Buscar

PROJETO DE ENSINO-TCC

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PEDAGOGIA
Sistema de Ensino Presencial Conectado
pedagogia
jahila braga gaspar
a importância do brincar na educação infantil
Os Jogos no Processo da Aprendizagem 
Salvador
2019
	
a importância do brincar na educação infantil
Os Jogos no Processo da Aprendizagem 
Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagogia
Orientador: Prof. 
Salvador
2019
GASPAR, Jahila Braga. A Importância do Brincar na Educação Infantil: Os jogos no processo de aprendizagem. 2019.Número total de folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Salvador, 2019.
RESUMO
Apresentação concisa dos pontos relevantes, fornecendo uma visão rápida e clara do conteúdo e do processo de desenvolvimento do projeto de ensino. É constituído de um texto que apresente uma sequência de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, não deve ultrapassar 250 palavras. O resumo deve apresentar obrigatoriamente: o tema e linha de pesquisa, justificativa, problematização, objetivos, conteúdos (a serem desenvolvidos pelo professor ou gestor), síntese do processo de desenvolvimento (como pretende desenvolver as atividades), recursos necessários e avaliação. Deve também ter uma síntese do referencial teórico, com os principais autores e conceitos-chave. 
Deixe um espaço entre o resumo e as palavras-chave.
Palavras-chave: Palavra 1. Palavra 2. Palavra 3. Palavra 4. Palavra 5.
SUMÁRIO
1 Introdução....................................................................................................
2 Revisão Bibliográfica ...................................................................................
3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino...................................
3.1 Tema e linha de pesquisa...........................................................................
3.2 Justificativa.................................................................................................
3.3 Problematização.........................................................................................
3.4 Objetivos....................................................................................................
3.5 Conteúdos.................................................................................................
3.6 Processo de desenvolvimento...................................................................
3.7 Tempo para a realização do projeto..........................................................
3.8 Recursos humanos e materiais..................................................................
3.9 Avaliação....................................................................................................
4 Considerações Finais...................................................................................
5 Referências..................................................................................................
6 Apêndice (opcional)......................................................................................
7 Anexos (opcional) ........................................................................................
INTRODUÇÃO
 O presente projeto tem como tema “A Importância do brincar na Educação Infantil’.
O projeto de ensino está voltado à linha de pesquisa à docência na educação infantil. A ideia possui grande relevância, pois se compreende que o lúdico faz parte da infância e cabe ao educador desenvolver estratégias para o ensino, onde os alunos aprendam com prazer e satisfação. O tema está relacionado aos eixos estudados nas disciplinas durante o curso de Pedagogia, dessa maneira podemos compreender que os profissionais da área da educação necessitam dos conhecimentos adquiridos.
Com grandes contribuições de autores com Vygotsky que traz grande contribuição para educação e com orientação das Referências Curriculares Nacional da Educação Infantil, e Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, dando direcionamento ao projeto de pesquisa, sendo uma pesquisa bibliográfica qualitativa, traz grandes contribuições para os envolvidos com a Educação Infantil.
Ao longo de sua história a educação tem passado por mudanças no pensar sobre criança e o seu modo particular de ver e compreender o mundo, bem como agir sobre ele. É nessa perspectiva que se apresenta a Educação Infantil, como espaço para proporcionar as experiências significativas da infância, infância esta que deve ser respeitada em seus interesses e especialidades, em que a criança deve brincar e, por meio do lúdico desenvolver suas potencialidades, ou seja, o seu aprendizado.
Sabe-se que a criança possui necessidades e características peculiares e a escola exerce um importante papel nesse aspecto, que é propiciar um espaço favorável às aprendizagens considerando a importância do lúdico e associando-a situações de aprendizagem que seja significativa, contribuindo de forma agradável e, portanto, motivadora para o enriquecimento do ato de aprender.
A infância é uma fase mais encantadora que existe na vida é o período onde manifestamos nossos sentimentos e nossa criatividade da maneira mais natural possível, é através do lúdico que a criança interage com a sociedade que está inserida.
A utilização do lúdico na educação infantil é de fundamental importância pois a mesma favorece a auto- estima da criança, além de ser um auxílio para conflitos vividos por ela internamente. É no ato de brincar que a criança estabelece os diferentes vínculos, se socializa, interagindo com os colegas de classe desenvolvendo competências e habilidades que colaboram com o processo evolutivo da criança. Para isso, é necessário preparar o ambiente escolar para que a criança tenha o espaço que contribua para o desenvolvimento da criança através do brincar em sala de aula.
Portanto o objetivo desse trabalho é mostrar a importância do brincar na educação infantil e que o pedagogo poderá utiliza-los de modo a causar o desenvolvimento nas crianças, e fazer uma reflexão sobre os jogos e atividades lúdicas educativas que favorecem o aprendizado dos educandos, assim como, a contribuição que traz para o professor que pode avaliar a cada comportamento do aluno, utilizando como ferramenta para uma melhor relação entre professor e aluno.
Dentro dessa perspectiva, a escolha por este tema surgiu para refletir sobre a importância do brincar e os jogos que favorecem no aprendizado na fase educação infantil e da necessidade em aprofundar o conhecimento acerca da temática. O interesse por essa temática foi despertado durante estudos e discussões realizados no curso de pedagogia e por observar de que o lúdico como fonte de aprendizagem ainda não é prático efetiva no cotidiano escolar.
Este projeto tem como meta principal refletir sobre os jogos no processo da aprendizagem .identificar a inserção do lúdico como proposta pedagógica no ensino para o desenvolvimento das crianças nas práticas docentes .Mostrar que o lúdico é uma atividade de estimulação capaz de contribuir para o desenvolvimento cognitivo , físico , social e emocional das crianças da série inicial com idade de quatro anos .Analisar como o uso de jogos e brincadeiras com as crianças da Educação Infantil pode facilitar a aprendizagem.
Revisão Bibliográfica
Neste item o aluno deve apresentar as principais teorias que se relacionam com seu projeto de ensino. Cabe à revisão bibliográfica, a definição de termos e de conceitos essenciais para o trabalho, relatar o que se diz sobre o objeto na atualidade, qual o enfoque que está recebendo hoje, quais lacunas que ainda existem etc. 
Como sugestão para realizá-la, o aluno necessita tomar por base as leituras realizadas e elaborar um texto que contenha citações diretas e indiretas de autores que abordem a temática escolhida para o Projeto de Ensino. O texto da revisão bibliográfica deve ter
no mínimo 10 e no máximo 15 páginas. 
Os materiais de leitura sugeridos são livros, artigos de periódicos e revistas especializadas, material disponível na internet, em sites de busca científica como o Google Acadêmico <http://scholar.google.com.br> e o Scielo <http://www.scielo.br>, além do que se encontra também disponível no acervo da Biblioteca Digital da Unopar Virtual <http://www2.unopar.br/bibdigi/biblioteca_digital.html>.
Uma vez que o projeto de ensino é de autoria do aluno, devidamente fundamentado nas ideias dos autores pesquisados, fica terminantemente proibido realizar simples cópia de material bibliográfico disponível na internet (ou de qualquer outro texto e fonte). A internet poderá e deverá ser usada como ferramenta de pesquisa, mas o material coletado deverá ser devidamente citado e referenciado, conforme a ABNT.
3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino
3.1 Tema e linha de pesquisa
O projeto de ensino visa a falar sobre o tema “A importância do brincar na Educação Infantil e sua possível relação com os jogos no processo da aprendizagem. Uma pesquisa de grande valia para os pedagogos, pois criança que brinca, são crianças mais alegres para isso é necessário valorizar o brincar como fonte de sucesso na Educação Infantil.
Nossa linha de pesquisa está embasada em teorias de autores e filosóficos que defendem a importância do lúdico no ensino da Educação Infantil. A ideia é importante e possui grande relevância pois se compreende que o lúdico faz parte da infância e cabe ao professor desenvolver estratégias para a aprendizagem, onde o aluno aprenda com prazer e satisfação.
A linha de pesquisa é docência, uma vez que trabalha diretamente com o processo de ensino e aprendizagem.
O tema está relacionado aos eixos estudados nas disciplinas no decorrer do curso de pedagogia.
3.2 justificativa
A escolha por esse tema surgiu para mostrar como o brincar é importante na vida da criança, sendo que esse é um direito da criança, assim como influências positivas na Educação Infantil. O interesse nessa temática surgiu durante os estudos e discursões realizados no curso de pedagogia e por fazer algumas observações na turma que atuo como pedagoga e que pude notar o lúdico como fonte de aprendizagem. A mesma continua não sendo prática efetiva no cotidiano escolar.
3.3 Problematização
A ludicidade como instrumento pedagógico é uma maneira diferente e divertida de aprender. Porém, é possível perceber que um dos grandes desafios do pedagogo é possibilitar diferentes estratégias de aprendizagem que auxiliem o aluno na construção de uma aprendizagem significativa. Reconhecendo que os jogos e as brincadeiras são ferramentas importantes sendo utilizadas de maneira correta, levando a criança ao aprendizado. 
Sendo assim, os professores deveriam considerar que o lúdico como parceiro e utiliza-lo amplamente para atuar como método, pois é na atividade do brincar que as capacidades das crianças são desenvolvidas.
Com este projeto espero conscientizar tanto a instituição de ensino como pedagogos que devemos não só divertir as crianças com jogos, porém fazer dessa diversão experiências somáticas na Educação Infantil.
3.4 Objetivos
Perceber a importância do brincar para o processo de ensino- aprendizado.
Levar o professor a assumir o seu papel promovendo ação educativas que valorize o brincar na Educação Infantil.
Estimular brincadeiras e jogos dentro do contexto da Educação Infantil.
Melhorar o entrosamento entre os alunos colocando os de forma interativa no âmbito escolar, ressaltando a importância dos jogos no processo da aprendizagem.
 
3.5 Conteúdos
A Visão é trabalhar com roda de conversa sobre o tema brincar questionando aos alunos quais são os tipos de brincadeiras que eles gostam 
Trabalhar com os jogos pedagógicos em todas as disciplinas.
· Direito da criança
· Trabalhar com as vogais
· Folclore Brasileiro 
· Cartelinha de números 
· Partes do corpo
3.6 Processo de desenvolvimento
No primeiro momento as crianças irão sentar com a educadora para uma roda de conversa onde o tema abordado será brincar .com a seguinte pergunta o que é brincar? Qual a brincadeira que eles mais gostam?
No segundo momento as os alunos irão assistir ao um vídeo sobre o direito das crianças, extraído do site:https://youtu.be/dQQcAU8DWko. O vídeo fala sobre os direitos da criança. Em seguida faremos uma discussão com todas as crianças sentadas em círculos, cada uma fará um comentário somente com uma palavra e os outros irão completar a frase, até que todos consigam relatar o que assistiram, além de deixar a roda de conversa bem interessante onde todos relatem a sua compreensão no vídeo assistido.
No terceiro momento o educador irá trabalhar com as vogais através de um quadro branco escrevendo as cincos e cantando a música com a sua própria autoria, letrinha a : faz uma bolinha perninha para cá sabe que letra é essa é a letra a. letrinha e: sobe vira e desce peixinho na maré , sabe que letra é essa é a letra e.letrinha i: sobe desce e pinga seu nome eu já vi , sabe que letra é essa é a letra i .letrinha o : Faz uma bolinha depois puxa o nó sabe que letra é essa é a letra o.letrinha u : sobe, desce, sobe , desce parece um urubu sabe que letra é essa é a letra u .
Após a música apresentar algumas palavras que comecem com as vogais e em seguida confeccionar um boliche das vogais com garrafa pet contendo em cada garrafa uma vogal e uma bola de meia ou jornal. O aluno que derrubar a garrafa deverá falar a letrinha que ele derrubou e em seguida será escrita na lousa da professora.
No quarto momento as crianças deverão ir à unidade escolar fantasiada de alguma lenda e deverão levar uma almofada e saída de praia. Em círculo na área de lazer da escola, bastante descontraídos iremos contar algumas lendas folclóricas, em seguida músicas e danças de rodas.
No quinto momento a professora levará algumas cartelas de numerais de um ao vinte, onde fará um bingo com os alunos. O aluno que tirar aquele número sorteado deverá falar em bom som e pintar a sua cartela com a cor indicada pela professora.
No último momento as crianças irão produzir com a massa de modelar o corpo humano contendo cabeça, tronco, membros superiores e membros inferiores, logo após terá a apresentação de cada boneco criado pelos alunos e no final da aula a educadora cantará a música da xuxa cabeça, ombro, joelho e pé.
3.7 Tempo para a realização do projeto
Para realização desse projeto são necessárias 20 horas, sendo assim, o referido projeto, aplicará durante 5 dias. Sendo 4 horas de relógio por dia. 
	 G4
	 4 HORAS 
	Direito da criança
	 G4
	 4 HORAS
	Trabalhar com as vogais
	 G4
	 4 HORAS
	Folclore Brasileiro 
	 G4
	 4 HORAS
	Cartelinha de números 
	 G4
	 4 HORAS
	Partes do corpo
3.8 Recursos humanos e materiais
Nessa parte do trabalho, você deverá elencar os recursos necessários para a realização do seu projeto de ensino. 
3.9 Avaliação
Nesse momento, o aluno deve propor como ele pretende avaliar as atividades realizadas pelo projeto. 
4 Considerações finais
As considerações finais compreendem o fechamento do trabalho com as indicações e/ou recomendações. Indicam como o projeto de ensino produzido pode melhorar o processo de trabalho do professor e/ou gestor. 
Dispensa-se o uso de citações bibliográficas e deve-se utilizar no máximo, duas páginas.
REFERÊNCIAS
SOBRENOME, Nome do autor. Título da obra. Edição. Cidade: Editora, Ano de Publicação. 
APÊNDICES
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados.
ANEXOS
ANEXO A – Título do anexo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando