Buscar

RESUMO AULA 1 - Eu li, agora vou fixar. Após a leitura, retire do texto as informações mais importantes. Esse é o seu RESUMO das ideias principais. PARA CONTINUAR SEUS ESTUDOS, POSTE NO ITEM APRIMORAN

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO AULA 1 
CÉLULA VEGETAL
A célula vegetal tem características semelhantes à célula animal, apenas a adição de algumas organelas a diferem uma da outra. São elas: a parede celular, os vacúolos e os plastídios.
A parede celular tem a função de proteger a membrana plasmática e todo seu conteúdo celular, contra fungos e bactérias. Ela é formada por microfibrilas de celulose, sua estrutura é permeável permitindo a passagem de agua e outras substâncias. Também podemos dizer que ela é composta de duas formas, são elas a primária e a secundária. Enquanto ainda jovens se desenvolve a parede primária, que possui forma moléculas dispersas e alto percentual de agua, equivalente a quase 70%, e 30% se divide em matéria como a celulose, hemicelulose, pectina e proteínas. 
A última camada fica dentro da primeira camada da parede celular, e possui um maior percentual de celulose e hemicelulose que são matérias firmes, e menos percentual de água, por conter lignina que traz características hidrofóbicas, completando assim a parede celular que protege a membrana plasmática, e assim que se forma toda a parede secundária a célula para de crescer e morre. 
A membrana plasmática está protegida pela parede celular, ela tem como função o controle de entrada e saída de substancias da célula, sempre mantendo o que é necessário para a célula se manter viva. 
O transporte de substâncias pode ocorrer com ou sem gasto de energia classificando de passivo, ativo ou por difusão simples. Já quando o transporte é grandes moléculas ele é realizado por vesículas, quando isso acontece, são denominados endocitose e exocitose. A endocitose é o processo de entrada de partículas e a exocitose e o processo de eliminação das partículas digeridas para fora da célula. 
 Ainda sobre a endocitose, ela pode acontecer de duas maneiras: fagocitose que transporta partículas maiores e sólidas e pinocitose que transporta substâncias líquidas.
 O citoplasma é delimitado pela membrana plasmática, é a região onde se encontra o núcleo e as organelas cloroplastos e mitocôndrias. Mesmo tendo como seu principal componente a água ele é encontrado em proteínas, carboidratos, lipídios, íons e metabólicos secundários. Por estar em movimento constante, ele se encarrega de realizar reações bioquímicas e facilita a troca de substâncias dentro da célula.
O vacúolo é a maior parte típica de uma célula vegetal, é revestida por uma membrana chamada tonoplasto que é formado por agua, substâncias inorgânicas como íons de cálcio, potássio etc, e substâncias orgânicas como proteínas, ácidos orgânicos etc, enzimas. Seu PH é de 5.0 se diferenciando do PH do citoplasma. Esse PH é feito sua manutenção através de bombas h+ATPase, no vacúlo se acumula compostos orgânicos e inorgânicos durante o alongamento celular.
Os plastídios são organelas derivadas de cianobactérias, (as algas azuis), sua função é realização da fotossíntese, armazenamento de substâncias e síntese de aminoácidos e ácidos graxos, eles se formam com duas camadas que são lipoproteicas, no seu interior está presente o estroma, e o sistema de membranas denominado tilacóide que se autoduplicam. 
Essas organelas são classificadas conforme contêm a presença ou ausência de pigmentação e substâncias podendo assim classificá-los em grupos como cloroplastos, cromoplastos e leucoplastos. 
Os cloroplastos são os plastídios mais conhecidos e estudados por atuarem na fotossíntese, é rico em clorofila, pigmento da coloração vende e encontrado principalmente em folhas. Já os cromoplastos apresentam palheta de pigmentação de vai do amarelo ao vermelho, e não tem relação com a fotossíntese, se origina de cloroplastos quando ocorre a redução de clorofila e tilacóides. 
E por finalizar temos os leucoplastos são plastídios ausentes de pigmentos, mas armazenam substancias como amido e proteínas, os plastídios que armazenam amido são chamados de amiloplasto, e os plastídios que armazenam proteínas, os chamados de proteinoplastos.

Outros materiais