Buscar

Estudo de Caso modulo 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estudo de Caso - Módulo 4
EC.1. Se quisermos fazer uma avaliação para descobrir qual dos dois mecanismos explicados está por trás dos resultados positivos das intervenções que compartilham informações com os pais, qual desenho de aleatorização você usaria?
A. Loteria básica. 
B. Desenho por etapas. 
C. Desenho por múltiplos tratamentos. 
D. Desenho de incentivos. 
A resposta é a alternativa C. Como visto na aula, o método de aleatorização mais adequado para conhecer diferenças no efeito de intervenções distintas é o desenho por múltiplos tratamentos. Como veremos ao longo deste estudo de caso, para descobrir quais mecanismos operam, podemos usar diferentes tipos de mensagens e compará-las.
EC.2. Foi pedido aos professores que colocassem informações relativas a todos os alunos, não só àqueles para os quais a informação realmente seria usada nas mensagens. Como você definiria o risco existente caso eles tivessem como orientação inserir informações relativas apenas aos alunos cujos pais receberiam mensagens de informação?
A. Pais de alunos podem trocar mais informações sobre o desempenho dos seus filhos. 
B. Os professores podem mudar o seu comportamento com alguns alunos. 
C. Isso pode aumentar os custos para a escola e tornar os professores menos propensos a participar do programa. 
A resposta correta é a alternativa B. Se os professores colocassem informações somente sobre as crianças cujos pais receberam mensagens, o envio e o conteúdo das mensagens (tratamento) não seriam mais as únicas diferenças entre os grupos. Completar a informação na plataforma apenas para alguns alunos pode fazer com que o professor se preocupe mais, isto é, seja mais exigente com o desempenho deles, podendo provocar alterações em seu próprio desempenho. Se isso ocorresse, nós não saberíamos se a diferença que observamos entre os diversos grupos é resultado da mudança de comportamento do professor, ou se é por causa do conteúdo das mensagens enviadas aos pais. A alternativa A não é correta – essa discussão sobre o preenchimento das informações não altera o comportamento dos pais. A alternativa C não é correta porque isso implicaria menos trabalho para os professores, propiciando uma redução e não um aumento nos custos para a escola.
EC.3. Quais são as características do primeiro passo da aleatorização? Marque todas as respostas que julgar corretas.
A. Simples. 
B. Completa. 
C. Agrupada (em clusters). 
D. Estratificada. 
A resposta são as alternativas B, C e D. Essa aleatorização foi completa (um número fixo de escolas foi alocado para os grupos A, B, C e D), agrupada ou em clusters (a aleatorização foi feita no nível de escolas) e estratificada (a aleatorização foi feita com divisões baseadas nas notas em matemática e níveis de absenteísmo).
EC.4. Quais são as características do segundo passo da aleatorização?
A. Simples. 
B. Completa. 
C. Agrupada (em clusters). 
D. Estratificada. 
A resposta é a alternativa A. O segundo passo é um exemplo da aleatorização simples: havia uma probabilidade fixa de ser alocado a cada grupo. A aleatorização foi feita no nível individual (alunos), então não é agrupada. Os alunos não foram divididos, então também não é estratificada
EC.5. Usando somente as escolas designadas ao grupo D, como podemos calcular o impacto das mensagens de preocupação nos níveis de frequência escolar? Selecione a subtração que considerar mais adequada.
A. Preocupação (–) Controle 
B. Controle (–) Preocupação 
C. Informação Individual (–) Preocupação 
D. Preocupação (–) Informação Individual 
A resposta é a alternativa A. Temos que subtrair do nível de comparecimento dos alunos cujos pais receberam mensagens de preocupação o nível de comparecimento dos alunos do grupo de controle.
EC.6. O que isso sugere? Marque todas as respostas que julgar corretas.
A. Os três tipos de mensagens tiveram impactos positivos nas notas de matemática. 
B. Enviar informação relativa é mais efetivo do que enviar informação individual. 
C. Não podemos dizer, porque não sabemos as notas em matemática dos diferentes grupos antes do programa. 
As respostas corretas são as alternativas A e B. A alternativa A é correta porque todos os grupos tiveram maiores notas em matemática do que o grupo de controle. A alternativa B é correta porque a média das notas de matemática do grupo de informação relativa é maior que a média do grupo de informação individual. A alternativa C não é correta porque a aleatorização faz com que as notas em matemática sejam muito propensas a serem similares antes do início do programa.
EC.7. Suponha que o grupo de controle foi afetado por externalidades positivas. Por exemplo, os pais que receberam mensagens de preocupação conversam com os pais dos colegas de seus filhos que não receberam nenhuma mensagem, aumentando a preocupação deles também. Isso levaria a uma subestimação ou uma superestimação do impacto do programa?
A. Subestimação. 
B. Superestimação. 
A resposta é A. Por causa das externalidades, a situação do grupo de controle melhora. Como resultado, a diferença entre o grupo de controle e o grupo de tratamento fica menor do que deveria, levando a uma subestimação do impacto do programa.
EC.8. Fazer a aleatorização em um nível maior – por exemplo, escolas em vez de alunos – pode ser a solução para este problema de transbordamento ou externalidades, porque isso cria uma distância maior entre o grupo de tratamento e o grupo de controle. Considerando agora não só o grupo D, mas todos os grupos, como se calcula o impacto das mensagens de informação relativa, se estamos preocupados de haver externalidades em todos os tratamentos?
A. Informação relativa (–) Controle A 
B. Informação relativa (–) Controle B 
C. Informação relativa (–) Controle C 
D. Informação relativa (–) Controle D 
A resposta é a alternativa A. O grupo de controle A é o que tem a menor chance de ter sido afetado por externalidades, pois ninguém daquelas escolas recebeu nenhuma mensagem
EC.9. A forma como a avaliação foi feita não só reduz os riscos de externalidades, mas também torna possível a sua mensuração, algo que vai ser discutido com mais detalhes no módulo 8 deste curso. Se esperamos que todos os tratamentos tenham externalidades, quais grupos você acha que precisam ser comparados para calcular a magnitude das externalidades do envio de mensagens de preocupação?
A. Preocupação B (–) Controle B 
B. Preocupação B (–) Preocupação C 
C. Preocupação B (–) Preocupação D 
D. Controle B (–) Controle A 
A resposta é a alternativa D, que diz que precisamos comparar os alunos cujos pais não receberam nenhuma mensagem do grupo B com os alunos do grupo A. Esses dois grupos foram criados aleatoriamente, então, nós podemos ter confiança de que ambos eram muito similares antes do início do programa. Como os dois grupos não receberam nenhuma mensagem, o programa só vai criar a diferença entre os dois grupos se isso tiver um efeito indireto nos alunos do grupo de controle B, cujos colegas estão participando do programa.
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário

Continue navegando