Buscar

SOCIOLOGIA GERAL

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1
A Revolução Industrial permitiu a construção de um novo cenário social, no qual duas novas classes sociais se constituem. Marque a opção correta:
a )
 Intelectuais e analfabetos.
b )
 Pobres e ricos.
c )
 Capitalistas e burgueses.
d )
 Classe A e classe B.
 
e )
 Capitalistas e proletários.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
A promessa das Ciências Sociais é possibilitar o desenvolvimento da ____________________. Para cumpri-la, é preciso investigar, analisar e explicar, por meio de procedimentos metodológicos e teóricos definidores do conhecimento científico, a estrutura social, demonstrando os princípios que a constituem, os mecanismos de sua manutenção e mudança e a psicologia de homens e mulheres que dela surge. A compreensão da estrutura social é uma condição necessária para situar historicamente o objeto de estudo de cada uma das Ciências Sociais, por mais específicos que sejam os problemas e as perspectivas teóricas que definem o eixo de suas preocupações particulares. O estudioso __________________________ considera que a tarefa mais importante desse conceito é tornar os valores sociais aceitos claros e transparentes, pois os problemas ou questões sociais resultam de sua transgressão, cuja origem deve ser buscada nas contradições da estrutura social.
Marque a opção que preencha corretamente as duas lacunas no texto acima.
 
a )
 Imaginação sociológica, Wright Mills.
b )
 Imaginação política, Wright Mills.
c )
 Sociologia, Max Weber.
d )
 Sociologia Karl Marx.
e )
 História. Émile Durkheim.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
Sobre as etapas na transformação do trabalho industrial ao longo dos séculos XX e XXI, marque a opção correta.
I - Fase A do processo de organização e de qualificação do trabalho, dada a inexistência de uma programação da produção, predominava a organização autônoma do trabalho do operário profissional.
II - Fase B é marcada pela centralização da organização e do controle da produção que permite e aprofunda a fragmentação e a especialização das atividades industriais, fazendo surgir o operário especializado ou semiqualificado, simples condutor de máquinas e executor de tarefas preestabelecidas, embora não elimine o trabalho qualificado, concentrado, agora, nas oficinas de manutenção e ferramentarias.
III - Fase C é resultado da autonomia do trabalhador no espaço de trabalho, tendo total independência em relação ao sistema produtivo.
a )
 I, III
b )
 II, III
c )
 Todas estão incorretas
 
d )
 I, II
e )
 Todas estão corretas
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
Sobre as políticas de reorganização do trabalho e das dimensões físicas no ambiente de trabalho, foi desenvolvido o método 5S. Marque a opção que representa o significado dos 5S.
I - seiri: senso de utilização racional dos recursos para evitar desperdício;
II - seiton: senso de organização;
III - seison: senso de limpeza e conservação dos equipamentos;
IV - seiketsu: senso de saúde, física e mental;
V - shitsuke: senso de disciplina e autodisciplina, tendo por objetivo verificar a utilização racional dos recursos para evitar desperdício e a obtenção de uma produção livre de defeitos, além, é claro, de um rígido controle dos estoques que deu origem ao método just-in-time ou produção sem estoques;
a )
 II, III e IV.
b )
 I, II, III, IV e V.
 
c )
 I e II.
d )
 I e III.
e )
 I, II, IV e V.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
Sobre as classes sociais e sua relação no modo de produção capitalista, Marx afirma que:
I - As classes sociais, por ocuparem posições diferentes no processo de produção da riqueza,
têm interesses econômicos divergentes, razão pela qual estão permanentemente em relações sociais de conflito.
II - Da luta entre essas duas classes surgiu um novo modo de produção, fundado na propriedade individual dos meios de produção, pondo fim à exploração do trabalho e à existência das classes sociais: o modo de produção comunista.
III - O modo de produção comunista representa o encerramento da fase de transição do capitalismo para a ditadura do proletariado, ou seja, do socialismo para o comunismo.
 
a )
 I, III
b )
 I, II, III
c )
 I
d )
 II
e )
 II, III
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
"Conjunto de crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade que forma um sistema determinado com vida própria."
No segmento de texto acima extraído da obra "Da divisão social do trabalho" de Durkheim trata, sobretudo,
a )
 das representações coletivas.
b )
 da anomia social.
 
c )
 da consciência coletiva.
d )
 do fato social.
e )
 da solidariedade social.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
A Revolução Industrial foi um dos fenômenos que contribuiu para o surgimento das Ciências Sociais, porque alterou profundamente as relações sociais daquele período histórico. Marque a opção correta sobre esse tema.
 
a )
 Ao propiciar o aumento da produtividade do trabalho, a redução dos custos de produção e, como decorrência, o barateamento das mercadorias, a Revolução Industrial permitiu que se vislumbrasse o nascimento de uma sociedade de abundância e mais justa, graças às possibilidades econômicas de uma distribuição mais igualitária da renda.
b )
 A invenção da máquina a vapor, na Inglaterra de 1750, foi o único fator que contribui para a revolução nas técnicas de produção, o que possibilitou a mecanização do processo de trabalho em muitos ramos da atividade econômica.
c )
 Apenas no século XX, houve uma revolução na organização da produção que, a partir de então, passou a ser realizada no interior de empresas com caráter permanente e racional.
d )
 A Revolução Industrial, ao contrário de todas as expectativas, não gerou problemas sociais de extrema gravidade para a Europa, a única alteração social decorrente desse período foi o êxodo rural de enormes contingentes de trabalhadores entusiasmados com as perspectivas de melhoria de suas condições de vida.
e )
 A consequência inevitável da Revolução Industrial foi o desenvolvimento acelerado da urbanização não planejada, em que o resultado se expressou no aperfeiçoamento das condições habitacionais dos trabalhadores.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
O fato de tal desenvolvimento haver se verificado no Ocidente, deve-se aos traços característicos de cultura, peculiares a esta parte da Terra. Só o Ocidente conhece o Estado, no sentido moderno da palavra, com administração orgânica e relativamente estável, funcionários especializados e direitos políticos. Os indícios destas instituições na Antiguidade e no Oriente, não alcançaram pleno desenvolvimento. Só o Ocidente reconhece um direito racional, criado pelos juristas, interpretado e empregado racionalmente. Só no Ocidente se encontra um conceito de cidadão (civis romanus, citoyen, bourgeois), porque, só no Ocidente, se deu uma cidade no sentido específico da palavra. Além disso, só o Ocidente possui uma ciência no sentido atual. Teologia, filosofia, meditação sobre os problemas da vida foram conhecidas pelos chineses e indianos, aliás, com uma profundidade como nunca foi sentida pelo povo europeu.
O texto de Max Weber extraído da obra História Geral da Economia, refere-se a qual elemento que para o autor é característico da sociedade moderna?
 
a )
 Racionalidade
b )
 Religião
c )
 Direito
d )
 Liderança
e )
 Tradição

Continue navegando