Buscar

Atividades Resenha Crítica filme Kaspar Houser.

Prévia do material em texto

Resenha do filme o enigma de Kaspar Houser .
Nome :O enigma de Kaspar Hauser;Direção: Werner Herzog ;Elenco: Bruno S., Walter Ladengast, Brigitte Mira, Willy Semmelrogge;Roteiro: Werner Herzog, Jakob Wassermann;idioma: alemão;gênero:Drama.; duração:1h50 min;ano;1974.
Inspirada numa história real a o filme retrata a história de Kaspar Houser interpretado por Bruno S , uma homem que ficou preso numa espécie de masmorra , sendo privado da vivencia, linguagem , entendimento ,cultura do mundo exterior ao cubículo que foi criado .segundo a história verdadeira o personagem foi encontrado e retirado de sua prisão quando tinha por volta de 16 anos no filme porém isso acontece na fase adulta. . Nisso quando libertado e posto no convívio social ,e visto com curiosidade e admiração .Com ajuda desses curiosos em estudar sua cognição e falta de intelectualidade pôde desenvolver um pouco de linguagem mas sendo seu domínio muito pouco efetivo levando em conta a falta de cultura ,de entendimento de mundo ,de abstração ,o mesmo não pode desenvolver a línguagem de forma efetiva .O filme pretende fazer uma reflexão sobre a formação do intelecto humano pela linguagem e a cultura do meio em que se desenvolve. Essa questão pode ser percebida segundo a ótica da vida do protagonista kaspar Houser ,que tendo seu desenvolvimento intelectual privado da cultura dos homens, ao ser recolocado na sociedade os preceitos dessa são confrontado com a mentalidade sóbria de Kaspar que em muitos momentos no filme demostra ver um mundo completamente diferente do que os outros que se consideram normais. 
O filme além de trazer uma avaliação dos aspectos filosóficos abordado por Russel na questões da formação do indivíduo como formado por duas naturezas uma originada da sua individualidade existencial, como personalidade e essência e outra determinada pela interação com o ambiente cultural e social em que se desenvolve , também demonstra a importância da linguagem como instrumento de entendimento de mundo e abstração de conceitos que fundamentam a mente do homem civilizado.
No filme pode ser avaliar a questões teóricas da concepção da linguagem como formada apartir da simples decodificação do código linguístico ,como expressão do pensamento ,como meio de interação. Tais questões no filme podem ser refletidas apartir do momento em que kaspar Houser tem que interagir comunicativamente para verbalizar ou entender algo. 
Isso se dá com base no da ideia de que a línguagem é algo inato da mente humana. Contudo ,com base na experiência desse personagem que na maio parte da sua vida não teve contato social e nem com o mundo exterior a sua prisão , mesmo depois de terem lhe ensinado a pronunciar muitas palavras para uma comunicação básica ,sua capacidade de verbalizar e compreender o sendido literal e abstrato era muito precária. Desse modo ,tendo em vista que segundo as teoria de concepção de línguagem essa se desenvolve por conversão do sentindo das palavras pelo que foi construído com as experiências dos indivíduo ,Kaspar Houser não seria realmente capaz de desenvolver com propriedade a línguagem em muitos aspectos principalmente no que se refere a abstração, pois os estímulos sensoriais se limitavam a subsistência com água e pão num cubículo de um calabouço , suprimentos esses depositados por um suposto pai que não mantia qualquer comunicação com ele além da frase que ensinou kaspar Houser pronunciar.
Abstração é a capacidade humana de conceituar o significado de uma parte específica referente a um todo desconsiderando outros aspectos. Numa cena em que se tem o Kaspar se alimentado junto a uma família que o acolheu ele é estimulado pelo anfitrião da casa a intender o conceito abstrato de vazio numa caneca, porém o protagonista compreende que vazio se trata do nome do objeto caneca ,perguntado se uma outra jarra que estava cheia de água era também vazia.
Uma coisa muito interessante no filme sobre a línguagem é o fato do mesmo ter de início um vocabulário de apenas seis palavras ensinadas pelo pai que o mantia preso , sendo que essas palavras eram pronunciadas por kaspar Houser como um papagaio pronunciar quando imita uma fala humana, com certeza não havia para o kaspar uma inferência de sentido no que estava dizendo , já que não tinha referência de comunicação nem referências obtidas por experiências .Nesse sentido ,o ser humano pode ter uma pré disposição neurológica para construir e interpretar signos como os linguísticos, porém o desenvolvimento desses só se dão através da interação do indivíduo com outros seres humanos que injetam mutuamente estereótipos conceituais da cultura que os mesmos pertencem.
Em última análise ,o que pôde ser percebido em relação ao filme o enigma de Kaspar Houser é que trata-se de uma produção cinematográfica que traz várias reflexões filosóficas sobre a formação do intelecto humano é a influencia do meio em que o mesmo se insere, mas em especial no que se pôde aborda sobre temas linguísticos como os da concepção da linguagem o filme concebe um exemplo que demostra que a teoria da concepção de linguagem como meio de interação social é o mais correto ,pois o mesmo sintetiza as outras duas concepções de linguagem como meio comunicativo e de expressão do pensamento em sua ideia teórica. Sendo essa questão presente na história de kaspar Houser, que mesmo que lhe fosse ensinado as palavras e lhe estimulassem a expressar seus pensamentos por meio dos códigos de da língua ,ele só desenvolve um pouco de habilidade linguística por causa da interação social que ele mantém com outras pessoas apartir da sua saída do calabouço .O filme é indicado para estudantes de filosofia , psicologia ,e linguística.

Continue navegando