Buscar

fisica e sociedade

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE 
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIAS
DEPARTAMENTO DE FÍSICA.
XXII ENCONTRO SERGIPANO DE FÍSICA
 Relatório apresentado à disciplina Física 
 Sociedade, turma T02, 2017.1, ministrada
 pelo professor Mario Ernesto, com
 requisito para obtenção parcial da nota.
Aluna: Lívia Leão de Souza 
São Cristovão, Dezembro de 2017
1. RESUMO 
No presente relatório foi observado o Encontro Sergipano de Física com a sua 22º edição que foi marcada por ótimas apresentações de palestras e mini cursos.
Assim alunos relacionados a física pode interagir e aprender varias coisas relacionadas as áreas.
 
2. INTRODUÇÃO
Departamento de Física da UFS
 O Departamento de Física (DFI) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi criado em 1971, oferecendo o curso de Licenciatura em Física a partir de 1972 e o Bacharelado em Física a partir de 1984. As atividades de pesquisa começaram a ser consolidadas a partir de 1985 com a efetivação do primeiro docente doutor em física. Em 1994, com o DFI contando com sete doutores em física no seu corpo docente foi criado o Núcleo de Pós-Graduação em Física que viabilizou a instalação do curso de Mestrado em Física a partir do mesmo ano. Em 30/04/2001 o NPGFI teve o mestrado reconhecido e recomendado pela CAPES de acordo com o Parecer nº 353/2001. Desde então a nota atribuída ao programa se manteve em 3. Em 15 de setembro de 2005 foi obtido o credenciamento da CAPES para a criação do Doutorado em Física, sendo o mesmo implementado em maio de 2006. Atualmente o NPGFI conta com 14 professores, todos efetivos da casa, e ostenta nota 4 na avaliação CAPES
 Departamento de Física (DFI) realiza o Encontro Sergipano de Física (Ensef), que vem sendo realizado desde 1990. O objetivo do encontro é divulgar os avanços científicos e os resultados recentes de pesquisas nas diversas áreas da Física. O evento acontece no DFI, Campus de São Cristóvão e contará com palestras e minicursos ministrados por professores e pesquisadores vinculados a instituições nacionais. Esse ano o evento foi coordenado pelo professor Rogerio e juntamente com ajuda de todo o departamento e alguns alunos como monitores.
3. OBJETIVO
Ter oportunidade de novos conhecimentos sobre a área de Física a fins através de palestras e mini cursos. 
4. METODOLOGIA 
Foi seguido um cronograma feito pela coordenação do ENSEF 2017 que foi distribuído em diversas mídias, onde as inscrições eram realizadas pelo sistema da UFS o SIGAA UFS, a partir da confirmação da inscrição os alunos se dirigiram aos locais do evento.
Como segue abaixo:
5. RESULTADOS E DISCURSÕES
Neste ENSEF participei como monitora do evento e pude participar de todo o evento no horário da tarde e noite, então posso falar facilmente de cada palestra e mini curso, mas vou me limitar em algumas palestras que ficaram marcadas este ano.
Assim como todos os eventos que o professor Marcelo Macedo participa existe um grande publico, no ENSEF não foi diferente mesmo sendo professor aposentado do DFI-SE seu trabalho não para e cada dia mas a revista que ele é responsável vem crescendo o numero de artigos e as visitas pelo SAENSE, onde ele retratou de vários exemplos onde os alunos ficaram bem intrigados.
Outra palestra que foi bastante aguardada foi a do professor Mario Everaldo professor do departamento de física que expôs suas ideias referente ao universo onde ao final rendeu uma boa discursão entre outro membro do DFI, onde cada um defendia sua ideia referente ao assunto.
Outra palestra muito aguardada foi da física Florência onde a perita criminal Fabiana mostrou que a física é muito importante em todas as áreas principalmente na área criminal usando todos os conhecimento de física para soluço de crimes sendo de transito ou criminal, onde cresceu muito o interesse sobre o assunto entre nos alunos, onde podemos perceber o trabalho realizados entres os peritos.
Por fim o mini curso sobre redação cientifica realizado pela professora Divanizia onde podemos compreender e aprender como fazer um documento cientifico de maneira correta com vários exemplos com interatividade com os presentes do curso.
 
6. CONCLUSÃO
Contudo o Encontro Sergipano de Física 2017 foi realizado com sucesso com varias palestras com interesse múltiplos, sobre varias atuações de física no nosso redor, evento de muita importância para todos que estão relacionados com a física e fora dela. 
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
http://dfi.ufs.br/pagina/9051 acessado em 04/12/2017;
http://ensef.ufsdfi.com/ acessado em 06/12/2017

Continue navegando