Buscar

Apol 9 lingua portuguesa topicos gramaticais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Leia a citação a seguir:  
"Assim, os gêneros exibem uma dimensão dinâmica, interativa e histórica".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEMES, BEM, COSTA, CORREA. Língua portuguesa: elementos essenciais e acessórios para análise sintática.Curitiba: InterSaberes, 2013.  ( Série Por Dentro da Língua Portuguesa). 
 
Considerando o trecho acima e os conteúdos discutidos nas videoaulas e no livro-base Língua Portuguesa: elementos essenciais e acessórios para análise sintática em relação ao e-mail, assinale a alternativa correta. 
Nota: 10.0
	A	O e-mail é uma ferramenta assíncrona destinada a um ou a diversos interlocutores ao mesmo tempo.
 
 
Você acertou!
Comentário: (e-mail) Ferramenta de comunicação assíncrona, salvo por um ato fortuito de convergência espaçotemporal, os e-mails podem ser veículo de bilhetes, recados, convites, convocações e publicidade, destinados a um ou a diversos interlocutores ao mesmo tempo. (livro base p. 172-173)
	B	
O e-mail é usado como sentença judicial. 
	C	
O e-mail é uma ferramenta em extinção.
	D	
Os e-mails devem ser mandados separadamente, um para cada interlocutor.
	E	
É muito difícil criar grupos para enviar e-mails.
Questão 2/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Leia a citação:
“O nome vocativo nos faz pensar em várias palavras ligadas à ideia de ‘chamar’, ‘atrair a atenção’: evocar, convocar, evocação, vocação. Vocativo é justamente o nome do termo sintático que serve para nomear um interlocutor”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PASQUALE, Cipro N.; INFANTE, Ulisses. Gramática da língua portuguesa. São Paulo: Scipione, 2003. p. 390.
 
Considerando a citação e os conteúdos discutidos nas videoaulas e no livro-base Língua Portuguesa: elementos essenciais e acessórios para análise sintática, assinale a alternativa cuja oração apresenta corretamente um vocativo.
Nota: 10.0
	A	Meu amigo Eduardo viajou para a Europa.
	B	
Vinícius de Moraes escreveu belos poemas.
	C	João, compre pão.
Você acertou!
Comentário: A alternativa correta é a letra c) João, compre pão. O vocativo da oração é “João”, pois indica e nomeia o interlocutor a quem se dirige (livro-base, p. 118).
	D	Ele não deseja muita coisa: um emprego, uma casa e saúde.
	E	Não sei o que te dizer.
Questão 3/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Considere o fragmento de texto:
“O vocativo é o termo da oração que usamos frequentemente na linguagem falada [...] para invocar ou interpelar o interlocutor. O vocativo não se relaciona sintaticamente com nenhum dos constituintes frásicos. Geralmente, direciona-se à segunda pessoa do discurso”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: https://is.muni.cz/www/9255/articles/sintaxe/sintaxe.pdf. Acesso em 10 de set. 2019.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos da Videoaula 4, Aula 4, Tema 4 - Vocativo, assinale a alternativa que conceitua corretamente o vocativo:
Nota: 10.0
	A	
É o termo que indica o meio pelo qual o falante chama o ser com quem fala.
Você acertou!
Comentário: De acordo com a videoaula Rota de aprendizagem Aula 4 Adjunto adnominal, aposto e vocativo (Tema 4 – Vocativo 3’14’’ a 3’50’’), o conceito de vocativo é o seguinte: vocativo é o termo da oração por meio do qual o falante chama, pelo nome, apelido características, o ser com quem fala diretamente.
	B	
É o termo que indica o que se fala sobre o sujeito.
	C	
É o termo que indica as informações adicionais sobre o que está sendo falado.
	D	
É o termo que indica as características sobre o predicado, indicando o seu núcleo.
	E	
É o termo que indica se o objeto será direto ou indireto.
Questão 4/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Leia a citação a seguir: 
"O chat (bate papo ou sala de aula virtual) permite uma conversa em tempo-real entre os participantes".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARTINS , OLIVEIRA ,   CASSOL . CHAT – UM RECURSO EDUCATIVO PARA AUXILIAR NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM BASEADA NA WEB. Artigo apresentado na ABED, maio de 2005. http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/176tcc3.pdf
Considerando o trecho acima e os conteúdos discutidos nas videoaulas e no livro-base Língua Portuguesa: elementos essenciais e acessórios para análise sintática em relação ao chat, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	A	
 O chat é uma ferramenta de interação síncrona, quer dizer, emissor e destinatário fazem contato on-line ao mesmo tempo.
 
 
Você acertou!
Comentário: O chat ou bate-papo virtual é uma ferramenta de interação síncrona, quer dizer, emissor e destinatário encontram-se em contato on-line ao mesmo tempo, ainda que em lugares diferentes. (livro base p. 179)
	B	
 O chat ou bate–papo é realizado por interlocutores que estão no mesmo local, em horários diferentes.
	C	
O chat é on-line e seus participantes devem ter a mesma nacionalidade.
	D	
Num chat, a conversa é sempre oral, não há espaço para a escrita ou imagens.
	E	
Para fazer um chat, as salas de bate-papo não possuem critérios para grupos específicos.  
 
 
Questão 5/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Leia a citação a seguir: 
"[...] o gênero é uma categoria essencialmente  sócio-histórica, [pois está] sempre em mudança". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEMES, BEM, COSTA, CORREA. Língua portuguesa: elementos essenciais e acessórios para análise sintática. Curitiba:InterSaberes, 2013 – ( Série Por Dentro da Língua Portuguesa). 
 
Considerando o trecho acima e os conteúdos discutidos nas videoaulas e no livro-base Língua Portuguesa: elementos essenciais e acessórios para análise sintática, em relação aos gêneros, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	A	Os gêneros são formas textuais típicas de usos discursivos da língua com as quais organizamos nossa prática social.
Você acertou!
Comentário: Os gêneros são formas textuais típicas de usos discursivos da língua segundo as quais organizamos nossa prática social. (livro base p. 171)
	B	
Os gêneros são textos estáticos que copiamos para podermos nos comunicar sem erros.
	C	
Os gêneros são tipos textuais que empregamos para narrar, descrever ou argumentar.
	D	
Os gêneros são criados pelos gramáticos para que se evite a redação de textos incoerentes.
	E	
Os gêneros estão fora do contexto histórico e interativo da sociedade pois são a-históricos.
Questão 6/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Considere o excerto de texto a seguir:
“Como o nome já diz, o adjunto adverbial é essencialmente um modificador do verbo. Seu papel básico é indicar as circunstâncias em que se desenvolve o processo verbal ou intensificar um verbo, um adjetivo ou um advérbio”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PASQUALE, Cipro N.; INFANTE, Ulisses. Gramática da língua portuguesa. São Paulo: Scipione, 2003. p. 383.
 
De acordo com o excerto de texto e os conteúdos discutidos nas videoaulas e no livro-base Língua Portuguesa: elementos essenciais e acessórios para análise sintática sobre o adjunto adverbial, marque a alternativa em que os termos destacados exercem função de adjunto adverbial.
Nota: 10.0
	A	
Os jornalistas publicaram a notícia no dia seguinte.
 
Você acertou!
Comentário: A alternativa correta é a letra a), pois o termo em destaque (no dia seguinte) exerce função sintática de adjunto adverbial, já que modifica o sentido do verbo “publicaram”, atribuindo-lhe uma circunstância de tempo (livrobase, p. 98-99). A alternativa b) está errada porque o termo em destaque (“o”) é um pronome oblíquo e exerce função sintática de objeto direto (complemento exigido pelo verbo transitivo direto “encontrar”), pois quem “encontra, encontra algo ou alguém” (livro-base, p. 67). A alternativa c) está errada, porque o termo em destaque (“uma lista de reivindicações”) exerce função sintática de objeto direto (complemento exigido
pelo verbo transitivo direto “organizou”), pois quem “organiza, organiza algo” (livro-base, p. 67). A alternativa d) está errada, visto que o termo em destaque (por mim) exerce função sintática de agente da passiva, que é o termo que, estando o verbo na voz passiva (será feita), vem precedido pela preposição (por) (livro-base, p. 89). A letra e) está incorreta, já que o termo em destaque (“a capital do país”) exerce função sintática de aposto, já que amplia ou explica o termo anterior (“Brasília”) (livro-base, p. 112).
	B	
Encontrei-o no shopping com a namorada.
	C	
O líder da comunidade organizou uma lista de reivindicações.
	D	A compra das passagens para Salvador será feita por mim no aeroporto.
	E	Brasília, a capital do país, está abandonada.
Questão 7/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Leia o excerto de texto a seguir:
“A sentença pode conter outros elementos que, embora importantes, não são projetados pelo predicado e não figuram como argumentos dele. São elementos chamados de adjuntos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DIAS, Luzia Schalkoski; GOMES, Maria Lúcia de Castro. Estudos Linguísticos: Dos problemas estruturais aos novos campos de pesquisa. Curitiba: IBPEX, 2008. p. 76.
 
Levando em consideração os conteúdos do livro-base Língua Portuguesa: Elementos essenciais e acessórios para análise sintática sobre adjuntos adverbiais, é correto afirmar que o adjunto adverbial da oração “O belo menino caiu de repente” é:
Nota: 10.0
	A	os.
	B	
meninas.
	C	
subiu.
	D	
de repente.
Você acertou!
A resposta correta é a letra d), porque o termo “de repente” é adjunto adverbial de tempo da oração, e sua função sintática é modificar ou intensificar o sentido de uma palavra ou expressão (verbo, adjetivo, advérbio), atribuindo-lhe uma circunstância (livro-base, p. 98).
	E	
belo.
Questão 8/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Leia a citação a seguir: 
"Hoje em dia, as distâncias de tempo e espaço parecem se encolher na medida em que a tecnologia digital nos permite alcançar recursos em praticamente qualquer lugar do planeta [...]". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEMES, BEM, COSTA, CORREA. Língua portuguesa: elementos essenciais e acessórios para análise sintática.Curitiba: InterSaberes, 2013.  ( Série Por Dentro da Língua Portuguesa). 
Considerando o trecho acima e os conteúdos discutidos nas videoaulas e no livro-base Língua Portuguesa: elementos essenciais e acessórios para análise sintática em relação ao conceito de virtual, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	A	O ambiente virtual é o conjunto de possibilidades predeterminadas de uma manifestação futura.
Você acertou!
Comentário: Virtual é o leque de possibilidades predeterminadas de manifestação futura, de acontecimento, da mensagem. (livro base p. 166)
	B	O Virtual e as novas tecnologias empobrecem a língua.
	C	Uma mensagem virtual chega três dias após o envio.
	D	As mensagens enviadas por telegrama chegam mais rápido que o e-mail.
	E	É dispensável pontuar os textos virtuais enviados por e-mail
Questão 9/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Observe o seguinte diálogo:
 - Será que ainda existe um lugar tranquilo para se viver?
- Existe! Em outro planeta!
Fonte: Diálogo elaborado pela autora do banco de questões.
 
Tendo em vista os conteúdos abordados no livro-base Língua Portuguesa: Elementos essenciais e acessórios para análise sintática, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma circunstância adverbial de lugar extraída do diálogo acima.
Nota: 10.0
	A	
um lugar tranquilo
	B	para se viver
	C	em outro planeta
Você acertou!
Comentário: no diálogo, a expressão que indica uma circunstância adverbial de lugar é “Em outro planeta”.
De acordo com o livro-base, "adjunto adverbial é a função sintática de uma palavra ou de uma expressão que modifica ou intensifica o sentido de outra (um verbo, um adjetivo ou até mesmo um advérbio), atribuindo-lhe uma circunstância. Analisemos os exemplos a seguir: Realizarei o trabalho. Sem dúvida, realizarei o trabalho. Realizarei o trabalho amanhã. Realizarei o trabalho pela manhã. Realizarei muito bem o trabalho. Sem dúvida, realizarei muito bem o trabalho amanhã pela manhã. Conseguimos entender perfeitamente a mensagem da primeira oração; porém, as informações que foram acrescentadas, a partir dos termos destacados nas demais orações, fazem com que o enunciado se torne muito mais esclarecedor” (livro-base, p. 98). Os adjuntos adverbiais de lugar respondem a perguntas, como: “onde?”, “aonde?”, “por onde?”, “para onde?”, “até onde?”, entre outras, e podem vir ou não precedidas de preposição (no caso do texto dado, vem precedida da preposição “em”) (livro-base, p. 100).
	D	
ainda existe
	E	existe um lugar
Questão 10/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Leia o excerto de texto abaixo:
“Cada língua dispõe de um sistema próprio na ordenação das palavras, dos termos da oração e das orações no período”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEMES, BEM, COSTA, CORREA. Língua portuguesa: elementos essenciais e acessórios para análise sintática.Curitiba: InterSaberes, 2013. P. 110
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Língua portuguesa: elementos essenciais e acessórios para análise sintática, sabemos que, em língua portuguesa, a ordem de colocação das palavras em uma frase é regida pela:
Nota: 10.0
	A	
semântica
	B	
sintaxe
Você acertou!
A alternativa correta é esta, pois“ A própria palavra sintaxe, que se origina do grego syntaxis, significa “ ordem, disposição, relação, relação”. Na nossa língua, essa ordem de colocação segue princípios de clareza e objetividade, buscando o entendimento imediato, sem possibilidade de se deixar margem a ambiguidades” (livro- base p. 140)
	C	fonologia
	D	morfologia
	E	
fonética

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando