“Estão prescritos no art. 6º da Constituição Federal uma série de direitos sociais mais ou menos abstratos, que precisam ser regulamentados por outras leis, mas que definem a essência daquilo que a nação se compromete a garantir. Entre eles estão o direito à educação, à saúde, à alimentação, ao trabalho, à moradia, ao lazer, à segurança, à previdência social, proteção à maternidade e à infância e a assistência aos desamparados.”
Fonte: POLITIZE! O que são direitos sociais?
Considerando o trecho apresentado e o conteúdo estudado sobre os direitos sociais garantidos pela Constituição brasileira, podemos afirmar que:
Opção A
o direito a educação é um direito social que se consolidou através da criação do Fies, que garantiu o acesso ao ensino superior.
Opção B
a assistência aos desamparados é garantida, entre outros programas, via Benefício de Prestação Continuada.
Opção C
o direito social à saúde é preferencialmente garantido pelos próprios indivíduos, que devem investir recursos na prevenção de doenças.
Opção D
o direito à propriedade privada e à livre escolha política são direitos sociais que não aparecem na Constituição.
Opção E
a liberdade de expressão é um direito social não garantido pela Constituição, isso porque é um direito relativo no qual a liberdade de uns fere a de outros.
Ed
há 4 semanas
Analisando as opções apresentadas em relação aos direitos sociais garantidos pela Constituição brasileira, a opção correta é: Opção B: a assistência aos desamparados é garantida, entre outros programas, via Benefício de Prestação Continuada. As outras opções contêm informações incorretas ou não refletem adequadamente os direitos sociais previstos na Constituição.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade