Buscar

Atividade de Pesquisa - Ergonomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ERGONOMIA
Aluno (a): George Rosa
Data: 04 /01 /2021
Atividade de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Atividade contém 10 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade de Envio (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema.
1) Descreva,com suas palavras, o que é ergonomia, quais são seus objetivos e qual é o papel do ergonomista.É o estudo científico das relações entre homem e máquina, visando a uma segurança e eficiência ideais no modo como um e outra interagem.Seu objetivo é a otimização das condições de trabalho humano, por meio de métodos da tecnologia e do desenho industrial.O papel do ergonomista é contribuir para o planejamento, projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas de modo a torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.
2) Como o desconforto pode se manifestar em um ambiente de trabalho? Como ergonomista, que sugestões você proporia para aliviar ou mesmo eliminar os fatores que causam desconforto? A falta de conforto nas instalações físicas do ambiente de trabalho afeta a saude mental e corporal do funcionario,consequentemente derrubam a produtividade e podem levar a problemas como DORT e LER.O ergonomista tem como responsabilidade verificar todo o ambiente,exemplo os móveis precisam ser ergonomicos para proporcionar conforto,ambiente de luz confortavel para executar o trabalho,etc.
3) Diferencie a antropometria dinâmica da funcional. Antropometria Funcional: envolve o movimento de vários segmentos corporais ao mesmo tempo. Antropometria Dinâmica: faz a medição da amplitude do movimento de uma articulação isolada.
4) “Quanto mais luz melhor.” Essa afirmação é verdadeira? Porquê?Nao. a NR 17 – Ergonomia, que visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de traba- lho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente, institui o seguinte; 17.5.3. Em todos os locais de trabalho deve haver iluminação adequada, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada à natureza da atividade. 17.5.3.1. A iluminação geral deve ser uniformemente distribuída e difusa. 17.5.3.2. A iluminação geral ou suplementar deve ser projetada e instalada de forma a evitar ofusca- mento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos. 17.5.3.3. Os níveis mínimos de iluminamento a serem observados nos locais de trabalho são os valores de iluminâncias estabelecidos na NBR 5413, norma brasileira registrada no INMETRO. 17.5.3.4. A medição dos níveis de iluminamento previstos no subitem 17.5.3.3 deve ser feita no campo de trabalho onde se realiza a tarefa visual, utilizando luxímetro com fotocélula corrigida para a sensibi- lidade do olho humano e em função do ângulo de incidência.
5) O que é desconforto térmico? O desconforto térmico local ocorre devido a fatores que alteram a uniformidade no ambiente. Tais fatores podem ser devido a correntes de ar, diferença vertical de temperatura do ar, janelas ou superfícies frias ou quentes, ou variações deles
6) Cite dois fatores que prejudicam a concentração contínua e proponha maneiras de evitá-lo. Estresse. Alta demanda de trabalho, fome,depressao, problemas e frustações do dia a dia,cansaço acabam por deixar as pessoas estressadas, o que dificulta na concentração e no desempenho.Para evitalos,deve se alimentar corretamente,procurar ajuda medica,dormir ao menos 8 horas por dia,tomar remedios para aliviar o extresse,etc.
7) O que é uma lesão por esforço repetitivo? Cite algumas profissões que estão mais sujeitas a LER. . É uma síndrome constituída por um grupo de doenças – tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro torácico, síndrome do pronador redondo, mialgias –, que afeta músculos, nervos e tendões dos membros superiores principalmente, e sobrecarrega o sistema musculoesquelético. Esse distúrbio provoca dor e inflamação e pode alterar a capacidade funcional da região comprometida. A prevalência é maior no sexo feminino.Os mais atingidos por LER são os trabalhadores de industria,do campo,e das empresas.
8) O que estabelece a NR 17 – Ergonomia? Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
9) Paraqueserveumdiagnósticoergonômico? A Análise Ergonômica do Trabalho permite buscar, identificar, averiguar e aferir perfeitamente as funções e objetos usados por todo profissional em seu local de trabalho, assim como medir os impactos que a utilização, esforço e repouso interferem direta ou indiretamente os funcionários em sua rotina de trabalho.
10) Pararealizar uma AET, basta apenas consultar a alta gerência da empresa? Explique. O Manual de Aplicação da NR 17 (BRASIL, 2002) estabelece que a análise ergonômica do trabalho deva conter, no mínimo, as seguintes etapas: s Análise da demanda e do contexto. s Análise global da corporação. s Análise da população de trabalhadores. s Definição das situações de trabalho a serem estudadas. s Descrição das tarefas afixadas e reais e das atividades elaboradas para realizá-las. s Instauração do pré-diagnóstico. s Observação metódica da atividade e dos recursos disponíveis para fazer a tarefa. s Preparação e validação dos diagnósticos. s Estabelecimento de um projeto de modificações e/ou alterações, de um cronograma para a sua implantação, bem como a elaboração de um acompanhamento dessas modificações e al- terações.
Atividade de Pesquisa: ERGONOMIA

Outros materiais