Buscar

Atividade 3- Parasito- Milena Figueiredo

Prévia do material em texto

Atividade 3: Leishmanioses, Doença de Chagas e Malária
Nome: Milena Cristina Soares Figueiredo
1. A leishmaniose cutânea difusa caracteriza-se por infecção confinada na derme, formando nódulos não ulcerado, ocasionando a disseminação por todo o corpo. Já a muco cutânea caracteriza-se por infecção na derme, com úlceras, as lesões metastáticas podem ocorrer com a invasão de mucosa e destruição de cartilagem.
2. 
a) O sistema imunológico da pele foi definido como um complexo de reações imunológicas e células correlacionadas a esses fenômenos que ocorrem na região da pele. As células do sistema imune cutâneo interagem com a resposta imune, envolvendo um conjunto de fatores humorais que podem estar relacionados à imunidade natural ou adquirida. O sistema imunológico da pele participa dos mecanismos de regulação imunológica envolvidos na leishmaniose cutânea.
b) 
3. a) Com o decorrer do tempo, apresentam sintomatologia relacionada com o sistema cardiocirculatório, digestivo, ou ambos, isto é, forma cardiodigestiva ou mista. 
c) Pacientes crônicos sintomáticos: Ocorre a reativação intensa do processo inflamatório, com danos na fisionomia anatômica do miocárdio e tubo digestivo, principalmente no esôfago e cólon, nem sempre relacionada com o parasito que se encontra extremamente escasso nesta fase.
Pacientes crônicos assintomáticos: Do ponto de vista imunológico, essa forma parece estar ativa em virtude da presença contínua de anticorpos líticos. Embora assintomático e patológico A morte súbita de pacientes com esta doença foi registrada com muito cuidado.
4. A profilaxia da doença de Chagas está intimamente ligada a melhoria das condições de vida, bem como a modificação do hábito secular de destruição da fauna e da flora. Porém, para se alcançar isto será necessário modificar a estrutura, agrária brasileira e a educação sanitária pois são medidas básicas, capazes de evitar grande número de doenças e de tornar o Brasil um país forte e seguro.
5. 
a) O P. falciparum
b) A malária é uma doença sistêmica que provoca alterações na maioria dos órgãos, variando, porém, sua gravidade dentro de amplos limites, desde as formas benignas até as muito graves e fatais. No caso do P. falciparum ocorre a destruição das hemácias pode acarretar outras consequências graves pois se não for tratada poderá levar a morte.
c) A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que o diagnóstico dos pacientes com suspeita de malária se dê por meio de exames parasitológicos por microscopia ou de testes rápidos de diagnósticos (rapid diagnostic tests - RDTs). O diagnóstico precoce é essencial para o bom prognóstico do paciente e depende da suspeição clínica.

Continue navegando