Buscar

Origem do óleo de Colza

Prévia do material em texto

Origem do óleo de Colza
Desde a antiguidade algumas culturas de orientais já utilizavam vegetais do gênero Brassicus spp. como fonte de alimentação e para de extração de óleos. Esta espécie tem como característica melhor adaptação edafoclimáticas a ambientes de clima frio, este fator condicionante de produção fez com que fosse possível a produção em outras locais do planeta.
Na primeira revolução industrial viu-se a necessidade de lubrificação de máquinas a vapor, e como a Brassicus spp. possuía grande potencial para produção de óleos para este fim, logo fez com que expandisse suas áreas ao redor do planeta.
Atualmente é o terceiro grão de maior importância econômica no mundo. No Brasil ainda não é bastante difundida, sendo o maior produtor da cultura o estado do Rio Grande do Sul. Assim como a cultura da soja, a canola (como é conhecida no Brasil) também possui a possibilidade da produção de seu farelo que pode ser usado na composição da alimentação de rações animais como fonte proteica.
Geralmente a cultura de Brassicus no Brasil é utilizada como “safrinha”, este fato se deve porque ela é uma cultura de inverno e não compete com o milho e soja no verão que são as culturas mais importantes para o agricultor em termos de fluxo de caixa”. 
Porém ao escolher esta cultura para produção agrícola deve-se atentar as condições necessárias para seu pleno desenvolvimento, sendo necessário consultar o seu zoneamento edafoclimático.

Continue navegando