Buscar

AULA 04 - LITERATURA COMPARADA - Copia (4)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1
           Questão
	
	
	A presença da Literatura Comparada, num mundo descolonizado, está inserida em um contexto de diversas mudanças importantes, que deram origem a um novo contexto histórico. O avanço da participação das mulheres na vida social é um fato marcante, com importantes consequências para a Literatura Comparada. O mesmo se pode afirmar do advento das políticas das minorias, voltadas para a luta pelos direitos de segmentos desfavorecidos da sociedade, como os negros, os índios, os homossexuais, dentre outros. Tudo isso está contido no campo de atuação acadêmica que vem sendo chamado de Estudos Culturais.
A respeito da relação entre a Literatura Comparada e os Estudos Culturais, não se pode afirmar que:
		
	 
	Provocou um progressivo abandono, por parte da Literatura Comparada, de sua perspectiva central, que é o estudo da produção literária no mundo contemporâneo.
	
	Propiciou o diálogo entre a Literatura Comparada e formas de manifestações artísticas de amplo apoio popular.
	
	Ampliou-se o campo de abordagem da Literatura Comparada.
	
	Os pesquisadores da literatura erudita deixaram de considerar os textos escritos como sendo mais nobres o que os não escritos.
	
	Antes dos Estudos Culturais, a literatura oral, como um todo, e a canção eram negligenciadas pelos estudos literários comparados.
	Respondido em 30/01/2021 11:09:03
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		2
           Questão
	
	
	O crítico literário Sérgio Medeiros afirma que os estudos culturais são a tendência mais forte da crítica literária contemporânea, questionando os critérios unívocos de abordagem do artefato literário em nome de uma multiplicidade de paradigmas críticos, caracterizados pelo diálogo com diversas áreas das ciências humanas e pela valorização da voz dos excluídos e das minorias políticas.
Acerca da relação entre Literatura Comparada e os Estudos Culturais, não é válido afirmar:
		
	
	No contato com os Estudos Culturais, de certa forma, o comparatismo literário destitui a literatura de seu patamar clássico, canônico e reconstrói as leituras do literário, resgatando produções culturais colocadas em segundo plano pela tradição.
	
	Um estudo do romance Dom Casmurro, considerando a transposição midiática de uma linguagem cultural para outra, por exemplo, na minissérie Capitu, resultaria de diálogo entre Literatura Comparada e os Estudos Culturais, ampliando o já dito sobre o texto.
	
	O diálogo entre Literatura Comparada e os Estudos Culturais levou à inclusão de textos contemporâneos não-canônicos e não-literários aos estudos do comparatismo literário.
	 
	Bem antes do surgimento dos Estudos Culturais, a prática de incluir a canção popular entre as criações humanas dignas de atenção, por parte da crítica literária, sempre foi aceita pelas correntes de pensamento mais antigas nos estudos literários.
	
	Os Estudos Culturais ampliam a dinâmica do comparatismo literário.
	Respondido em 30/01/2021 11:09:11
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		3
           Questão
	
	
	Após as mudanças ocorridas no mundo depois da 2ª Guerra Mundial, abre-se um campo de atuação acadêmica novo, quase inexplorado antes por estudiosos de Literatura. Entre os quais merece destaque:
 
		
	 
	O questionamento entre as fronteiras da cultura popular e erudita.
 
	
	A união entre alta cultura popular e erudita.
 
	
	O questionamento entre alta cultura e baixa cultura.
 
	
	A divisão entre alta cultura e baixa cultura.
 
	
	A divisão entre cultura popular e baixa cultura.
	Respondido em 30/01/2021 11:09:29
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		4
           Questão
	
	
	Leia o texto abaixo e assinale a única alternativa que atende ao que está contido no campo de atuação acadêmica que vem sendo chamado de "Estudos Culturais".
 
"Os estudos culturais são a tendência mais forte da crítica literária contemporânea, questionando os critérios unívocos de abordagem do artefato "literário" em nome de uma multiplicidade de paradigmas críticos, caracterizados pelo diálogo com diversas áreas das ciências humanas e pela valorização da voz dos excluídos e das minorias políticas." -  Sérgio Medeiros  - http://revistacult.uol.com.br/home/2010/03/politeismo-critico/
 
		
	
	O advento das políticas das minorias específicas e com representação, voltadas, somente, para a luta pelos direitos de segmentos desfavorecidos da sociedade, como os negros e homossexuais.
	
	O avanço da participação das mulheres na vida social é o único fato marcante com importantes consequências para os Estudos Culturais.
 
 
	
	A evolução da participação das mulheres e homossexuais na vida social é o único e importante fato marcante com significativas consequências para os Estudos Culturais.
 
 
	 
	O advento das políticas das minorias, voltadas para a luta pelos direitos de segmentos desfavorecidos da sociedade, como os negros, índios e homossexuais, entre outros.
 
 
	
	Somente o que merece destaque é o crescente questionamento das fronteiras entre a cultura erudita e a popular.
 
 
	Respondido em 30/01/2021 11:09:43
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		5
           Questão
	
	
	Sobre a relação entre Literatura Comparada e os Estudos Culturais, não é válido afirmar que:
		
	
	a) O mundo pós-Segunda Guerra trouxe transformações decisivas, como, por exemplo, o crescente questionamento das fronteiras entre o popular e o erudito, como consequência da aceitação de produtos culturais de povos como dignos de estudos, do ponto de vista estético; assim, os Estudos Culturais abrem um novo campo de atuação acadêmica para a Literatura Comparada.
	
	Os Estudos Culturais permitiram, à Literatura Comparada, um diálogo mais abrangente com a história, com a antropologia e com outras linguagens artísticas como a canção, o cinema, a história em quadrinhos, sem levar ao abandono de sua perspectiva central, a produção literária contemporânea.
	 
	No nascimento dos Estudos Culturais, tem destaque o leavisismo, que defendia a proposta de fazer com que todos os produtos culturais, inclusive a literatura, se restringissem apenas à elite, visto que se tratava da grande tradição.
	
	Com o passar do tempo, os Estudos Culturais passam dos estudos das comunidade para os estudos dos grupos étnicos, de mulheres, raciais, tornando-se a voz do outro na academia e, ao mesmo tempo, afetando a produção literária que se volta a transformar a preocupação que envolve esses estudos em literatura.
	
	Essa relação deu à Literatura Comparada a oportunidade para abordar uma criação literária mais complexa, que convive com outras linguagens, entre elas a que chamamos de multimidiática.
	Respondido em 30/01/2021 11:20:09
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		6
           Questão
	
	
	Uma história em quadrinhos em que se exploram recursos poéticos coloca em debate a relação da Literatura com as novas mídias, uma tendência marcante da segunda metade do século XX e que se mantém, com todo o vigor no novo século. Qual corrente teórica, dentro dos estudos comparatistas, tem uma atenção toda especial voltada para semelhantes manifestações?
		
	
	O formalismo russo
	 
	Os estudos culturais
	
	Nenhuma das respostas acima
	
	O estruturalismo
	
	O neocriticismo
	Respondido em 30/01/2021 11:20:15
	
	
	 
		7
           Questão
	
	
	O campo de atuação dos estudos culturais tem crescido nas últimas das útlimas décadas, num contexto marcado pelos seguintes fatores:
		
	
	Crescimento dos movimentos de direitos civis, investimento cada vez maior de governos de nações novas no incremento da produção cultural, tendência da literatura a dialogar com outras artes.
	 
	Crescimento da participação das mulheres na vida social, incremento das iniciativas de luta das minorias pelos direitos básicos da cidadania, tendência da literatura a dialogar com outras artes.
	
	Crescimento da participação das mulheres na vida social, incremento da luta de povos colonizados por afirmar sua literaturaem suas línguas de origem, tendência da literatura a desaparecer frente à concorrência das outras artes.
	
	Nenhum das respostas anteriores.
	
	Crescimento da participação dos povos antes colonizados como produtores de literatura, incremento da luta de negros e índios por direitos básicos em seus países de origem, tendência da literatura a desaparecer frente à concorrência de outras artes.
	Respondido em 30/01/2021 11:20:30
	
	
	 
		8
           Questão
	
	
	Os Estudos Culturais possibilitaram à Literatura Comparada um trânsito maior entre disciplinas, linguagens e áreas do saber, o que propicia, ao ato comparatista nos estudos literários, a condição de arriscar-se por terrenos até então desconhecidos ou desconsiderados, revelando situações que de outra forma não seriam contempladas.
Sobre essa assertiva, não se pode afirmar:
		
	
	Este perfil da ação comparatista, diferente de sua posição clássica, resulta das transformações que a Literatura Comparada sofreu, desde meados da década de 70, em grande parte em decorrência da importância que adquirem os Estudos Culturais e Pós-Coloniais.
	 
	A dimensão política dos Estudos Culturais, ou seja, a análise das inter-relações entre discurso e poder, em nada ameaça a postura de neutralidade sedimentada nos estudos das Letras.
	
	A Literatura Comparada passa de um discurso coeso e unânime, com forte propensão universalizante, para outro plural e descentrado, situado historicamente, e consciente das diferenças que identificam cada obra envolvido no processo da comparação, diz Eduardo Coutinho.
	
	A literatura comparada que se mantivera até então fiel a dois alicerces inabaláveis  (a pretensão universalizante e o discurso apolítico)  passa a assumir como uma de suas preocupações, justamente, a indagação destas posturas.
	
	Um dos resultados mais significativos das transformações sofridas pela Literatura Comparada é o deslocamento do foco de ação da disciplina para regiões até então consideradas marginais, como Ásia, África e América Latina e para os grupos minoritários (étnicos e sexuais).
	Respondido em 30/01/2021 11:20:48

Continue navegando