Buscar

ESTUDO DIRIGIDO I - respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso de Graduação em Nutrição 
Disciplina: Patologia
Prof: João Kildery Silveira Teófilo
Aluna: Ketrinn Cris 
ESTUDO DIRIGIDO I – INTRODUÇÃO À PATOLOGIA E ASPECTOS DAS DOENÇAS
De acordo com o que estudamos nas aulas 01 e 02, responda as seguintes perguntas:
1. Qual a definição de patologia?
É uma área médica que aborda principalmente o mecanismo de formação das doenças e também as causas, as características macro e microscópicas e as consequências destas sobre o organismo.
2. Cite e descreva as fases da história da patologia.
Didaticamente, a patologia tem sua história dividida em fases. Estas fases descrevem os conceitos usados para explicar a origem dos estados de doença vigentes em um determinado intervalo de tempo e segundo a corrente filosófica predominante.
Humoral: O mecanismo da origem das doenças era explicado, nessa fase, pelo desequilíbrio de Humores – fluídos vitais. Os deuses tinham o poder de controlar esse desequilíbrio, bem como de restituir a normalidade do organismo.
Orgânica: observação dos orgãos do corpo, feita principalmente às custas das atividades de necrópsia (estudo do cadáver) ou de autópsia (estudo de si mesmo).
Tecidual: Enfatiza a estrutura e a organização dos tecidos. É nesse período que se iniciam os primeiros estudos sobre as alterações morfológicas teciduais e suas relações com os desequilíbrios funcionais.
Celular: Com o predomínio da visão morfológica, somada à aplicação do microscópio óptico às pesquisas médicas, segue-se a Fase Celular, período considerado "inicial à Patologia Moderna". A preocupação com o estudo da célula, principalmente de suas alterações morfológicas e funcionais, é determinante na busca da origem de todo processo mórbido.
Ultracelular: é a fase atual do pensamento conceitual sobre Patologia, envolvendo conceitos sobre biologia molecular e sobre as organelas celulares. Os avanços bioquímicos e a microscopia eletrônica facilitam o desenvolvimento dessa linha de estudo.
3. Descreva o conceito de saúde e doença.
Saúde: É um estado de adaptação do organismo ao ambiente físico, psíquico ou social em que vive, no qual o indivíduo se sente bem e não apresenta sinais ou alterações orgânicas evidentes. 
Doença: É o estado de falta de adaptação ao ambiente físico, psíquico ou social, no qual o indivíduo se sente mal (sintoma) e/ou apresenta alterações orgânicas evidenciáveis (sinais).
4. Defina etiologia e descreva a diferença entre os fatores etiológicos genéticos ou intrínsecos e adquiridos, citando-se exemplos de cada.
É o conceito que verifica o motivo pelo qual determinada doença foi causada. Há duas classes principais de fatores etiologicos.
Genéticos ou intrínsecos – quando são mutações herdadas, variantes genéticas e vulnerabilidade genética.
Adquiridas: quando são infecciosos, nutricionais e químicos/físicos.
5. Conceitue patogenia ou patogênese?
É a sequência de eventos de resposta das células ou tecidos ao agente etiológico, desde o estímulo inicial até a expressão final da doença.
6. O que é um agente etiológico ou patógeno? É a mesma coisa que agente infeccioso? Explique.
7. Do que se tratam as alterações morfológicas em patologia? Diferencie anatomia patológica e histopatologia.
Referem-se as alterações estruturais nas células e tecidos que são características das doenças e que levam ao diagnóstico.
Anatomia Patológica: Parte da patologia que estuda as características macroscópicas das lesões.
Histopatologia: Parte da patologia que estuda as características microscópicas das lesões.
8. Defina fisiopatologia.
Tenta explicar como a natureza das alterações morfológicas e sua distribuição nos diversos órgãos e tecidos influencia a função normal e determina as características clínicas (sinais e sintomas), curso e prognóstico de uma doença.

Continue navegando