Buscar

UM POUCO SOBRE MAX WEBER

Prévia do material em texto

UM POUCO SOBRE MAX WEBER
Max Weber foi um filósofo alemão contemporâneo de outros três grandes nomes da sociologia na sua época: Karl Marx, Émile Durkheim e Auguste Comte. Assim como eles, Weber se tornou um símbolo da sociologia, e por causa disso, várias questões sobre Max Weber constam nos principais vestibulares, incluindo o Caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias do ENEM.
Quem foi Max Weber?
Max Weber nasceu na Alemanha em 1864 e se tornou um dos principais nomes da sociologia. Ele começou seus trabalhos após a unificação alemã. Os projetos se incluíam nas áreas: Política, econômica, filosófica e judicial. Encerrou suas atividades em 1871, durante o crescimento da Alemanha capitalista.
Weber fundou uma nova forma de pensar a sociologia. Ele pintou a sociologia como ciência que usa a realidade como objeto de estudo e estabeleceu modelos ideias para interpretar os acontecimentos da sociedade. Essa nova abordagem ficou conhecida como Sociologia compreensiva. 
O que é Sociologia Compreensiva?
Sociologia compreensiva é a base do raciocínio desse filósofo. Compreendê-la é essencial para fazer as questões sobre Max Weber.
Weber baseou sua teoria nas indagações anteriores de Marx e Durkheim, mas também criticou alguns de seus pontos. Outra inspiração foi a interpretação de como funcionavam as antigas sociedades romanas.
Weber criticou o ideal de Marx de que os fatores econômicos eram determinantes no mundo e não acreditava nos fatores externos influenciarem no comportamento do indivíduo como acreditava Durkheim. Ele achava que o principal fator de mudança da sociedade era o próprio indivíduo. 
A partir daí começa a verdadeira definição de Sociologia Compreensiva. Ela considera as motivações das pessoas ao tomar determinadas ações sociais. Ou seja, a sociedade é o resultado das relações entre os sujeitos. Esse princípio também assume que são as próprias pessoas que atribuem sentido às ações umas das outras, e não que elas têm sentido próprio. 
Quais são as ações sociais?
Entendido o que é Sociologia Compreensiva, está na hora de estudar os seus pilares para se dar bem nas questões sobre Max Weber.
Ações sociais é o exato oposto da teoria de Durkheim, porque ele acreditava a sociedade determinava mais sobre seus indivíduos. As ações sociais não são nada mais, nada menos, que as atitudes individuais das pessoas que determinam mudanças na sociedade como um todo.
Max Weber determinou quatro tipos de ação social:
· Ação social tradicional: Ações baseadas em tradições familiares e/ou sociais.
· Ação social afetiva: Ações determinadas pelas emoções. 
· Ação racional em relação a valores: Ações determinadas por valores racionais e individuais.
· Ação racional em relação a fins: Ações tomadas para alcançar um objetivo específico.
O que é a Racionalização do mundo?
O conceito de Racionalização é outra vertente de estudos que pode cair nas questões sobre Max Weber. Vamos dar uma olhada nela.
Weber afirma que os principais responsáveis pela racionalização do mundo são o capitalismo e o desenvolvimento da ciência. Esses regimes provocam a burocratização dos espaços, ou seja, os tornam mais organizados e racionalmente eficientes. 
A consequência da burocratização é o “desencantamento do mundo”, isto é, quando as ações sociais tradicional e afetiva dão lugar às tradições racionais. A partir daí, o pensador divide a racionalidade em quatro categorias: 
· Racionalidade formal: Racionalidade delimitada pelos sistemas de controle do Estado e formalizada para que se atinja um objetivo. 
· Racionalidade substantiva: Racionalidade que considera o contexto e os valores que orientam determinado ambiente social. 
· Racionalidade finalística: Racionalidade que analisa os meios para se atingir os fins.  
· Racionalidade quanto a valores: Racionalidade baseada em valores individuais que têm como modelos valores e costumes gerais, não necessariamente racionais, mas que reproduzem a identidade do cenário. 
O que é Dominação? 
Dominação de Max Weber é por fim, o último conceito que pode constar nas questões sobre Max Weber. O conceito de Dominação.
Weber acredita que ações sociais e racionalidades agem de forma conjunta para alterar a sociedade, mas elas precisam que algo as motive. Esse “algo” é a Dominação. 
Dominação é um estado da sociedade em que uma pessoa ou grupo influencia as ações dos demais, sendo, dessa forma, o(s) “dominador(es)”. Assim, surgiram as Três Formas legítimas de dominação:
· Dominação legal: Dominação baseada em regras decididas racionalmente pelos dominantes e aceitas racionalmente pelos dominados. 
· Dominação tradicional: Dominação baseada no conformismo da população de “deixar tudo como sempre foi”. Exemplos seriam sociedades que mantém reis e príncipes no poder. 
· Dominação carismática: Dominação baseada no carisma do governante, que usa da confiança que ele detém da população para mantê-la sob controle.

Continue navegando