Buscar

Crenças limitantes

Prévia do material em texto

Crenças limitantes
 Quantos projetos, desejos e sonhos foram esquecidos, quantas coisas você gostaria de ter feito e não fez, por se sentir incapaz? Provavelmente muitas coisas ficaram engavetadas, feitas pela metade ou se quer saíram do papel... e se você parar pra pensar perceberá que muitas das dificuldades e frustações da vida são derivadas de nossas crenças limitantes. 
Toda transformação começa com a mudança das crenças.
Para que uma transformação se inicie é preciso, no mínimo, que você acredite que ela é possível.
Só que muitas vezes a gente não acredita, mas até esta dúvida é uma benção porque quando as pequenas vozes surgem dentro da nossa mente dizendo todos os motivos pelos quais cada mudança positiva em nossa vida não é possível, conseguimos conhecer aquelas que estão justamente nos bloqueando de vivermos uma vida mais plena:
As crenças limitantes!
E a partir do momento que você as identifica, então você pode mudá-las. Sim, é possível criar um novo sistema de crenças que seja mais condizente com seus sonhos, objetivos, metas e é possível começar agora mesmo.
Crenças, principalmente as provenientes de medos inconscientes, são registros que foram feitos pelo nosso sistema como proteção diante de alguma ameaça. A maioria desses registros aconteceram nos primeiros anos de vida, durante nossa infância e adolescência.
 
Esses registros estão tão profundamente arraigados no nosso subconsciente que se repetem como programações automáticas e orientam muitas de nossas ações. O motivo dessa repetição está ligado a proteção, isto é, a ação provocada por esse registro nos manterá sãos e salvos.
 
Desta forma, há uma intenção positiva voltada à proteção diante de alguma ameaça (real ou imaginária, presente ou passada). Logo, para trabalharmos essa crença, precisamos manter todos os seus ganhos (a intenção positiva).
 
· Crença limitante é algo que você acredita e que limita você de alguma forma. 
As crenças limitantes são uma espécie de desculpa, para não fazer o que realmente gostaria de fazer, elas nos mantem na zona de conforto e segurança. E é importante perceber que essas crenças na maioria das vezes são coisas da nossa cabeça e não condizem com a realidade. Tudo começa pelo pensamento; e acabamos externando verbalmente, e quanto mais falamos, mais damos força aos nossos pensamentos. É necessário mudar nosso pensamento a respeito dessas coisas que nos limitam, nos paralisam. Se uma crença começa pelo pensamento, pode ter havido algum fator externo que contribuiu para que eu cresse naquilo, e tomasse como verdade, mesmo que não seja. 
Fatores externos que podem ter contribuído com essas crenças: 
Experiência: algo que aconteceu com você e que não teve resultado positivo, você acaba se travando por uma tentativa que não deu certo da primeira vez, e isso não quer dizer que não dará em outras tentativas... uma experiência ruim, causa medo, e esse medo te paralisa e você acha que não é capaz de conseguir e juntamente com o medo vem as desculpas...
Educação/ círculo social - esse fator limitante tem a ver com que nos foi ensinado; imposto até mesmo, como uma verdade, mais que não é. Às vezes você cresceu em um contexto familiar ou religioso onde lhe foi passado algumas regras, padrões e doutrinas que se tornaram crenças limitantes. As vezes pessoas de uma forma geral que fazem parte do seu dia a dia (familiares, amigos etc.) podem ser uma fonte de crença limitante. Exemplo: digamos que um colega relate uma experiência que passou muito mal após comer sushi por ser feito de carne crua, com isso você pode desenvolver uma crença de que comer sushi faz mal para saúde e deixar de desfrutar por que você acabou tomando aquilo como verdade sem ter experimentado. 
Sociedade – padrões de beleza é um dos exemplos de coisas que podem se tornar uma crença limitante para as pessoas. Uma jovem bonita de repente pode achar e criar uma crença de que não conseguirá um namorado pois não segue os padrões de beleza adotados pela sociedade. 
É preciso definir o que é uma crença vs fato
Crenças não são necessariamente fatos. Muitas vezes não existe correlação entre crença e realidade. Se você acredita que é tarde de mais, talvez não seja, essa é sua chance. O segredo esta em saber diferenciar o que é simplesmente uma crença que pode ser superada do que é uma realidade que não tem como ser mudada. A maior parte das coisas que você quer alcançar pode ser alcançada. Você só precisa sair da frente do seu próprio caminho.
Palavras / pensamentos - Uma das portas de acesso a nossa mente, são as palavras, e ao decorrer de nossas vidas somos bombardeados de palavras sobre nós, quer sejam: No contexto familiar, convívio social, ambiente de trabalho, ambiente de ensino... e acabamos por tomar por verdade muitas coisas que não são. 
É importante observamos se estamos utilizando afirmações permanentes. Dizer algo como “eu não sou bom o suficiente” não deixa espaço para você melhorar... você está dizendo para si mesmo que não é agora e não será no futuro. Ou seja você esta desistindo ali mesmo. Em disso dizer algo como: “ainda não cheguei lá mais estou aprendendo”. Levara você muito mais longe.
É preciso tomar cuidado com que o que se diz a respeito de si, as afirmativas que você faz a seu respeito são de fatos verdadeiras?
Como superar crenças limitantes?
 Sugiro que você pense, reflita sobre o porquê não esta fazendo o que gostaria, o porque não consegue por em prática, ou até mesmo terminar um projeto, um desejo... 
 Uma dos pilares importantes da IE é o autoconhecimento. Ou seja eu preciso me conhecer, sem julgamentos ou reservas, preciso ser sincera comigo mesma e me definir como pessoa. 
 Tome nota de tudo que você descobriu de crença limitante, e se questione a respeito delas. 
· Essa crença realmente tem fundamento? Quais são os fatos que comprovam?
· Eu sempre pensei dessa forma? Se não o que mudou?
· As outras pessoas concordam com essa crença?
· Como seria pensar exatamente o oposto dessa crença?
· Essa crença está me ajudando a progredir com meus objetivos.
Substitua as crenças negativas pelas positivas:
Pare de....
Comece....
As crenças são representadas por todas as ideias que você viu, ouviu ou concluiu e acabaram se tornando uma verdade absoluta na sua vida.
Tudo o que os indivíduos fazem — a forma como eles pensam, sentem e agem — é resultado de suas crenças, e é justamente por isso que muitas pessoas agem de formas diferentes em situações idênticas.
As crenças são como imãs: você crê em uma verdade e ela se torna real. Se você crê que a vida é difícil, ela se torna difícil.
Isso acontece porque você está conectado com essa verdade e a vida te trará situações que sejam compatíveis com esta vibração.
Precisamos nos conectar com aquilo que realmente queremos para nossas vidas.
Quando nascem, as pessoas são folhas em branco. Os sentimentos dos pais durante a gestação, as experiências de vida, a educação recebida, o sistema familiar, as ideias transmitidas pelos pais e professores, as interpretações individuais e a convivência com os amigos vão preenchendo essa folha com crenças.
Todos os estímulos recebidos na primeira infância ficam registrados nessa folha, que se torna uma lente com a qual o indivíduo enxerga o mundo.
Tipos de crenças
Crenças hereditárias
É representada por tudo aquilo que o indivíduo ouve dos pais e observa em seu sistema familiar.
Frases como “você não faz nada direito”, “você deixa tudo pela metade”, “você nunca vai conseguir ninguém”, “tem que seguir o exemplo do seu irmão” e “você é burro” ficam registradas para toda a vida.
O mesmo vale para a vivência de situações que envolvem traição, brigas por dinheiro, excesso ou ausência de regras, relação com a comida e injustiças.
Crenças sociais
São as crenças populares impostas pela mídia ou pela sociedade. Alguns exemplos comuns são: “o mundo é perigoso”, “os ricos são mais felizes” e “você só será aceito se for magro”.
Crenças pessoais
São as crenças criadas a partir da experiência individual. Elas têm origemhereditária, mas se tornam verdades pelas experiências.
Se você foi mandado embora ou não passou no vestibular, pode desenvolver a crença de que não é capaz. Se terminaram o namoro com você, pode acreditar que nunca ninguém vai gostar de você.
Exemplos de crenças limitantes
· “Nunca vou conseguir dinheiro suficiente” ou “não tenho dinheiro para nada”;
· “Só é possível ganhar dinheiro fazendo coisas erradas”;
· “Não tenho tempo para nada”;
· “Não sou bom o suficiente”;
· 
· “Não sei tudo o que preciso”;
· 
· “Não consigo aprender isso”;
· 
· “Nunca vou conseguir alcançar meus objetivos ou realizar meus sonhos”;
· 
· “Tudo precisa ser perfeito”;
· 
· “Não consigo me organizar”;
· 
· “Eu não mereço sucesso ou coisas boas”;
· 
· “Não sei como resolver esse problema”;
· 
· “Eu não posso / não consigo / não sei fazer isso”;
· 
· “Sou muito velha para isso”;/ ou o tempo já passou, agora não da mais! 
· “É melhor dar do que receber”;
· 
· “Sem trabalho duro não se consegue nada”;
· 
· “Os outros precisam mudar para minha vida melhorar”;
· 
· “Estou destinado a essa vida e a ser desse jeito porque essa é a situação da minha família e por isso, é a minha”;
· 
· “O mundo está em crise, e por isso tudo está muito difícil para mim”;
· “Não tenho jeito para isso”;
· 
· “Não é possível viver do que se ama”.
· 
· “É Tarde demais!”
Cansou de deixar as oportunidades da vida passarem por estimular pensamentos restritivos?
Então, confira este passo a passo que separamos especialmente para você e corra atrás do tempo perdido.
1. Identifique quais crenças limitantes o impedem de agir
O primeiro passo é pensar em situações que você deixou de fazer o que queria e refletir o porquê desse comportamento.
Com posse dessa informação, anote o motivo em um papel.
Pronto: você vai ter identificado a crença limitante que o impediu de seguir pelo caminho que gostaria.
2. Reconheça que é apenas uma crença
Na sequência, olhe para o pedaço de papel onde anotou a sua crença e reconheça que ela não passa de um pensamento que foi inconscientemente tido como verdade, mas que não se trata de um fato concreto.
3. Conteste a sua própria crença
Depois de reconhecer, procure pensar racionalmente e comece a contestar a sua própria crença para comprovar que não há nada de real nela – apenas algo plantando na sua cabeça.
Perguntas como as sugeridas abaixo podem ajudar você a derrubar esses pensamentos:
Essa crença tem algum fundamento? 
Quais fatos comprovam essa lógica?
Desde quando eu penso assim?
Como será que outras pessoas veriam essa crença?
Será que essa crença está mais me ajudando ou atrapalhando?
Algumas dessas interrogações podem soar estranhas, mas, de uma forma ou outra, colaboram para uma expansão do seu horizonte, possibilitando enxergar a situação sob diferentes perspectivas.
Algo que era visto como negativo pode ser encarado como encorajador.
4. Defina qual é o objetivo que deseja alcançar
Em seguida, é fundamental definir um objetivo que você deseja alcançar.
Focar no que realmente importa ajuda a direcionar a nossa atenção para além daquilo que nos limita.
Muitas vezes, dizemos “não posso” e “não consigo” sem nem sabermos quais sãos os nossos próximos passos e desafios.
Por que é tão importante eliminar os pensamentos sabotadores neste momento? Porque assim você vai ter a real noção de que “pode” e “consegue”.
Sabemos que riscar o “não” da frente de uma frase pode ser difícil.
Mas a definição de um meta clara e factível vai colaborar para isso.
5. Perceba as consequências
A seguir, avalie se vale a pena abrir mão do objetivo que acabou de traçar por conta de uma crença limitante.
Será que se agarrar a um pensamento negativo não vai fazer com que você deixe oportunidades passarem? Não pode fazer de você uma pessoa menos feliz?
Perceba as consequências que uma vida baseada em falsas verdades podem trazer.
Não é porque algo não deu certo inicialmente que está fadado a dar errado sempre. Pense nisso!
E comece você mesmo a tomar as rédeas das suas decisões.
6. Adote uma nova crença: substitua a crença limitante por uma crença fortalecedora
Está decidido a mudar? Quer deixar as crenças limitantes para trás e criar pensamentos positivos, que o façam ir em frente?
Tomar essa posição é imprescindível, caso contrário, não há possibilidade de transformação.
Uma dica para substituir os pensamentos destrutivos por crenças fortalecedoras é trocar aquela frase que costumava colocar você para baixo por algo que o inspire a conquistar os objetivos.
Por exemplo, ao invés de dizer “não posso, não consigo”, diga “eu posso, pois confio no meu potencial”.
Essas simples mudanças já podem fazer toda a diferença.
7. Coloque em prática: condicione a nova crença até que se torne um hábito
É claro que uma frase sozinha não vai resolver muita coisa.
Você precisa transformar esse pensamento em uma atitude e a nova atitude, por sua vez, precisa virar um hábito.
O objetivo aqui é fazer com que esse seja o seu novo modus operandi, que você aja assim de maneira natural, como antes fazia com a sua crença limitante, só que agora de uma maneira positiva.
Ressignificar é preciso 
Ressignificar quer dizer dar novo significado a algo que já existe.
E esse processo é justamente o que precisa ser feito quando tratamos de crença limitante.
Algo que uma pessoa nos disse lá atrás e nos marcou negativamente precisa ser traduzido de outra maneira para que não crie um bloqueio mais tarde.
Caso contrário, sempre que essa lembrança for resgatada, nossa mente vai criar um mecanismo de defesa para procurar evitar que tenhamos novamente aquela experiência ruim.

Continue navegando