Buscar

Avaliação nucleo comum filosofia e politicas educacionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO – NÚCLEO COMUM – FILOSOFIA E POLÍTICAS EDUCACIONAIS
1. Das afirmações abaixo é correto afirmar que:
· A Filosofia faz juízos de realidade, como a ciência, juízos de valor.
· A Filosofia propriamente surge quando um pensar torna-se objeto de uma reflexão.
· A Filosofia nem sempre trata de conceitos como o bem, beleza, justiça, verdade.
· Todas as afirmativas são verdadeiras.
2. Das afirmativas abaixo é incorreto afirmar que:
· A filosofia consiste em pensar sobre o pensamento. Isto permite-nos sublinhar o caráter de segunda ordem da disciplina e tratá-la como uma reflexão sobre gêneros particulares de pensamento — formação de crenças e de conhecimento — sobre o mundo ou porções significativas do mundo.
· A filosofia consiste em pensar racional e criticamente, de modo mais ou menos sistemático sobre a natureza do mundo em geral metafísica ou teoria da existência, a justificação de crenças epistemologia ou teoria do conhecimento, e a conduta de vida a adaptar ética ou teoria dos valores. Esta é uma definição mais pormenorizada, mas ainda assim incontroversa e abrangente.
· A filosofia merece ser valorizada por si própria, e não por seus efeitos indiretos de ordem prática. E a melhor maneira de assegurarmos esses bons efeitos práticos é nos dedicarmos em encontrar a verdade, buscando-a desinteressadamente.
· A ética, ou filosofia moral, no sentido mais inclusivo, pretende desarticular, de uma forma racional e sistemática, as regras ou princípios subjacentes.
3. Das afirmativas abaixo podemos dizer que:
1 – O homem é um ser que interroga a vida, e deve interrogá-la continuamente.
2 – A filosofia está associada tanto ao saber teórico quanto à sabedoria prática.
3 – O sucesso da filosofia teórica oferece garantias de que seremos filósofos no sentido prático ou de que agiremos e sentiremos de modo correto sempre que nos envolvermos em determinadas situações práticas.
4 – O ato de filosofar não é unicamente um processo individual, mas também um processo que possui uma contrapartida social.
5 – O homem, é o único dos seres vivos, que se esforça para se preservar, uma das coisas que o difere dos outros organismos é que produz os meios para sua existência, reorganizando e modificando os recursos naturais disponíveis.
6 – O homem se descobre e se afirma no mundo, como um mero objeto integrante da realidade total, e como sujeito no qual essa realidade se transfigura.
· São verdadeiras as alternativas: 1, 2, 3, 5 e 6.
· São verdadeiras as alternativas: 2, 3, 4 e 5.
· São falsas as alternativas 3, 5 e 6.
· São falsas as alternativas 4 e 6.
4. A ciência percebe regularidades na natureza e o homem procura encontrar as regularidades que marcam seu comportamento. A educação inspira-se numa metodologia que enfatiza a rigorosa programação dos passos para se adquirir o conhecimento (behaviorismo/psicologia comportamentalista). Tentativa de adequar a metodologia das ciências humanas ao método das ciências da natureza (experimentação, controle e generalização). Contrapõem-se às teorias humanistas. Este texto se refere à:
· Concepção metafísica
· Concepção naturalista
· Concepção histórico social
· Nenhuma das alternativas
5. Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as alternativas falsas.
( ) O homem primitivo começou filosofando, assim como o homem medieval não podia ainda fazer Ciência.
( ) O mito surge da necessidade exclusiva  do  inconsciente, que o homem tem de explicar seu meio e seus problemas desconhecidos.
( ) Mito é um contexto explicativo feito para esclarecer um fato até então desconhecido.
( ) A Ética observa o comportamento humano e aponta seus erros e desvios, além de formular os princípios básicos a que deve subordinar-se a conduta do homem; e, a par de valores genéricos e estáveis, a Ética é ajustável a cada época e circunstância.
( ) A ética não pode prescrever conteúdos ao agir, nem pode instrumentalizá-lo; não é seu papel fornecer soluções concretas ao agir humano.
( ) A moral deriva da necessidade comum aos indivíduos de se relacionarem, buscando o bem para a coletividade, podendo ser definida, também, como um conjunto de normas e regras, que tem a finalidade reguladora das interações entre os indivíduos, dividindo o mesmo espaço, em um mesmo tempo.
( )  A moral consiste em um dado histórico mutável e dinâmico, que evolui conforme as transformações políticas, econômicas e sociais, tendo em vista que a existência de princípios morais estáticos seria impossível.
· F. F. V. V. V. V. V.
· V. V. F. F. V. V. V.
· V. V. F. F. F. V. V.
· F. F. V. V. V. F. F.
6. Todas as afirmativas abaixo estão corretas exceto:
· As políticas educacionais fazem parte do grupo de políticas públicas sociais do país. Dessa forma, constituem um elemento de normatização do Estado, guiado pela sociedade civil, que visa garantir o direito universal à educação de qualidade e o pleno desenvolvimento do educando.
· Normalmente, as políticas educacionais têm origem nas leis votadas pelo Poder Legislativo nas esferas federal, estadual e municipal, embora membros do Poder Executivo também possam propor ações nessa área. Aos cidadãos cabe participar dos conselhos de políticas públicas, que são espaços de discussão de demandas.
· Embora haja igualdade entre as práticas da política e da educação, estas se articulam, tendo influência no projeto de sociedade que se pretende implantar, ou que está em curso, em cada momento histórico, ou em cada conjuntura, projeto este que corresponde ao referencial normativo global de uma política.
· A expansão da industrialização e a ascensão do capitalismo trouxe a necessidade de inserção da mulher e das crianças no mundo do trabalho, para auxiliarem na complementação da renda da família.
7. Das afirmações abaixo pode-se dizer que:
1.    A história das políticas da infância e adolescência teve início no período em que ainda era colônia de Portugal (1500-1822), tendo sua estrutura econômica e política vinculada a metrópole portuguesa, sendo o poder mantido por meio da união entre os representantes da corte e da igreja católica.
2.    Durante os séculos XIX e XX a ideologia de caridade foi substituída pela ideologia filantrópica com a criação dos primeiros “institutos de atenção à criança”.
3.    Em 1927 instituiu-se o primeiro Código de Menores que tratou de questões referentes a higiene da infância, bem como da delinquência, estabelecendo sobre a infância vigilância pública, classificando os menores em abandonados e delinquentes.
4.    Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a instrução elementar e gratuita é um direito de todos, podendo os pais escolherem o gênero de instrução que será ministrada a seus filhos.
5.    A década de 1990 marcou a luta pelo direito a educação para todos por meio da Declaração Mundial de Educação Para Todos. A estreita relação apresentada entre pobreza, analfabetismo e desigualdade social levou os países participantes da conferência a estabelecer metas para a ampliação da escolarização.
· Somente as afirmativas 1 e 5 são verdadeiras.
· As afirmativas 3 e 5 são falsas.
· Somente a afirmativa 4 é falsa.
· Todas as afirmativas são verdadeiras.
8. Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas
(  )  Apesar do fracasso escolar ser um dos maiores focos de estudo e discussão, ele ainda não foi eficazmente solucionado no país.
(  )  É fundamental que os alunos oriundos das classes populares sejam instrumentalizados para a leitura crítica da sociedade e possível transformação do mundo em que vivem.
(  ) A globalização e o desenvolvimento tecnológico deixaram de ser fatores que norteiam os rumos da sociedade e ocasionam mudanças significativas nas práticas cotidianas das pessoas e das instituições públicas e privadas.
(  ) A globalização é um conjunto de dispositivos político-econômicos para a organização da economia global, conduzido pela necessidade de manter o sistema capitalista, mais do qualquer outro conjunto de valores.
(  ) Após a vivência das práticas neoliberais na sociedade brasileira surgiram diversos fenômenos que evidenciaramas consequências dessa política na esfera social, entre elas destacam-se o sucesso reiterado das tentativas de estabilização da economia e controle da inflação, retração econômica, consequentemente reduzindo as desigualdades, e a má qualidade de vida da população menos favorecida.
· V. F. V. V. F.
· V. V. F. V. F.
· F. V. V. V. V.
· F. F. F. F. V.
9. O neoliberalismo é uma concepção política que tem em suas raízes uma ideologia dominante, com preceitos reformistas, os quais contribuem para a diminuição das desigualdades social, política, cultural, econômica e educacional. Pode-se dizer que esta afirmativa é:
· Verdadeira.
· Falsa.
10. O IDEB é o condutor das políticas educacionais contemporâneas para a educação básica, isso porque todas as referências políticas sobre o contexto local (estado, Distrito Federal, município e/ou escola) o têm como referência. Essa é a principal questão para as mudanças na rotina e na condução pedagógica e administrativa das escolas e das redes de ensino. Pode-se dizer que esta afirmativa é:
· Verdadeira.
· Falsa.

Outros materiais