Buscar

Educação Inclusiva 1

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Educação Inclusiva (EDU04)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:) ( peso.:1,50)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	4,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB - passa a responder e tomar decisões também por ações relacionadas à educação especial, por isso é um campo muito discutido nas ações de políticas públicas brasileiras com a finalidade de garantir a inclusão literal a todos que dela necessitem. Neste sentido, analise as sentenças a seguir:
I- A educação especial deve ser ofertada preferencialmente no ensino regular, para atender ao aluno que tiver necessidades educacionais especiais.
II- Deve haver, quando for o caso, atendimento educacional especializado, no ensino regular, para atender às demandas existentes para a educação especial.
III- O atendimento educacional especializado poderá ser ofertado em escolas ou serviços especializados, universidades e escolas profissionalizantes sempre que, em função das condições específicas do aluno, não seja possível a sua inclusão total no ensino regular.
IV- A oferta de educação especial dever constitucional do estado, tem início na faixa etária de quatro a seis anos, durante a Educação Infantil.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	2.
	Vygotsky (1995), ao afirmar que a deficiência do indivíduo passa a ser determinada de acordo com suas relações sociais, propõe-nos uma nova visão sobre a deficiência, a noção de deficiência primária e secundária. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A teoria de Vygotsky vai além de fatores biológicos para compreender a deficiência, busca relacionar a vida e o histórico social do indivíduo.
(    ) A deficiência primária ocorre sempre na primeira gestação, e a secundária ocorre nas demais.
(    ) A deficiência primária tem origem biológica, correspondendo a lesões orgânicas, cerebrais, malformações e alterações cromossômicas.
(    ) A falta de estímulos durante o desenvolvimento da criança pode converter a deficiência primária em secundária.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: VYGOTSKY, Levy S. Fundamentos da defectologia. Obras Completas, tomo cinco. 2. ed. Havana: Editorial Pueblo y Educacion, 1995.
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	3.
	A Idade Moderna marcou a passagem de um período de extrema ignorância para o nascer de novas ideias. Foi nesta fase que se iniciaram os estudos das necessidades especiais. A descoberta de patologias, pela Medicina, trouxe outras abordagens à questão, o que, mais tarde, também contribuiu para a educação das pessoas com deficiências. Rodrigues (2008, p.9) aborda estes fatos, exemplificando-os, ao citar Paracelso, um médico, e, Cardano, um filósofo. Sobre essa análise feita pelo autor, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Paracelso, no seu livro "Sobre as doenças que privam o homem da razão", foi o primeiro a considerar a deficiência mental um problema médico, digno de tratamento e complacência. Cardano, além de concordar que a deficiência era um problema médico, se preocupava com a educação das pessoas que apresentavam a deficiência. Estas ideias revolucionaram este período histórico.
PORQUE
II- Começou assim, um novo entendimento sobre a mente humana. Embora não tenha havido uma grande mudança de comportamento efetivo com relação à educação dos considerados deficientes.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RODRIGUES, O. M. P. R.; MARANHE, E. A. Educação especial: história, etiologia, conceitos e legislação vigente. In: CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. (Org.). Prática em Educação Especial e Inclusiva. Bauru: MEC/FC/SEE, 2008. Disponível em:   http://www2.fc.unesp.br/educacaoespecial/material/ Livro2.pdf. Acesso em: 10 ago. 2016.
	 a)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras.
	 c)
	A asserção II é uma proposição verdadeira, e a I uma proposição falsa.
	 d)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II uma proposição falsa.
	4.
	Uma criança com Transtorno de Espectro Autista tem alterações no funcionamento neurológico que geram consequências para habilidades sociais, linguagem e comportamento, tais como: ausência de fala, agressividade, sensações corporais desconfortáveis. Em 2012, a Lei nº 12.764 instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Chamada de Lei Berenice Piana, esta Lei prevê a participação da comunidade na formulação das políticas públicas voltadas para os autistas, além da sua implantação, acompanhamento e avaliação. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Com a lei, fica assegurado o acesso a ações e serviços de saúde, incluindo: o diagnóstico precoce, o atendimento multiprofissional, a nutrição adequada e a terapia nutricional, os medicamentos e as informações que auxiliem no diagnóstico e no tratamento.
PORQUE
II- Da mesma forma, a pessoa com autismo terá assegurado o acesso à educação e ao ensino profissionalizante, à moradia, ao mercado de trabalho e à previdência e assistência social.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/1033668/lei-12764-12. Acesso em: 25 jan. 2019.
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras.
	 b)
	A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
	 c)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 d)
	A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
	5.
	O preconceito, a religião e a falta de informação sobre as deficiências, ao longo dos séculos, foram alguns entraves para a garantia dos direitos das pessoas com deficiências. São relativamente recentes os documentos que norteiam, sugerem e garantem tais direitos. Estes documentos, geralmente têm cunho internacional e orientam várias das políticas públicas vigentes. Sobre esses documentos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Declaração Universal dos Direitos Humanos.
II- Declaração de Salamanca.
(    ) Promulgada pela ONU.
(    ) Constituída na Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais.
(    ) Assegura o direito à educação, no âmbito da Educação Especial.
(    ) Assegura os mesmos direitos a todos os cidadãos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - II - I.
	 b)
	II - I - II - I.
	 c)
	II - II - I - I.
	 d)
	I - I - II - I.
	6.
	No Brasil, a regulamentação mais recente que norteia a organização do sistema educacional é o Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020). Esse documento, entre outras metas e propostas inclusivas, estabelece a nova função da Educação especial como modalidade de ensino que perpassa todos os segmentos da escolarização (da Educação Infantil ao Ensino Superior); realiza o atendimento educacional especializado (AEE); disponibiliza os serviços e recursos próprios do AEE e orienta os alunos e seus professores. Esse documento é utilizado em turmas comuns de qual processo de ensino?
	 a)
	Do ensino complementar.
	 b)
	Do ensino especial.
	 c)
	Do ensino médio.
	 d)
	Do ensino regular.
	7.
	A Declaração de Salamanca foi constituída na Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais: acesso e qualidade, em junho de 1994, em Salamanca, na Espanha. O evento foi realizado pela Unesco e teve como objetivo formalizar a atenção educacional aos alunos com necessidades educacionais especiais. Foi a primeira vez que se discutiu o direito à educação de forma tão organizada e nesta magnitude, no âmbito da educação especial. Sobre os fundamentos dessa Declaração, classifique V paraas sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Todas as crianças, de ambos os sexos, têm direito fundamental à educação e a elas deve ser dada a oportunidade de obter e manter um nível aceitável de conhecimentos.
(    ) Cada criança tem características, interesses, capacidades e necessidades de aprendizagem que lhe são próprios.
(    ) Os sistemas educativos devem ser projetados e os programas aplicados de modo que tenham em vista toda a gama dessas diferentes características e necessidades.
(    ) As pessoas com necessidades educacionais especiais devem ter acesso às escolas comuns, que deverão integrá-las numa pedagogia centralizada na criança capaz de atender a essas necessidades.
Assinale a alternativa que apresente a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	8.
	Em 1889, após a Proclamação da República, a deficiência mental ganha destaque nas políticas públicas brasileiras, porque acreditavam que esta deficiência pudesse implicar em problemas de saúde - uma vez que era vista como problema orgânico e a relacionavam com a criminalidade, além de temerem pelo fracasso escolar. Somente por volta de 1930, surgiram diversas instituições privadas para "cuidar" da deficiência mental. O surgimento destas instituições traz uma divisão na história de nosso país. Se antes tínhamos a discriminação, o que se iniciou a partir deste momento?
	 a)
	A filantropia e o assistencialismo.
	 b)
	A apartação.
	 c)
	A marginalização e o assistencialismo.
	 d)
	A inclusão.
	9.
	Maria Montessori nasceu na Itália em 1870, na cidade de Chiaravalle. Foi uma pedagoga que renovou o ensino, desenvolvendo um peculiar método que ficou mundialmente conhecido como método Montessori. Este método foi aplicado, inicialmente, nas escolas primárias italianas e depois ganhou o mundo, fazendo surgir, na primeira década do século XX, as escolas montessorianas. O método criado por Montessori, para crianças com deficiências, parte do concreto rumo ao abstrato, baseando-se na observação de que meninos e meninas aprendem melhor pela experiência direta de procura e descoberta (RODRIGUES, 2008, p. 14). Sobre esse método, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Para tornar esse processo o mais rico possível, a educadora italiana desenvolveu materiais didáticos que constituem um dos aspectos mais conhecidos de seu trabalho.
PORQUE
II- Sua preocupação com o lúdico para a educação especial, fez com que se desenvolvessem objetos simples, mas muito atraentes e projetados para provocar o raciocínio.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RODRIGUES, O. M. P. R.; MARANHE, E. A. Educação especial: história, etiologia, conceitos e legislação vigente. In: CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. (Org.). Prática em Educação Especial e Inclusiva. Bauru: MEC/FC/SEE, 2008. Disponível em:   http://www2.fc.unesp.br/educacaoespecial/material/ Livro2.pdf. Acesso em: 10 ago. 2016.
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas não se complementam.
	 b)
	A asserção I é uma proposição falsa, mas a asserção II é uma proposição verdadeira.
	 c)
	A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras e se complementam.
	10.
	O Processo de Inclusão passou por várias fases ao longo da história da humanidade. Cada fase apresenta seu tempo específico e suas características próprias. Sobre essas fases, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Processo de Exclusão, Processo de Segregação, Processo de Integração e Processo de Integralização.
	 b)
	Processo de Integralização, Processo de Segregação, Processo de Alternação e Processo de Inclusão.
	 c)
	Processo de Exclusão, Processo de Segregação, Processo de Integração e Processo de Inclusão.
	 d)
	Processo de Separação, Processo de Segregação, Processo de Integração e Processo de Inclusão.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina