Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DO RIO GRANDE DO SUL
ESCOLA DE DIREITO
Disciplina de Direito Previdenciário.
Nome:
Responda as assertivas a baixo: Cada questão vale 1,0 ponto.
1) Considere as afirmativas abaixo:
I. O Conselho Nacional da Seguridade Social é um exemplo de órgão que visa a implementação do caráter democrático e descentralizado da administração. ( “ O Conselho Nacional de Previdência Social – CNPS, órgão superior de deliberação colegiada, tem como principal objetivo estabelecer o caráter democrático e descentralizado da administração, em cumprimento ao disposto no art. 194 da Constituição “ - órgão extintO. 
II. É princípio da Seguridade social a irredutibilidade do valor dos benefícios. (verdade) – art 194, inc IV da CF
a) Apenas a assertiva I está correta
b) Apenas a assertiva II está correta
c) Nenhuma das assertivas está correta
d) As duas assertivas estão corretas
RESPOSTA É D ou B.
2) Considere V (verdadeiro) F (falso)
a) A universalização dos direitos sociais é um princípio da Assistência Social ( VERDADEIRA ) - art 4, inciso II lei 8742/93 (LOAS)
b) A igualdade de direitos no acesso ao atendimento é um princípio especifico da Assistência Social ( VERDADE ) artigo 4, inciso IV
c) A exigência de rentabilidade econômica é um princípio específico da Assistência Social ( Verdade ) - artigo 4, inciso I
3) Assinale a assertiva correta:
a) A seguridade social é composta de saúde, previdência e assistências social (VERDADE) – ART 194. caput
b) A saúde é oferecida gratuitamente apenas à população de baixa renda (FALSO) – Art 196 CF – É UM DIREITO DE TODOS E DEVER DO ESTADO / ACESSO UNIVERSAL E IGUALITÁRIO)
c) A assistência social demanda a contribuição para o seu custeio (FALSO – ART 203 DA CF – INDEPENDE DE CONTRIBUIÇÃO – É PARA AQUELES QUE NECESSITAM.
d) A previdência social atende, integralmente, ao princípio da universalidade da cobertura (falso) PARA QUE AQUELES CONTRIBUIREM / CARÁTER CONTRIBUTIVO – ART 201 CF) – inciso I - cobertura dos eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada; 
(A universalidade da cobertura significa quais os riscos sociais, toda e qualquer situação de vida que possa levar ao estado de necessidade, devem ser amparados pela Seguridade. Tais como: maternidade, velhice, doença, acidente, invalidez, reclusão e morte. No entanto, os recursos são limitados, devendo o legislador optar 
4) No que diz respeito à aplicação do instituto do direito adquirido para fins de concessão de aposentadoria, a jurisprudência dominante estabelece que:
a) O direito regula-se pela lei vigente ao tempo em que o segurado postulou, administrativamente, a aposentadoria - FALSO (não precisa postular administrativamente, basta completar os requisitos previstos na lei vigente)
b) O direito regula-se pela lei vigente ao tempo em que o segurado reuniu os requisitos necessários para a aposentadoria (VERDADEIRO) - direito adquirido é espécie de direito que foi definitivamente incorporado ao patrimônio jurídico de uma pessoa. Neste caso, a pessoa já cumpriu todos os requisitos exigidos pela lei. CF, Art. 5º, XXXVI – a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada. 
c) O direito regula-se pela lei vigente ao tempo em que o segurado iniciou as contribuições para o respectivo sistema previdenciário (FALSO)A expectativa de direito é um direito que está próximo a concretizar-se, porém não foram cumpridos todos os requisitos exigidos pela lei. A pessoa tem apenas uma expectativa de que ela irá cumprir os requisitos no futuro e que este direito será realizado. 
d) O direito regula-se pela lei vigente ao tempo em que foi concedida a aposentadoria - FALSO (NÃO PRECISA TER EXERCIDO O DIREITO A APOSENTADORIA, PARA TER O DIREITO ADQUIRIDO)
5) Considere V (verdadeiro) F (falso)
a) É necessária alteração constitucional para instituir novas fontes destinadas a garantir a manutenção ou expansão da seguridade social ( FALSO – ARTIGO 195 - § 4º A lei poderá instituir outras fontes destinadas a garantir a manutenção ou expansão da seguridade social, obedecido o disposto no art. 154, I. )
b) Pode-se criar benefícios previdenciários sem prévio custeio (FALSO – ARTIGO 195 CF - § 5º Nenhum benefício ou serviço da seguridade social poderá ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total. )
6) Indique quais são os privilégios da Previdência Social no Processo Previdenciário. Vale 2,0 pontos.
EXECUÇÃO FISCAL, PRESCRIÇÃO QUINQUENAL DAS SUAS DÍVIDAS PASSIVAS, AÇÃO REGRESSIVA CONTRA SERVIDORES POR DANOS A TERCEIROS, RECURSO DE OFÍCIO CONTRA SENTENÇAS CONDENATÓRIAS(REEXAME DE OFÍCIO), PRAZO EM DOBRO PARA CONTESTAR E RECORRER, PAGAMENTO DE CUSTAS SÓ AO FINAL E QUANDO VENCIDOS, NÃO SUJEITO A CONCURSO DE CREDORES, NÃO SUJEITOS À HABILITAÇÃO DE CRÉDITOS NA FALÊNCIA /INVENTÁRIO, NÃO SUJEITO A EXECUÇÃO FORÇADA, DISPENSA DE INSTRUMENTOS DE MANDADO EM JUÍZO PARA ATOS AD JUDITIA.

Mais conteúdos dessa disciplina