Buscar

avaliação 1 representação Temática classificação

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Representação Temática - Classificação (BIB07)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:651022) ( peso.:1,50)
	Prova:
	26250487
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os livros não têm um lugar fixo nas estantes. Podem mudar de lugar dependendo do número de livros adquiridos e inseridos entre uma classe e outra. É ideal para bibliotecas de acesso livre ao usuário (permite rápida localização, há intercalação de novas obras sem perda de ordem, não há quebra de sequência com a introdução de novos itens). Sobre a localização relativa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: :
(    ) É justamente aquela que permite que novos livros com novos assuntos sejam acrescentados, sem mudar a ordem lógica.
(    ) É justamente aquela que permite que novos livros sejam anexados a outros materiais que contenham mesmos assuntos.
(    ) É justamente aquela que permite que os livros troquem de prateleira, estantes ou salas perdendo suas posições na coleção.
(    ) É justamente aquela que permite que os livros troquem de prateleira, estantes ou salas sem perderem suas posições na coleção.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	2.
	O processo de classificação de livros implica agrupar os assuntos, trocando o nome ou termo por sinais ou símbolos correspondentes. Por isso, diz-se que a classificação é uma linguagem artificial. Sobre o nome desse agrupamento de símbolos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Notação CDD.
	 b)
	Notação da classificação.
	 c)
	Notação do autor.
	 d)
	Número de chamada.
	3.
	A atividade de classificar é a ação de reunir em classe. É um instrumento para organizar um conjunto de elementos. Organizar itens de uma Unidade de Informação pela semelhança, tamanho, cor, ordem alfabética, assunto etc. Sobre as classificações, analise as sentenças a seguir:
I- O propósito da classificação em unidades de informação é organizar o conhecimento contido somente em livros.
II- A classificação filosófica foi criada por filósofos, com o intuito de dar ordem às ciências ou às coisas - classificação dos seres.  
III- As classificações bibliográficas foram desenvolvidas para estabelecer relações entre os documentos de uma coleção, em bibliotecas e centros de informação ou documentação, facilitando a localização - classificação dos saberes.
IV- Aristóteles (364-322 a.C.) foi um dos autores da classificação bibliográfica.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	4.
	A primeira tentativa de classificação do conhecimento de que se tem notícia foi desenvolvida por Aristóteles, que teria organizado por assunto, de acordo com sua própria divisão do conhecimento. Essa biblioteca era constituída de exemplares de suas próprias obras, de seus mestres, de seus contemporâneos e de escritores do passado, cujos textos ele teve acesso. Com relação à colaboração de cada estudioso em prol da organização de informação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Classificação de Aristóteles 2000 anos (entre 300 a.C. e 1600 d.C.).
(    ) Classificação do século IV: classificação do conhecimento baseada no princípio da composição.
(    ) Classificação de Cassidoro: da técnica da classificação, partindo de assuntos gerais para específicos.
(    ) Classificação da Era Medieval: São Bento não ensinou seus monges a classificarem manuscritos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	5.
	A invenção da impressa por Gutemberg no século XV, na Alemanha, e a publicação da primeira Enciclopédia, de 1750 em diante, foram marcos do início do Período Moderno que facilitaram a interação entre diferentes conhecimentos padronizando-o, permitindo que pessoas em diferentes lugares lessem os mesmos textos. Nesse momento da história, a classificação do conhecimento esteve apoiada no tripé intelectual: currículos, bibliotecas e enciclopédias. Cada um desses elementos é um subsistema que faz parte de um sistema maior, que envolve a classificação do conhecimento, como algo que pode ser acumulado, melhorado e aperfeiçoado (BURKE, 2003). Sobre a história das classificações bibliográficas, analise as sentenças a seguir:
I- Em 1545, Konrad Von Gesner publica a obra Bibliotheca Universalis, considerada a primeira classificação bibliográfica.
II- Em 1643, Gabriel Naudé publicou um catálogo bibliográfico chamado Advispour Dresser Une Bibliothèque. Classificava as obras em 14 classes principais.
III- Jacques Charles Brunet elaborarou um sistema de classificação chamado Manuel de Libraire et de L´Amateurdes Livres. Classificava em cinco grandes áreas: teologia, jurisprudência, história, filosofia e literatura.
IV- Francis Bacon na Chart of learning (1905) deu a maior contribuição ao estudo dos modernos sistemas de classificação.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BURKE, P. Uma história social do conhecimento: de Gutemberg a Diderot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	6.
	Criado por James Duff Brown, o sistema de classificação é como se cada assunto tivesse uma localização específica, seguindo a ordem de surgimento no Universo. Bibliotecário, foi um dos primeiros a escrever livros de Biblioteconomia e a criar o único sistema de classificação geral da Inglaterra. Sobre James Duff Brown, analise as sentenças a seguir:
I- Foi reconhecido e prestigiado no mundo das bibliotecas e da biblioteconomia no século XVIII.
II- Seu sistema é dividido em quatro grandes classes: filosofia, ciência, história, tecnologia e arte.
III- Estagiou na Croydon Public Libraries e visitou diversas bibliotecas da Grã-Bretanha.
IV- Criou o modo de divisão de classificação: a matéria e a força, que geraram a vida, esta produziu a razão, que originou o registro dos fatos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	7.
	Os sistemas de classificações não são exclusividades de Dewey, Otlet e La Fontaine. Existiram outros pensadores que elaboraram métodos de classificações - antiguidade e modernos - que traziam como objetivo organizar os acervos das bibliotecas. Com relação aos métodos de classificação modernos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Biblioteca do Congresso (Library of Congress).
II- James Duff Brown.
III- Henry Evelyn Bliss.
IV- Shiyali Ramanrita Ranganathan.
(    ) Idealizou um sistema de classificação analítico-sintético, o qual motivou profunda mudança nos estudos teóricos de classificação.
(    ) Criou dois sistemas de classificação que não serviam para grandes coleções, por serem muito rígidos: Quinn-Brown Classification e Adjustable Classification.
(    ) Seu sistema é dividido em quatro grandes classes: filosofia, ciência, história, tecnologia e arte.
(    ) Baseou-se em 21 classes principais, representadas de A - Z, exceto pelas letras I, O, N, X e Y, deixadas para futuras expansões, sendo igualmente adotada por diversas bibliotecas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - IV - II.
	 b)
	IV - III - II - I.
	 c)
	IV - II - III - I.
	 d)
	I - II - III - IV.
	8.
	Para que vários livros com o mesmo símbolo sejam diferenciados, há a necessidade de acrescentar a notação da classificação à notação do autor. Para isso, existem tabelas especiais, sendo a mais usada a tabela de cuttes-sanborn. Que nomese dá ao conjunto das duas notações?
	 a)
	Notação do autor.
	 b)
	Número de chamada.
	 c)
	Notação de classificação.
	 d)
	Número de tombo.
	9.
	Em 1815 fora adquirida a coleção de Thomas Jefferson, a Library of Congress, ou Biblioteca do Congresso (Estados Unidos - EUA), constituindo, assim, a nova biblioteca. Em 1897, os bibliotecários sentiram a necessidade de criar um sistema de classificação, que comportasse o crescente acervo. John Russel Young, James Hanson e Charles Martel tomaram por guia a Classificação Expansiva de Cutter, "introduzindo grandes modificações, especialmente quanto à notação" (PIEDADE, 1977 apud PEREIRA et al., 2009, p. 7). Sobre quais foram essas modificações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As classes são publicadas independentemente umas das outras.
(    ) Introduziu o empréstimo domiciliar, a encadernação e a estruturação dos catálogos.
(    ) Implantou principalmente no arranjo de bibliografias, listas de livreiros e coleções particulares.
(    ) Na notação, a classificação é mista, contendo letras maiúsculas e algarismos arábicos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PEREIRA, E. N. et al. Classificação bibliográfica: as diversas contribuições para o tratamento da informação. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS, 15., 2009, Natal. Anais... Natal: UFRN, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/1/6173/1/(Classifica%C3%A7%C3%A3o%20bibliogr%C3%A1fica).pdf. Acesso em: 3 jun.
2019.
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	10.
	Com o passar dos tempos, a escrita precisou mudar, bem como seus suportes para se adequarem às modificações que iam acontecendo ao longo do tempo. Para isso, eram necessários materiais que pudessem ser melhor armazenados e transportados. Atualmente, a escrita é preestabelecida em vários tipos de suporte, podendo ser modificada de acordo com a necessidade do usuário. De acordo com os princípios históricos da escrita, quais são os três principais suportes?
	 a)
	Papiro (105 d.C.), Pergaminho (Idade Média) e Papel (105 d.C.).
	 b)
	Papiro (3700 a.C. ), Pergaminho (105 d.C.) e Papel (105 d.C.).
	 c)
	Papiro (3700 a.C. ), Pergaminho (Idade Média) e Papel (Idade Média).
	 d)
	Papiro (3700 a.C.), Pergaminho (Idade Média) e Papel (105 d.C.).

Continue navegando