Buscar

Pneumonia: Causas, Sintomas e Tratamento

Prévia do material em texto

@FARMABLOGUEIRA 
 Pneumonia 
 
 A pneumonia é um tipo de inflamação que afeto os pulmões, geralmente é relacionado a uma infecção.
 
Geralmente a pneumonia começa com uma simples gripe ou resfriado que não é bem tratado, com consequência a imunidade da pessoa tende a diminuir, sem as defesas do organismo para barrar ou proteger o nosso pulmão, as bactérias se infiltram nos alvéolos pulmonares e desencadeiam a inflamação da pneumonia.
Existem várias variedades de pneumonia, os sintomas são diferentes entre si, com a única constante sendo que órgão que é afetado por essa condição e o pulmão, as variedades existem porque a doença é causada por vários tipos diferentes de bactérias, como por exemplo:
· Streptococcus pneumoniae
· Klebsiella pneumoniae, 
· Staphylococcus aureus
· Haemophilus influenzae
· Legionella pneumophila
Diferente de outras infecções ou doenças causadas por vírus e bactérias, não se pega a pneumonia de forma fácil, sendo que o contágio é um pouco mais complicado.
 Sintomas
· Tosse com catarro;
· Febre alta;
· Falta de ar;
· Dor no peito;
· Dor nas costas 
· Sensação de peito carregado;
· Respiração acelerada; mudanças na pressão arterial;
· Mal- estar generalizado 
· Cansaço e fadiga 
Tipos de pneumonias
Existem vários tipos e podem afetar o corpo humano de formas diferentes;
· Pneumonia Bacteriana é o tipo mais comum, sendo causado por bactérias que estão presentes em outras partes do nosso organismo.
· Pneumonia Viral causado pela presença de um vírus invasor na região dos alvéolos pulmonares;
· Pneumonia Nossocomial inalação de produtos que são tóxicos ao organismo, como fumaça e odores de certas substâncias químicas. Em casos em que o paciente sofre constantemente de refluxo ou se engasga, por exemplo, com o próprio vômito, ele pode acabar sofrendo de pneumonia aspirativa;
Tratamento 
Depois que o diagnóstico de pneumonia é confirmado, muitas vezes por meio do exame de Raio-X do tórax, a pneumonia deve ser tratada para que ela não evolua e cause mais problemas ao paciente.
Muitas vezes, o tratamento da pneumonia é feito por meio de antibióticos e medicamentos que impedem a evolução dos vírus e das bactérias que causam a infecção pulmonar.
De forma geral, recomenda-se que o paciente diagnosticado com pneumonia realize bastante repouso e siga o plano médico para combater a doença de forma efetiva.
Em pacientes pediátricos, ou seja, ainda crianças, a pneumonia pode ser uma doença silenciosa, apresentando sintomas similares ao de uma gripe. É preciso fazer exames complementares para garantir que o paciente não possui pneumonia

Continue navegando