociais, políticas e econômicas, colocando em questão, a separação entre a construção das ciências e a solicitação das sociedades.
a ordenação científica nos conduz à construção disciplinar, que concerne na organização de saberes como alicerce do conhecimento cientifico no ato de formar professores, e a ordenação social busca a integração dos saberes científicos disciplinares às exigências sociais, políticas e econômicas, colocando em questão, a separação entre a construção das ciências e a solicitação das sociedades
a ordenação científica busca a integração dos saberes científicos interdisciplinares às exigências sociais, políticas e econômicas, colocando em questão, a separação entre a construção das ciências e a solicitação das sociedades e, a ordenação social nos conduz à construção interdisciplinar, que concerne na organização de saberes como alicerce do conhecimento cientifico no ato de formar professores.
nenhuma das alternativas

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes