A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
Apol 2 lingua portugesa topicos gramaticais (2)

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Atente para as seguintes informações:
“O período é um enunciado com sentido completo construído por uma ou mais orações. Quando há apenas uma oração, [...] ele é chamado de período simples; quando há [duas ou mais orações], ele é chamado de período composto”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARAÚJO, Luciana Kuchenbecker. Período simples. <http://portugues.uol.com.br/gramatica/periodo-simples.html>. Acesso em 15 dez. 2016.
 
Conforme o texto acima e os conteúdos abordados no livro-base Língua Portuguesa: Elementos essenciais e acessórios para análise sintática sobre o conceito de período, assinale a alternativa em que temos um período composto:
Nota: 10.0
	A	O destino do homem é a felicidade.
	B	Você merece a felicidade.
	C	O que move o ser humano é o amor.
	D	Você move montanhas.
	E	Como sou seu amigo, tudo farei para que você seja feliz.
Você acertou!
Comentário: “Período simples é formado por apenas uma só oração e período composto é formado por duas ou mais oração”, no caso da frase:  “Como sou seu amigo, tudo farei para que você seja feliz”. Os verbos sou, farei e seja, caracterizam a frase como um período composto, fazendo assim a alternativa “e” correta. (Livro-base, p. 25) 
Questão 2/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Atente para a seguinte passagem de texto:
“Voz verbal é a forma pela qual o verbo se relaciona com o sujeito da oração, designando-o como agente, paciente ou agente e paciente de uma ação verbal. O verbo pode apresentar-se em três vozes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SARNENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. 2 ed. rev. São Paulo: Moderna, 2005. p. 256.
 
Tendo em vista os conteúdos abordados no livro-base Língua Portuguesa: Elementos essenciais e acessórios para análise sintática sobre as vozes verbais, assinale a alternativa que corresponde à voz do verbo da oração a seguir:   “Os genes de alguns animais foram congelados por cientistas”
Nota: 10.0
	A	
ativa
	B	
passiva
Você acertou!
Comentário: O verbo está na voz passiva, pois o sujeito (os genes de alguns animais) é o paciente da ação expressa pela locução verbal “foram congelados” ( livro- base p. 88)
	C	
reflexiva
	D	opositiva
	E	expositiva
Questão 3/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Leia o extrato de texto:
“Alguns pronomes só podem substituir o substantivo; já outros tanto podem substituí-lo como acompanhá-lo ”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Tania Maria Steigleder da...[et.al.]. Língua Portuguesa: elementos essenciais e acessórios para a análise sintática. Curitiba: Intersaberes, 2013 p. 35.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Língua Portuguesa: elementos essenciais e acessórios para a análise sintática sobre relações entre pronomes e o sujeito, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	A	
Pronomes relativos estabelecem relação entre duas orações.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta porque: “Pronomes relativos são palavras que podem estabelecer relação entre duas orações. ” (livro-base, p. 36).
	B	
Pronomes indefinidos não podem exercer função de sujeito.
	C	
Em hipótese alguma, dentro da norma padrão, os pronomes demonstrativos exercem função de sujeito.
	D	
Só podem exercer função de sujeito os pronomes oblíquos.
	E	
Pronomes demonstrativos são aqueles que expressam uma ação.
Questão 4/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Leia o extrato de texto:
Para entender os “dois tipos de predicado, precisamos conhecer os verbos que compõem a predicação São eles: verbos intransitivos, verbos transitivos diretos, verbos transitivos indiretos e verbos transitivos diretos e indiretos ”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Tania Maria Steigleder da...[et.al.]. Língua Portuguesa: elementos essenciais e acessórios para a análise sintática.  Curitiba: Intersaberes, 2013 p. 52.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Língua Portuguesa: elementos essenciais e acessórios para a análise sintática, sobre predicação verbal, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	A	
Os verbos se dividem em duas grandes classes: intransigentes e passageiros.
	B	
Os verbos intransitivos são aqueles que não precisam de complemento para ter sentido completo.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta porque: “Os verbos intransitivos são aqueles que não precisam de complemento para ter sentido completo, como no caso do verbo MORRER. ” (livro-base, p. 36).
	C	
Os verbos transitivos diretos exigem o emprego de preposição entre eles e o complemento.
	D	
“Maria morreu” é um exemplo de oração com verbo transitivo indireto.
	E	
Os verbos de ligação são significativos, isto é, têm um sentido próprio.
Questão 5/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Leia o extrato de texto:
“O agente da passiva é um termo ligado ao verbo [...] que somente ocorre na voz passiva”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Tania Maria Steigleder da...[et.al.]. Língua Portuguesa: elementos essenciais e acessórios para a análise sintática. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2013 p. 87.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Língua Portuguesa: elementos essenciais e acessórios para a análise sintática, sobre as vozes verbais e a agente da passiva, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	A	
O agente da passiva é o termo que, estando o verbo na voz passiva, indica o ser que pratica ação.
Comentário: Esta é a alternativa correta porque: “O agente da passiva é o termo que, estando o verbo na voz passiva, indica o ser que pratica ação. Na voz passiva analítica, vem precedido pela preposição por ou pela preposição de, esta última de ocorrência mais rara” (livro-base, p. 89).
	B	
Na voz verbal passiva, temos o sujeito como o agente da ação expressa pelo verbo.
	C	
Voz passiva sintética é o nome dado à linguagem de computadores.
	D	
Na frase “Maria pintou as unhas”, o sujeito é o paciente da ação expressa pelo verbo.
	E	Na frase “Maria foi demitida pelo chefe”, o agente da passiva é o termo “Maria”.
Questão 6/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Leia o extrato de texto:
“Podemos concluir, pela definição, que frase e período não são, necessariamente, o mesmo conceito. Isso porque está implícita, na constituição do período, a presença de, pelo menos, uma oração. ”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; SANTOS, Lara Ferreira dos; MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira (Org.). Libras: Aspectos Fundamentais. Curitiba: Intersaberes, 2013 p. 25.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Língua Portuguesa: elementos essenciais e acessórios para a análise sintática, sobre o conceito de oração, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	A	
É em torno dos pronomes que se arranjam os demais termos de uma oração.
	B	
Em uma frase, existe apenas uma única oração.
	C	
Oração é toda sentença inciada com letra maiúscula.
	D	
Oração é uma frase, ou parte de uma frase, que contém um verbo expresso ou subentendido.
Você acertou!
Comentário: A questão está correta, pois: “Oração é uma frase, ou parte de uma frase, que contém um verbo expresso ou subentendido. [...] Vemos, assim, que a oração apresenta uma exigência: a presença de um verbo”. (livro-base, p. 22)
	E	
Todas as frases, não importa seus elementos, são consideradas orações.
Questão 7/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Considere o fragmento a seguir:
“O verbo, isto é, o predicado, é o termo principal da oração sob o aspecto semântico, porquanto encerra a ideia central em torno da qual giram todas as outras”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEMES, Adriana Língua portuguesa elementos essenciais e acessórios para análise sintática. Editora