Buscar

A vida de Charles Darwin


Prévia do material em texto

Quem foi Darwin e qual é sua importância para a Biologia?
Por Por Cristiane Silva
· 
· 
· 
Charles Darwin, criador da Teoria da Evolução, é o cientista mais conhecido e reconhecido no século 21.
Se você deseja cursar Biologia, provavelmente já ouviu falar muito sobre o naturalista Charles Darwin, autor de "Origem das Espécies" (1859) e um dos pesquisadores mais influentes da história da ciência. Mas você sabe dizer por que Darwin e as suas contribuições continuam tão importantes para a ciência, cultura e filosofia, e continuam influenciando o avanço das Ciências Biológicas? Entenda: 
 
A vida de Charles Darwin
Charles Robert Darwin foi um importante naturalista, nascido em 1809, na cidade de   Shrewsbury, na Inglaterra. Desde jovem, Darwin era apaixonado pelas Ciências Naturais e já colecionava rochas, animais e plantas. Aos 16 anos, ingressou no curso de Medicina da Universidade de Edimburgo, que posteriormente abandonou por não sentir grande afinidade com a carreira. Contudo, este foi um lugar muito importante em sua vida, já que foi onde realizou suas primeiras descobertas no campo da História Natural.
Outro fato muito marcante em sua vida foi a expedição exploratória a bordo do HMS Beagle, navio enviado pela Coroa britânica para mapear o Hemisfério Sul. Dessa viagem, voltou com dezenas de espécimes vivos, ilustrações e fósseis, que lhe deram as primeiras pistas sobre a evolução. Os conhecimentos adquiridos também renderam diversos trabalhos sobre fauna e flora dos locais visitados, essenciais para elaborar suas teorias.
Apesar de ter se tornado célebre por sua Teoria da Evolução por meio da seleção natural, Darwin contribuiu muito mais para o desenvolvimento do conhecimento humano, sendo reconhecido também como naturalista, biólogo, etólogo, taxonomista, geólogo, ecólogo e, como se fosse pouco, pai da biogeografia. Darwin faleceu aos 73 anos, em 1882, e suas contribuições continuam fundamentais em todas essas ciências.
 
A Teoria Evolutiva e a origem das espécies
Em 1859, Darwin lançou "A Origem das Espécies", o primeiro de seus livros que explica a Teoria da Evolução. Apesar de ter sido elaborada por Darwin durante décadas, ela somente foi lançada a público há cerca de 160 anos, com a leitura de cartas do próprio Darwin em sessão da Royal Society, principal academia de ciências da Inglaterra. Segundo Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência, ao deixar um número maior de descendentes. Os organismos mais bem adaptados são, portanto, selecionados para aquele ambiente.
Quando nos referimos à evolução das espécies, as teorias criadas baseiam-se em duas vertentes: o Criacionismo e o Evolucionismo. A primeira, relacionada com questões religiosas, defende que as forças divinas são responsáveis pelo surgimento do planeta e de todas as espécies. Já a Teoria Evolucionista, que propõe a evolução das espécies por meio da seleção natural conforme ocorrem as mudanças ambientais, é considerada muito importante exatamente por ter destituído a vida humana de qualquer superioridade em relação aos outros animais, abrindo caminho para a ciência moderna.
Ao longo do tempo, os avanços científicos vieram a comprovar a teoria de Darwin, e até mesmo a Igreja Católica acabou aceitando-a décadas mais tarde, com ressalvas de que a evolução era compatível com a fé.
Tem interesse em cursar Ciências Biológicas? Confira neste e-Book como escolher a melhor universidade!
 
Tags: Ciências Biológicas
Artigos relacionados
Como é o mercado de trabalho nas ciências biológicas?
(2 min leia )
Tópicos: Ciências Biológicas