Buscar

A2 Sistema Esquelético

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Vanessa Silva | Anatomia Humana |
Sistema Esquelético
Funções:
· Proteção dos órgãos vitais
· Sustentação e conformação
· Armazenamento de minerais e íons
· Sistema de alavancas
· Hematopoese
Tipos de Esqueleto
Esqueleto articulado: União entre os ossos podem ser natural, através dos próprios ligamentos e cartilagens dissecadas ou uma união artificial através de peças metálicas ou ainda uma união mista quando se usam os dois processos
Esqueleto desarticulado: Todos os ossos isolados uns dos outros
Divisão do Esqueleto
Esqueleto Axial: é constituído pelos ossos que formam o longo eixo do corpo humano: ossos da cabeça, da coluna vertebral, e do tronco. Totalizando 80 ossos
Esqueleto Apendicular: Está representando pelos ossos que formam o arcabouço dos membros superiores e inferiores. Incluem o cíngulo e a parte livre. Constituído por 126 ossos
OBS: Cíngulo do Membro Superior (escapula e clavícula). Cíngulo do Membro Inferior (Sacro e quadril)
Número de Ossos
No indivíduo adulto o número de ossos equivale a 206 ossos
O número de ossos pode variar de acordo com os seguintes fatores:
· Fator etário: na infância a subdivisão de alguns ossos determina um número maior de peças no esqueleto da criança quando comparado ao adulto, já na idade senil, a fusão (através de sinostoses) que acontece, principalmente, entre os ossos da calota craniana, vai gradativamente diminuindo o número de ossos no esqueleto.
· Fator individual: compreende uma situação que ocorre em um único indivíduo, alterando o número de ossos no seu esqueleto, como por exemplo, a persistência da sutura frontal no adulto, subdividindo o osso em dois, ou a presença de ossos extranumerários.
· Critérios de Contagem: Tem anatomistas que não incluem os ossículos da orelha média
Classificação dos Ossos
A principal forma de classificar os ossos leva em consideração, o comprimento, largura, e espessura dos mesmos, considerando também as relações entre estas dimensões e a sua influência na determinação da forma do osso. Assim são classificados os seguintes grupos:
Ossos Longos: neste grupo há o predomínio do comprimento sobre as outras dimensões. São constituídos por um corpo (diáfise) com uma escavação central, o canal medular; e duas extremidades, as epífises. Excluindo-se a escápula, o osso do quadril, patela, e os ossos do carpo e tarso, todos os demais ossos do esqueleto apendicular dos membros superior e inferior, são ossos longos. Todos os ossos longos são divididos em três partes, o corpo, e duas extremidades dilatadas, as epífises, uma proximal e outra distal. Durante o período de crescimento (ossificação não se completou), entre as epífises e o corpo encontramos um disco de cartilagem, o disco epifisial (cartilagem epifisal); esta é a região do osso onde encontramos a denominada metáfise. No centro do corpo encontramos uma escavação: a cavidade medular.
Ossos Curtos: Observamos que existe um equilíbrio nas três dimensões. Apresentam uma forma que lembra um cubo. Ex. ossos do carpo e do tarso
Ossos Planos: Há o predomínio do comprimento e da largura sobre a espessura. São ossos bastante delgados. Ex. ossos do crânio
Alguns ossos do esqueleto, em razão de suas particularidades morfológicas ou de exigências funcionais, apresentam uma forma incompatível com os grupos antes descritos, havendo então a necessidade do aparecimento de novos grupos:
Ossos Irregulares: são ossos envolvidos com funções altamente elaboradas. Sua morfologia complexa é o resultado das exigências funcionais que sempre acompanham os ossos deste grupo. Encontramos ossos irregulares na composição da face, base do crânio (osso temporal), e coluna vertebral (vertebras). Além desses ossos também apresentam forma irregular o osso hioide, e os ossículos da orelha média.
Ossos Pneumáticos: Nestes ossos encontramos uma ou mais cavidades, denominadas seios, revestidas por mucosa, e contendo ar no seu interior. Ossos pneumáticos são encontrados no esqueleto axial da cabeça. São ossos pneumáticos: o frontal, as maxilas, etmoide, o esfenoide, e os ossos temporais. Todos ossos deste grupo se relacionam com cavidades aéreas. A maioria deles está associado à cavidade nasal, a exceção é o osso temporal que se comunica com a orelha média.
Ossos Alongados: Neles há o predomínio do comprimento sobre as outras dimensões, porém não podem ser classificados como longos, pois são achatados e não exibem canal medular. Entram na composição do arcabouço do tórax, sendo representados pelo osso esterno e pelas costelas.
Ossos Sesamoides: Apresentam forma semelhante a de uma semente, desenvolve-se a partir da substância de um tendão muscular (ossos sesamoides intratendineos), ou da cápsula de uma articulação sinovial (ossos sesamoides periarticulares). 
A maioria dos sesamoides são também supranumerários. Os ossos sesamoides são encontrados no esqueleto apendicular. A maioria dos ossos sesamoides é extranumerária, encontrados no metacarpo e metatarso. Apenas a patela (intratendineo) entra na contagem da série normal.
Há ossos que dadas as suas particularidades tem mais de uma classificação. Ex. Frontal é um osso plano e pneumático
OBS: O osso hioide não se articula com nenhum outro osso do esqueleto, está suspenso através de músculos e de um ligamento, na face anterior do pescoço, abaixo da mandíbula e acima da laringe.
Tipos de Substância Óssea
Embora os elementos constituintes sejam os mesmos nos dois tipos de substância óssea, eles dispõem-se diferentemente conforme o tipo considerado e o seu aspecto macroscópico também difere. 
· Na substância óssea compacta, as lamínulas de tecido ósseo encontram-se fortemente unidas umas às outras pelas suas faces, sem que haja espaço livre interposto. Por esta razão, este tipo é mais denso e duro. 
· Na substância óssea esponjosa, as lamínulas ósseas, mais irregulares em forma e tamanho, se arranjam de forma a deixar entre si, espaços ou lacunas que se comunicam umas com as outras e que, à semelhança do canal medular, contém medula. As lacunas entre as lamínulas ósseas são chamadas de trabéculas ósseas. 
Nos ossos longos a diáfise é composta por osso compacto externamente ao canal medular, enquanto as epífises são compostas por osso esponjoso envolto, por uma fina camada de osso compacto. 
Nos ossos planos, a substância esponjosa situa-se entre duas camadas de substância compacta. Nos ossos da calvária (abóbada ou calota craniana), a substância esponjosa é chamada de díploe.
Periósteo
Os ossos são revestidos por uma camada de tecido conjuntivo especializado, o periósteo, com exceção das superfícies articulares. Estas são revestidos por cartilagem hialina, denominada cartilagem articular
Periósteo apresenta dois folhetos: Um superficial e outro profundo, este em contato direto com a superfície óssea
Nutrição
Os ossos seja devido a sua função hematopoiética, seja pelo fato de apresentarem com um desenvolvimento lento e contínuo, são altamente vascularizado. As artérias do periósteo penetram nos ossos, irrigando-o e distribuindo-se na medula óssea. Por essa razão, desprovida do periósteo o osso deixa de ser nutrido e morre
Até os 30 anos a quantidade de osso reabsorvido é igual ao reposto. A partir daí começa um balanço negativo, causando perda de massa óssea
Ao longo da vida perde cerca de 35% de osso compacto e 50% de osso esponjoso
Cabeça
Neurocrânio (08 ossos) + viscerocrânio (14 ossos) + 6 ossiculos da audição
Pontos Craniométricos
	Ptério
	Região do crânio de encontro entre os ossos parietal, temporal, esfenoide e frontal.
	Bregma
	Encontro da sutura coronal com a sutura sagital. Participam deste ponto os ossos parietais e frontal
	Astério
	Onde se encontram o occipital, o parietal e a porção mastoidea do temporal.
	Lambda
	Na sutura sagital com a sutura lambdoide
Coluna Vertebral
Formada por cerca de 33 ossos (considerando coccígeneas com 4 vertebras)
Divisão anatômica: cervical; torácica, lombar, sacrococcígea.
· Cervical (7 vértebras isoladas)
· Torácica (12 vértebras isoladas)
· Lombar (5 vértebras isoladas).
· Sacro (5 vértebras)
· Coccígeas
3, 4, ou até 5 vértebras
Anatomia de uma vertebras padrão: Corpo vertebral é a porção anterior/ 2 pedículos/ 2 lâminas/ 7 processos (2 transverso, 1 espinhoso, 4 processos articulares (2 superiores e 2 inferiores)
· Corpo vertebral aumenta crânio-caudal 
· Porção posterior do corpo + pedículo + lâmina forma o forame vertebral (passa a medula espinhal)
· Forame intervertebral (Entre as incisuras e passa os nervos espinhais)
· Processos servem como pontos de fixação musculares permitindo movimentação
· Discos intervertebrais: anfiartrose entre dois corpos vertebrais
	
Cervicais
	Atlas: C1 (não tem corpo, nem processo espinhoso)
Axis: C2 (Presença de processo odontoide, mais forte vertebra cervical)
Proeminente: C7
Forma o esqueleto do pescoço
Menores vértebras (porque suportam menos peso)
Processo transverso com presença de forames transversários (Por onde passa as artérias vertebrais)
Forame vertebral bem desenvolvido
Processo espinhoso bifurcado, horizontal e pouco desenvolvido (C3-C6) / C7 processo espinhoso bem desenvolvido e não bifurcado, denominado de Vertebra Proeminente (não passa artérias vertebrais tendo o forame transversário pouco desenvolvido)
	
Torácicas
	Se localiza na parte superior do dorso
Se articula com as costelas através das fóveas costais (superior e inferior)
Corpo mais desenvolvido que nas cervicais
Forame vertebral pequeno e circular
Processo espinhoso bem inclinado
	
Lombares
	Corpo mais desenvolvido
Forame vertebral triangular e passa a intumescência lombar (maior que Torácica e menor que Cervical)
Processo acessório (serve como ponto de fixação para os músculos intertransversários)
Processos mamilares (ponto de fixação muscular intertransversários e músculos multifidos)
Processo espinhoso grande, horizontal e um pouco quadrado
	
Sacrais
	Formado por cinco vertebras fundidas (sacro)
Localizadas entre os ossos do quadril
Canal sacral (local onde passa a cauda equina)
Presença de quatro pares de forames (passa os nervos espinhais)
Presença de cristas sacrais mediana (fusão dos processos espinhosos)
Presença de cristas sacrais mediais (Fusão dos processos articulares)
Presença de cristas sacrais laterais (fusão dos processos laterais)
	Cóccix
	Formada pela união de 4 vértebras 
CO1 é a maior 
Vertebra Cervical Típica
C1
C2
C7
Vertebras Torácicas 
Vértebras Lombares 
Vértebras Sacro e Cóccix 
Caixa Torácica
É formada pela região torácica de coluna vertebral, osso esterno e costelas, que são em número de 12 de cada lado, sendo as 7 primeiras verdadeiras (se inserem diretamente no esterno), 3 falsas (se reúnem e depois se unem ao esterno), e 2 flutuantes (com extremidades anteriores livres, não se fixando ao esterno).
Ossos dos Membros Superiores
· Total: 64 ossos
· Ossos do Punho: Os ossos que formam o punho recebem o nome de ossos do carpo. São curtos e totalizam oito ossos, os quais estão dispostos em duas fileiras.
· Ossos da Mãos: A palma da mão possui cinco ossos chamados de ossos do metacarpo, os quais são numerados de I a V. Cada dedo possui três falanges (falange proximal, média e distal), mas o polegar possui apenas duas.
Membros Inferiores
· Total: 62 ossos
· Ossos do tarso: 07 ossos
· Metatarso: 05 ossos
· Falanges: 14 falanges
1

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais