Buscar

Prova de BioquímicaSemestr22020


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

Prova de Bioquímica 
Segundo Semestre de 2020-11-2020
 
Questão 1. Qual o número de moléculas de ATP obtidas pela conversão anaeróbica em lactato de cada um dos açúcares :
a) glicose Glicose - 2 ATP
b) frutose - 2 ATP
c) manose - 2 ATP
d) sacarose - 2 ATP 
Questão 2. A glicólise rápida durante exercícios extenuantes fornece o ATP necessário para a contração muscular. Como a reação da lactato desidrogenase não produz ATP, será que a glicólise seria mais eficiente o seu produto final fosse lactato em vez de piruvato?
 
Não, uma vez que a conversão de piruvato para lactato sucede a oxidação do NADH a NAD+ e a via glicolítica não funcionaria sem NAD+.
Questão 3. O gráfico abaixo mostra a velocidade de ação da fosfofrutoquinase -1 (PFK-1) em mamíferos versus a concentração de frutose 6-fosfato (F6P) em: 
a) presença de ATP, AMP ou ambos e 
b) ausência ou presença de frutose 2,6-bisfosfato (F2,6P).
Explique esses efeitos sobre as velocidades de reação da PFK-1.
Quando a concentração de ATP é alta dentro da célula, o ATP pode regular a enzima PFK-1 diminuindo sua atividade, sendo assim um regulador negativo do PFK, uma vez que se já houver muito ATP na célula, não é necessário produzir mais através da glicólise. Já a AMP (Adenosina monofosfato) é um regulador positivo do PFK, pois quando a célula tem escassez de ATP, ela começa a retirar mais das moléculas de ADP convertendo elas em ATP e AMP. A presença de AMP significam que a célula está carente de energia e que há necessidade de acelerar o processo para gerar mais ATP. Por sua vez, a frutose 2,6-bifosfato prevalece sob o efeito de inibição do ATP, fazendo com que este não consiga mais inibir. Ela sinaliza para a glicólise continuar atuando mesmo que o ATP seja suficiente na célula. 
Questão 4. Explicar o efeito do glucagon sobre a PFK-1 no fígado.
 
Quando o nível de glicose no sangue diminui, ocorre a liberação do glucagon que basicamente sinaliza a liberação de glicose para a circulação. O glucagon se liga ao seu receptor nos hepatócitos e ativa a enzima Proteína Quinase A (PKA), a PKA inibirá a glicogênio sintase, parando a síntese de glicogênio, e também inibirá a PFK-1 reduzindo assim a glicose.
Questão 5. Que importantes produtos do ciclo do ácido cítrico são necessários para a gliconeogênese a partir do piruvato?
Observe a equação 2 Piruvato + 2 NADH + 4 ATP + 2 GTP + 6H2O + 2 H+ Glicose + 2 NAD+ + 4 ADP + 2 GDP + 6 Pi
O Oxaloacetato e vários aminoácidos como a alanina que podem, ao serem metabolizados, gerar glicose.
Questão 6. A epinefrina promove a utilização do glicogênio estocado para glicólise e a produção de ATP nos músculos. Como a epinefrina promove o uso dos estoques de glicogênio do fígado para gerar energia necessária à contração muscular?
Ela aumenta a velocidade da glicólise no músculo e produz mais glicose a partir do fígado. A epinefrina tem seu receptor que é a beta adrenergic presentes no músculo e no fígado, esse receptor desencadeia toda uma sinalização para que a proteína quinase A ( forma ativa) e sinaliza para a glicogênio fosforilase começe assim a degradar o glicogênio. ao mesmo tempo que ela ativa a proteína quinase a, no fígado ela ativa a proteína quinase c que fará com que ocorra a inibição do receptor insulina para que não aconteça a síntese de glicogênio, para que se produza energia para o músculo.
Questão 7. Quando a concentração de glucagon no sangue aumenta, as atividades de quais enzimas a seguir diminuem? Explique 
Adenilil Ciclase 
Proteína quinase A
PFK-2 (Atividade quinase)
Frutose 1,6-bisfosfatase
O glucagon reduz as atividades de PFK-2 e de Frutose-2,6-bifosfato.
O glucagón estimula a adenil-ciclasa no fígado a sintetizar o AMP cíclico à partir do ATP. O AMP cíclico ativa a proteína-quinase dependente de AMPc, transferindo um grupo fosforil do ATP para a proteína PFK-2/FBPase-2. A fosforilação desta proteína aumenta a atividade de FBPase-2 e inibe a atividade de PFK-2. Desta forma, o glucagon reduz a concentração celular da frutose-2,6-bifosfato inibindo a glicólise e estimulando a gliconeogênese.
Questão 8. A via das pentoses-fosfato e a via glicolítica são interdependentes, pois têm em comum diversos metabólitos cujas concentrações afetam as velocidades das reações enzimáticas em ambas as vias. Quais são os metabólitos comuns às duas vias?
Glicose-6-fosfato, frutose-6-fosfato e o gliceraldeído-3-fosfato. 
Questão 9. 
 A) O ciclo do ácido cítrico converte uma molécula de oxaloacetato em citrato , necessário para que o ciclo de continuidade. Se outros intermediários do ciclo forem consumidos ao serem usados como precursores da biossíntese de aminoácidos, é possível que haja síntese líquida de oxaloacetato a partir da acetil-CoA, através das enzimas do ciclo do ácido cítrico?
Sim, a fosfoenolpiruvato carboxilase que converte fosfoenol piruvato em oxaloacetato, outra reação que faz o mesmo é a piruvato carboxilase que converte piruvato a oxaloacetato na volta da gliconeogenese e por fim a enzima málica que converte piruvato em malato e malato vira oxaloacetato.
B) Como o ciclo pode continuar a funcionar se o oxaloacetato presente for insuficiente?
O oxaloacetato é produzido por meio de intermediários do ciclo através de reações anapleroticas que são reações que repoe essa substância.
Questão 10. Calcule o número de moléculas de ATp gerada pelas seguintes reações do ciclo do ácido cítrico. Considere que todo NADH e todo QH2 são oxidados para fornecer ATP; piruvato é convertido em aceti-CoA e a lançadeira do malato-aspartato está operante.
a) 1 Piruvato 3 CO2
b) Citrato Oxaloacetato + 2 CO2