Buscar

IG, DPP -

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2
CRONOLOGIA DA GESTAÇÃO (DPP E IG)
ÚLTIMA MENSTRUAÇÃO
Na prática usa-se a regra de Nägele, que consiste em:
· adicionar à data da última menstruação 7 dias
· adicionar mais 9 meses (ou menos 3 meses, quando se faz o cálculo retrógrado). 
Por exemplo, se a última menstruação foi em 10 de novembro (mês 11), temos 10 + 7 = 17, e 11 – 3 = 8, portanto, 17 de agosto (mês 8) será a data provável do parto.
A duração média da gestação é de 280 dias (40 semanas). Aparentemente, a gravidez, assim avaliada, não teria os 280 dias de duração média que lhe foram atribuídos (9 × 30 = 270 + 7 = 277). No entanto, há correspondência perfeita: no decurso de 9 meses, como norma, 3 ou 4 têm 31 dias e essa diferença (de 1 dia) torna a regra de Nägele a mais aproximada dos referidos 280 dias.
AUMENTO DO VOLUME UTERINO
O útero pode ser palpado no abdome, a partir de 12 semanas. 
À medida que a gestação avança, o fundo uterino mostra-se gradativamente mais alto, distanciando-se da sínfise púbica. Na primeira metade da gestação, a mensuração do fundo de útero é bom indicador para o cálculo da idade da gravidez.
Na segunda metade, embora ele cresça cerca de 4 cm/mês, as variações são maiores e os erros, mais comuns. 
Com 16 semanas, o fundo de útero estará a meia distância entre a sínfise púbica e o umbigo; 
Em cima do umbigo com 20 semanas, e ao termo, próximo das rebordas costais. 
Nas primíparas, 2 semanas antes do parto, em decorrência da queda do ventre, pela insinuação da cabeça fetal, o fundo baixa cerca de 2 cm, sendo um indício de que o parto deverá iniciar-se nos próximos 15 dias. Com isso, ocorrem melhores condições para a gestante, que respira mais facilmente, embora reapareçam as queixas urinárias do 1º. trimestre.
MOVIMENTOS FETAIS
Aproximadamente com 18 semanas de gravidez, indistintamente, primíparas e multíparas começam a perceber os movimentos fetais (MF).
ULTRASSONOGRAFIA
Cerca de 40% das mulheres que realizam ultrassonografia (US) no 1º trimestre têm sua idade gestacional estimada ajustada, em virtude de discrepância de mais de 5 dias entre este exame e a data da última menstruação (DUM). Nesses casos, só o exame ultrassonográfico possibilita estimar, com precisão, a idade gestacional.
ULTRASSONOGRAFIA DE 1º TRIMESTRE
Até 13+6 semanas, a idade da gravidez avaliada pela medida do comprimento cabeça-nádega (CCN) tem uma acurácia de ± 5-7 dias. Se a US realizada nesse período tiver uma discrepância > 7 dias, a data da gravidez estimada pela última menstruação deve ser trocada pela idade sonográfica. Antes de 9 semanas uma discrepância maior que 9 dias é apropriada para alterar a data estimada da gravidez.
Se a gravidez resultou de fertilização in vitro (FIV), a idade gestacional dever ser aquela fornecida pela reprodução assistida (dia da transferência do embrião).
ULTRASSONOGRAFIA DE 2º TRIMESTRE
A idade da gravidez pela US de 2o trimestre é fornecida pelo diâmetro biparietal (DBP) ou pelo comprimento do fêmur (CF). Entre 14 e 21+6 semanas a acurácia é de ± 10 a 14 dias.
A idade da gravidez estimada pela US deste período não deve ser trocada se diferir daquela referida pela US de 1º trimestre.
ULTRASSONOGRAFIA DE 3º TRIMESTRE
A idade da gravidez estimada pelo ultrassom de 3º trimestre (28 semanas em diante), também avaliada pelo DBP ou pelo CF, é a mais imprecisa, com acurácia de ± 21 a 30 dias.
Em suma, se houver diferença entre a idade da gravidez obtida pela última menstruação e a avaliada pela ultrassonografia, prevalece a estimada pela sonografia (Spong, 2013).
REDEFINIÇÃO DO “TERMO” DA GRAVIDEZ*
Considerando o atual conceito do termo da gravidez – 37 semanas + 0 dia a 41 semanas + 6 dias 
· Termo-precoce: 37 semanas + 0 dia a 38 semanas + 6 dias
· Termo-completo: 39 semanas + 0 dia a 40 semanas + 6 dias
· Termo-tardio: 41 semanas + 0 dia a 41 semanas + 6 dias
· Pós-termo: ≥42 semanas

Continue navegando