Buscar

Lacunas de Conhecimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

LACUNAS DE CONHECIMENTO
Atividade Orientada I: Diagnóstico Farmacêutico em Saúde
Nome: Letícia Morais 
Data: 29/07/2016
1. Como funciona a “UBS” convencional e a ESF? Quais são os profissionais que são solicitados em cada tipo de serviço? Qual a diferença entre eles?
· UBS convencional: Primeiro contato do paciente com SUS, responsável pelo tratamento geral dos indivíduos, como consultas médicas, vacinas, coletas para exames, consultas odontológicas. Os equipamentos são de baixa complexidade e os funcionários são treinados para a demanda daquela região. Caso ali não possa ser realizado o tratamento do paciente, este é encaminhado para atenção secundária. 
· ESF: Pro-atividade por parte do SUS. Identifica grupos familiares e indivíduos, atualiza cadastros da população no SUS e tem maior contato com a história de saúde da pessoa. Mantem a ideia de promoção e prevenção à saúde. Cada região possui atendimento personalizado e especializado de acordo com as necessidades.
A UBS é formada por médicos generalistas, dentistas, enfermeiros e recepcionistas, enquanto a ESF possui além dos profissionais da UBS, os médicos especializados. Sendo essa a única diferença entre os profissionais da UBS e ESF.
2. O que é distrito sanitário?
Região geográfica que compreende uma população com características epidemiológicas, sociais e necessidades específicas e os recursos de saúde para atendê-la.
3. Os medicamentos dispostos na unidade caracterizam uma farmácia?
Sim, os medicamentos caracterizam uma farmácia e o ideal seria a presença de um farmacêutico ali, pois é o farmacêutico que atuará junto com toda a equipe para um tratamento eficiente sem maiores desgastes ao paciente.
4. Conceitue os termos prevenção e promoção, dentro do contexto de saúde e SUS.
· Prevenção: Educação de saúde à população. O SUS instrui a comunidade proporcionando maior conhecimento e bem-estar aos cidadãos de forma a diminuir incidência e prevalência de determinadas doenças na população. São realizadas campanhas para atingir esse objetivo. 
· Promoção: Não depende apenas do SUS, é necessária participação da comunidade. A promoção dentro do SUS significa melhoria da qualidade de vida tanto na saúde como em outras áreas, como condições econômicas, sociais, ambientais.
5. Quais são os medicamentos do componente básico, estratégico e especializado?
· Básico: Os mais usados pela comunidade.São os medicamentos essenciais. Analgésicos, anticoncepcionais, preservativos, por exemplo, são considerados componentes básicos;
· Estratégico: Todos que constam no RENAME;
· Especializados: Para doenças especificas e frequentes, como para Tuberculose e Hanseníase.
6. O SUS atende apenas receitas do SUS?
O SUS, em Governador Valadares, aceita apenas receitas do SUS, mas, caso chegue receita particular, o médico do SUS prescreve a mesma receita ao paciente e desta forma o indivíduo consegue realizar o retiramento dos medicamentos. Enquanto isso, a Farmácia Popular aceita tanto receitas vindas do SUS como privadas.
7. Como seria o acesso a medicamentos que não constam no RENAME?
Em casos de não constar no RENAME, procura-se um medicamento que tenha o mesmo princípio ativo dentro da RENAME, caso isso não exista, inicia-se um processo jurídico por parte do paciente que procura recurso para fornecimento de determinado tratamento específico com o medicamento solicitado. Para isso, é preciso que ele prove que é indispensável o tratamento e que não consta na RENAME nem substituto e nem o próprio medicamento. Quando se consegue causa ganha, o governo fornece o medicamento ou por valores acessíveis ou de graça. 
8. O que é proposto no programa Farmácia Popular está sendo executado em Governador Valadares?
A ideia da Farmácia Popular é garantir acesso ao tratamento medicamentoso por toda a comunidade por preços baixos ou inexistentes, dessa forma, o paciente realiza toda a terapia sem se preocupar com altos custos de medicamentos.
Em Governador Valadares, as atividades propostas pela Farmácia Popular são realizadas, tendo como fornecimento por exemplo medicamentos para controle da diabetes. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
http://www.portaleducacao.com.br/enfermagem/artigos/59139/contrapondo-prevencao-x-promocao-de-saude#ixzz4FF56yRpr
http://dab.saude.gov.br/portaldab/smp_como_funciona.php
http://dab.saude.gov.br/portaldab/smp_como_funciona.php?conteudo=esf
http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/346-sctie-raiz/daf-raiz/farmacia-popular/l1-farmacia-popular/18008-programa-farmacia-popular-do-brasil
http://www.saude.sp.gov.br/ses/perfil/gestor/assistencia-farmaceutica/medicamentos-dos-componentes-da-assistencia-farmaceutica/medicamentos-do-componente-basico-da-assistencia-farmaceutica/quais-medicamentos-integram-o-componente-basico-da-assistencia-farmaceutica
http://www.ufpe.br/nusp/images/projetos/Avaliacao_participativa/Efetividade-conceito.pdf UIPES/ORLA .CONCEITOS-CHAVE .acessado em 01/06/14

Continue navegando