Buscar

QUESTÕES ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
1- Qual das afirmações a seguir pode ser depreendida sobre o texto: "Pode-se afirmar que Ética é, portanto, uma 
Doutrina Filosófica que tem por objeto a Moral no tempo e no espaço, sendo o estudo dos juízos de apreciação 
referentes à conduta humana."
- b) É totalmente correto.
2- A Ética de marcação aristotélica, ao mesmo tempo em que é devedora das marcações socrática e platônica, tem 
por objetivo descobrir o bem absoluto, denominando-o "felicidade". Aristóteles entendia que a felicidade estaria 
no exercício firme e constante da virtude no interior da ¿polis¿, isto é, nas relações sociais. Para ele, o homem 
virtuoso é aquele que mergulha no desenvolvimento integral das suas faculdades. Sendo assim, é correto 
afirmar que, para Aristóteles, a virtude é:
- O justo meio entre dois vícios extremos ¿ mediania.
3- A Hierarquia das idéias, na qual o bem ocupa o lugar supremo, foi apresentada pelo seguinte filósofo:
- Platão.
4- Segundo A. Comte, como são chamados os instintos que aproximam os indivíduos?
- Simpáticos.
5- A ética, enquanto disciplina filosófica, que investiga a natureza do agir humano, tem sua origem na Grécia 
Antiga com o surgimento da Filosofia como um saber racional, especulativo, rigoroso, totalizante etc. Nesse sentido, muitos foram os filósofos gregos que contribuíram para o desenvolvimento da ética até ser instituída no campo científico de análise. Ressalta-se, porém, que o filósofo grego mais importante para a construção desse 
¿status¿ da ética foi: 
- Aristóteles.
6- A Ética ou Filosofia Moral é a parte da filosofia que se ocupa:
- de forma científica do comportamento moral dos homens em sociedade.
7- Cada empresa tem a sua forma de tomar decisões, a sua maneira de fazer os seus negócios. Tem os seus hábitos, os seus costumes, que normalmente são identificados pelo mercado. Podemos entender que a integridade de uma empresa está intimamente ligada ao seu caráter, isto é, à sua forma de conduta, pensamento e ação que farão com que ela tenha uma imagem no mercado (identidade). Nesse sentido, a ideia de caráter de uma organização está intimamente ligada às pessoas que fazem parte dela. Contudo, do ponto de vista lógico quem imprime o caráter de uma empresa é o seguinte agente:
- Alta Direção da Empresa ¿ CEO;
8- Os pilares de integridade e transparência da organização são incentivados em uma ou mais fases da Ética 
Empresarial. Escolha a alternativa correta:
- Só na fase da informação.
9- "A legislação não pode permanecer à margem das mudanças sociais."(William J.Brennan) Através deste texto, o autor quer dizer que a legislação precisa, em relação às mudanças sociais:
- estar atenta e atualizada em relação ao contexto social.
10- De acordo com a fase 1 da ética empresarial, conhecida como Era Industrial, não podemos afirmar:
- Esta Ética Empresarial revitalizada depara-se com novos desafios, como a passagem da economia velha para a chamada nova economia e a era da informação;
11- Hoje uma pessoa pode ter acesso num só dia a um número equivalente de informações que um sujeito teria a vida inteira na Idade Média. De acordo com uma pesquisa recente feita pela Price Waterhouse, o volume de conhecimento necessário para se manter atualizado no mundo dos negócios dobra a cada ano. (...) Os cérebros se tornam verdadeiras esponjas, onde a informação entra num momento e, já descartável, é atirada ao lixo da memória, logo em seguida. As pessoas se expõem ao estresse informativo, recebendo esse bombardeio desordenado, sem ter controle sobre isso e sem saber como se proteger, ou pelo menos, como selecionar de maneira correta. O texto acima se refere a:
- Era da informação.
12- O homem moderno tem provocado frequentes desequilíbrios na natureza. A presença de poluentes na atmosfera, na água e no solo tem gerado diferentes tipos de poluição com riscos para os seres vivos e em especial para o homem. A respeito desses poluentes, podemos afirmar que: 
- Os metais pesados, como o mercúrio e o cobre, são resíduos industriais que podem ser concentrados na cadeia alimentar, prejudicando sobretudo os últimos níveis tróficos. 
14- "Cada empresa tem a sua forma de tomar decisões, a sua maneira de fazer os seus negócios. Tem os seus hábitos, os seus costumes, que normalmente são identificados pelo mercado". Essas características estão relacionadas com um dos conceitos abaixo. Assinale a alternativa CORRETA:
- Caráter empresarial.
15- Podemos dizer que a formação do caráter de uma organização está relacionada: I. às pessoas que fazem parte da empresa II. à alta direção da empresa III. ao somatório de cada componente da empresa IV. aos iniciadores da empresa Escolha abaixo a alternativa correta:
- todas estão corretas.
16- Os princípios éticos que orientam a conduta do indivíduo no ambiente de trabalho também fundamentam e solidificam a imagem de uma empresa confiável. Em relação à integridade profissional e pessoal compatível com os valores da empresa e busca por resultados, pode-se esperar a seguinte situação:
- Avaliar com autocrítica situações que podem caracterizar conflitos entre os seus interesses e os da empresa, para evitar futuros prejuízos à empresa.
17- Marque a alternativa INCORRETA. Podemos entender que a integridade de uma empresa está intimamente ligada ao seu caráter. O caráter de uma organização é formado a partir de um processo:
- hereditário.
18- A Johnson & Johnson possuía 35% do mercado de analgésicos nos Estados Unido. No final de setembro de 1982, sete pessoas morreram envenenadas após ingerir Tylenol contaminado com cianeto. A J& J agiu com prontidão: recolheu e destruiu 22 milhões de frascos.. Não quis correr o risco de comprometer sua imagem e naufragar. A J. & J não se concebia como mera fabricante de remédios... Escolha a alternativa correta. Podemos dizer que sua atitude está relacionada com:
- o caráter da empresa.
19- Qual é o capitalismo que conforma o modo europeu de entender as Empresas, induzindo-as , a agir não só com a atividade negocial, mas também com o mister de formar um grupo humano que leva adiante uma tarefa valiosa a sociedade, a de produzir bens e serviços mediante a obtenção de benefícios?
- Capitalismo Renano.
20- Gabriel conseguiu seu primeiro emprego como auxiliar administrativo na Seguradora Grandes Amigos, mas não se sente entusiasmado com suas tarefas. Comumente se atrasa, falta e não cumpre suas obrigações. Assim mesmo, a gerente de Gabriel mantém os elogios e prêmios, em uma tentativa de mudar o seu comportamento, mas o que está conseguindo é o descontentamento de sua equipe. ENADE- 2009 A atitude dessa gerente está correta? 
- Não, pois o reforço dado ao comportamento errado aumenta a probabilidade de esse comportamento ocorrer em situações semelhantes.
21- Questões relacionadas à demissão de colegas, convivência com pessoas que sofrem constantemente de agressões verbais por parte de seus chefes e situações em que erros são expostos diante de todos são algumas das situações desconfortáveis que gerentes de empresas têm de enfrentar. Com relação a esse assunto e aos dilemas éticos nas empresas e no trabalho, assinale a opção correta.
- A moral pode ser compreendida como uma ordenação de valores que orientam os posicionamentos que indivíduos expostos a situações tomam em função das decisões exigidas pelos dilemas éticos que enfrentam.
22- A dificuldade de escolher entre duas opções de decisão pode ser definido como:
- Dilema
23- As responsabilidades éticas correspondem a valores morais específicos. Valores morais dizem respeito a crenças pessoais sobre comportamento eticamente correto ou incorreto, tanto por parte do próprio indivíduo quanto com relação aos outros. Assim, pode-se dizer que:
- Valores, moral e ética se complementam.
24- "Um padre alemão decide por sua própria conta e risco proteger uma família de judeus da perseguição nazista. 
A sua casa possuía um quarto que ficava embaixo da sala. A comunicação da sala para este quarto se dava por uma passagem
secreta que, à primeira vista, parecia imperceptível. E como sobre esta passagem havia um tapete, ninguém imaginaria que ali embaixo estaria uma família. Como uma pessoa íntegra e veraz, que não mentia em hipótese alguma, o padre temia que, de alguma forma, alguém pudesse descobrir e delatar o que ele fazia. Infelizmente, um dia a Gestapo bateu à sua porta. Ao ele abrir, perguntaram à queima-roupa: Tem judeus na sua casa?" O que deveria o padre dizer? Podemos afirmar que estamos diante de um exemplo de :
- Dilema ético.
25- ¿Hoje em dia, muitos executivos tem-se discutido com muita frequência, sobre a responsabilidade social das empresas, perante todos o stakeholders , ou seja, sociedade, funcionários, acionistas e clientes.¿ Com esta constante preocupação podemos afirmar que: 
- A preocupação com os princípios éticos, valores morais e um concerto abrangente de cultura é necessária para que estabeleçam critérios e parâmetros adequados para atividades empresariais socialmente responsáveis.
26- No Brasil, uma grande diversidade biológica convive com uma grande ameaça . Qual é o nome desse Bioma?
- A Mata Atlântica;
27- Vimos em nosso conteúdo que a Ética Ambiental tem seu início marcado pelos grandes avanços tecnológicos. 
Isso significa dizer que a Ética Ambiental deve ser praticada pelas organizações visando:
- A todas as opções citadas anteriormente.
28- O objetivo desta área de investigação sobre os valores ecológicos é formar uma humanidade consciente de sua posição perante a vida no planeta Terra, orientando uma nova postura: a de preservar globalmente a natureza, sendo uma nova esperança de vida para o planeta. Os estudiosos denominaram esse campo investigado de ética:
- Ambiental.
29- "Soma total das condições que atuam sobre os organismos: fatores físico-químicos, edáficos (relacionados com o solo), climáticos, hídricos e biótipos" é a conceituação de: 
- Meio ambiente.
30- O Estudo do ambiente natural e as relações entre os organismos entre si, e com o seu meio circundante, é objeto de qual área do conhecimento? 
- Ecologia;
31- Responsabilidade social é o termo usado para descrever a forma com que as empresas respondem na Justiça sobre seus atos. PORQUE Marketing verde está relacionado a atividades destinadas a minimizar os efeitos negativos sobre o meio ambiente físico ou melhorar sua qualidade. A esse respeito, conclui-se que
- a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
32- Recurso natural é qualquer insumo de que os organismos, as populações e os ecossistemas necessitam para sua manutenção. Portanto, recurso natural é algo útil. Existe, no entanto, um envolvimento entre recursos naturais e tecnologia, uma vez que há a necessidade da existência de processos tecnológicos para utilização de um recurso, assim como recursos naturais e economia, cuja interação é evidente, uma vez que algo é recurso na medida em que sua exploração é economicamente viável. Contudo, existem limites políticos, morais, naturais etc. sobre a exploração dos recursos naturais. 
Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA que corresponda a esses limites.
- Todas as alternativas estão corretas.
33- Recurso natural é qualquer insumo de que os organismos, as populações e os ecossistemas necessitam para sua manutenção. Portanto, recurso natural é algo útil, sobre esse conceito de Recursos Naturais, podemos afirmar que: 
I. Está diretamente relacionado aos recursos tecnológicos disponíveis 
II. Não se relaciona com economia, pois é conceito de Ecologia. 
III. Sempre está relacionado à economia. 
IV. Envolve o Meio Ambiente em sua definição. 
V. Esse conceito se auto define, independente de outras variáveis. 
Estão INCORRETAS as afirmativas:
- II e V.
34- Recurso natural é qualquer insumo de que os organismos, as populações e os ecossistemas necessitam para sua manutenção. Portanto, recurso natural é algo útil. Existe, no entanto, um envolvimento entre recursos naturais e tecnologia, uma vez que há a necessidade da existência de processos tecnológicos para utilização de um recurso, assim como recursos naturais e economia, cuja interação é evidente, uma vez que algo é recurso na medida em que sua exploração é economicamente viável. Contudo, existem limites políticos, morais, naturais etc. sobre a exploração dos recursos naturais. 
Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA que corresponda a esses limites.
- Todas as alternativas estão corretas.
35- Marque a alternativa que define corretamente recurso natural:
- Recurso natural é qualquer insumo de que os organismos, as populações e os ecossistemas necessitam para sua manutenção. 
36- Na proposta do Desenvolvimento sustentável são incluídas praticas que 
I. submetem o desenvolvimento econômico à preservação ambiental. 
II. buscam a supressão das injustiças sociais. 
III. priorizam o lucro independente do custo para a natureza. 
IV. confirmam o modelo classico de desenvolvimento econômico. 
As afirmativas INCORRETAS são:
- III e IV.
37- O conceito de Desenvolvimento Sustentável pode ser atribuído... 
 I. aos riscos impostos à sobrevivencia planetária pelo homem. 
 II. à necessidade de modificação das relações humanas com a natureza. 
III. aos novos modelos econômicos para o desenvolvimento global sem custos. 
IV. à insatisfação popular com as condições ambientais. 
As afirmativas corretas são:
- I e II.
38- A Constituição Federal de 1988 preceitua em seu artigo 225: Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Estamos diante do seguinte princípio:
- desenvolvimento sustentável.
39- O Brasil é o país que possui a maior reserva de água doce do mundo. 
Todavia, as águas brasileiras estão ameaçadas. Marque a única opção que contém apenas ações prejudiciais aos nossos recursos hídricos:
- Desperdício pelo uso inadequado, desmatamento das áreas de mananciais e devastação das matas ciliares. 
40- Em um passado não muito distante, a Amazônia era conhecida como 
INFERNO VERDE. Atualmente, é vista como ECOSSISTEMA FRÁGIL, que deve ser explorado criteriosamente. Essa mudança na forma de perceber a região mostra a velocidade e a intensidade das transformações econômicas, sociais e ambientais em curso. A respeito dessas transformações, julgue os itens a seguir, verificando quais as sentenças são falsas ou verdadeiras e assinale a alternativa correta com relação ao bioma amazônico: ( ) A Amazônia tem experimentado um intenso processo de desenvolvimento; ( ) Restam apenas cerca de 5 % de sua extensão original; ( ) Abriga a maior biodiversidade do planeta; 
- a) Verdadeiro, Falso, Verdadeiro;
41- O cuidado com o meio ambiente não acontece sem a conscientização do ser humano. Para que esse processo tenha sucesso, diversas ações devem ser empregadas de forma continuada até que a sociedade o tenha assimilado por completo. Esse processo que combina conhecimento, atitudes e valores é denominado de: 
42- Educação ambiental.
43- Ações predatórias do homem agridem a natureza, de tal forma, que colocam em risco nossa própria espécie. Percebemos que, nos dias atuais, há uma preocupação maior com os graves problemas advindos da má administração do homem, no que tange aos recursos naturais do planeta. Marque a única opção que contém apenas ações prejudiciais ao meio ambiente:
- Devastação e queima de áreas florestais, utilização de combustíveis fósseis para geração de energia e pecuária extensiva.
44- A Educação Ambiental tem como meta o desenvolvimento de uma população mundial que esteja consciente e preocupada com o meio e com os problemas que lhe são associados. Mais ainda, que tenha conhecimento, habilidade, atitude, motivação e compromisso para trabalhar individual e coletivamente na busca de soluções para os problemas existentes e para a prevenção de novos problemas. Com base nisso, são objetivos da Educação Ambiental:
I - Despertar as pessoas para a importância das questões socioambientais no contexto onde elas vivem e atuam.
II - Educar, conscientizar, mobilizar e estimular as pessoas para ações concretas que visem à melhoria da qualidade ambiental e de vida. 
III - Estimular o senso crítico em relação às mudanças de comportamento necessárias à construção de uma cidadania comprometida com a sustentabilidade. Estão corretas as afirmações: 
- todas estão corretas.
45- A responsabilidade social se distingue da filantropia. Enquanto está relaciona-se ao campo individual e voluntário, aquela diz respeito à ação coletiva. Contudo, o conceito de Responsabilidade Social possui outras características. Assinale a alternativa INCORRETA quanto aos elementos definidores do significado de Responsabilidade Social.
- Prescinde de gerenciamento.
46- Até quando (Gabriel Pensador - Composição: Gabriel o Pensador; Itaal Shur; Tiago Mocotó) 
"Até quando você vai ficar usando rédea Rindo da própria tragédia? Até quando você vai ficar usando rédea Pobre, rico ou classe média? Até quando você vai levar cascudo mudo? Muda, muda essa postura Até quando você vai ficando mudo? Muda que o medo é um modo de fazer censura"
 Pela letra da música podemos identificar como comportamento esperado:
- maior engajamento do cidadão e das empresas com as questões sociais, projetos e instrumentos promovedores de mudança na comunidade;
47- De acordo com nosso conteúdo, a organização americana Business for Social Responsability ( Negócios para Responsabilidade Social) o exercício da responsabilidade social por parte de uma empresa inclui:
- Diretos ambientais, trabalhistas, fiscais, sociais e dos consumidores.
48- Marque a única opção que podemos afirmar ser uma das características da 
Responsabilidade Social:
- b) É um exercício de cidadania;
49- A ISO 14000 trata especificamente sobre que tema?
- Proteção do Meio ambiente.
50- Considera-se como marco inicial efetivo da regulamentação da questão ambiental nas empresas:
- a publicação das normas internacionais de proteção ambiental ISO 14000.
51- Os certificados de gestão ambiental da série ISO 14000 atestam a responsabilidade ambiental no desenvolvimento das atividades de uma organização. Para tanto, as empresas sujeitam-se a auditorias onde é verificado o cumprimento:
 I - da legislação ambiental.
II - diagnóstico atualizado dos aspectos e impactos ambientais de cada atividade. 
III - procedimentos padrões e planos de ação para eliminar ou diminuir os impactos ambientais de cada atividade. 
IV - pessoal devidamente treinado e qualificado. Estão corretas as afirmativas:
- I, II, III e IV;
52- Este certificado consiste em uma série de normas para orientação de formação de um Sistema de Gestão e certificação da segurança e saúde ocupacionais. É uma ferramenta que fornece orientações sobre as quais uma organização pode implantar e ser avaliada, com relação aos procedimentos de saúde e segurança do trabalho. O sistema de gestão proposto por tais normas pode ser integrado aos sistemas de gerenciamento ambiental e também aos sistemas de qualidade. Nesse caso, o texto refere-se ao certificado:
- OHSAS.
53- Os certificados de gestão ambiental da série ISO 14000 atestam a responsabilidade ambiental no desenvolvimento das atividades de uma organização. Para a obtenção e a manutenção do certificado ISO 14000, a organização tem que se submeter a auditorias periódicas, realizadas por uma empresa certificadora, credenciada e reconhecida pelo Inmetro e outros organismos internacionais. Nas auditorias não é verificado o cumprimento de requisitos:
- Relativos a maximização de lucros.
54- A OHSAS trata especificamente sobre que tema?
- O seu foco é a qualidade no que tange à saúde e à segurança no trabalho.
55- Na literatura científica, há um razoável consenso sobre as transformações que o mundo do trabalho atravessa no limiar do século XXI. Tais transformações caracterizam-se por: interdependência dos mercados; aceleração das inovações tecnológicas; redução do ciclo de vida dos produtos; mundialização da produção, distribuição e comercialização; redes globais de comunicação e informação; crescente conhecimento agregado na produção; redimensionamento das corporações, empresas lights, enxutas; incremento da terceirização de serviços e do trabalho autônomo. Acerca de outros aspectos que também caracterizam o processo contemporâneo de transformações no mundo do trabalho e mudanças nas organizações, assinale a alternativa CORRETA: 
- flexibilidade funcional (rodízio de atividades, polivalência) no âmbito das 
corporações. 
58- [...] Empresas e outras organizações buscam formas de comunicar o sucesso e os desafios de suas estratégias socioambientais e a coerência ética das suas operações. 
Um dos instrumentos que visam dar maior transparência às atividades empresariais e ampliar o diálogo da organização com a sociedade é o balanço social. [...] [...] O balanço social traz dados quantitativos e qualitativos que podem orientar o planejamento das atividades da empresa para o ano seguinte, além de demonstrar o andamento delas no ano anterior. Na prática, o resultado desses esforços é um documento em que a empresa mostra, para o conjunto da sociedade, o que faz por seus profissionais, pelo meio ambiente, por seus colaboradores e pela comunidade. [...] O Balanço Social e a Comunicação da Empresa com a Sociedade. Rede Ethos de Jornalistas. Versão online. São Paulo, junho de 2007. 
De acordo com os fragmentos do texto acima, está incorreto APENAS o que se afirma a respeito do Balanço Social em: 
- empresas visto que ele reflete o engajamento das empresas com os objetivos do milênio, estabelecidos no conjunto de normas da ISO série 9000.
59- O conjunto de informações sobre os projetos, benefícios e ações sociais, que é divulgado pelas empresas anualmente, com o objetivo de demonstrar o resultado da interação da empresa com o meio em que ela está inserida 
(stakeholders), é denominado?
- Balanço Social.
60- Sujeitos e organizações privadas que se comprometem com a realização de interesses coletivos e a proteção de valores supraindividuais, mediante contratos de gestão, integram:
 
- o terceiro setor.
61- Em relação ao Balanço Social da empresa podemos dizer que uma de suas funções principais é:
- Tornar pública a responsabilidade social empresarial, construindo maiores vínculos entre a empresa, a sociedade e o meio ambiente.
62- Como observa-se em nosso conteúdo, o Balanço Social abrange basicamente quatro vertentes norteadoras. Nesse sentido, assinale a única alternativa que está incorreta:
- Empresas e empregados voltados para lucros e produção de bens de consumo.
63- A Ética ou Filosofia Moral é a parte da filosofia que se ocupa:
- de forma científica do comportamento moral dos homens em sociedade.
64- O homem, no seu cotidiano, vive diante de muitos problemas tais como: 1 - devo sempre dizer a verdade ou existem ocasiões em que posso mentir? 2 - Devo ajudar um amigo em perigo, mesmo correndo risco de vida? 3 
Será que posso mentir para conquistar meu cliente? Nesse sentido, é correto asseverar que tais preocupações são objetos de investigação da: 
- Filosofia Moral ou Ética;
65- Em nosso conteúdo afirma-se que caráter é um traço da personalidade do indivíduo que denota sua forma de agir, seus valores e seus princípios. Assim sendo, de acordo com o texto o caráter de uma organização deve ser entendido como algo que a torna única em meio às demais existentes no mercado e ele é formado a partir:
- Do somatório do caráter de todos os componentes humanos da organização.
66- Os princípios éticos que orientam a conduta do indivíduo no ambiente de trabalho também fundamentam e solidificam a imagem de uma empresa confiável. Em relação à integridade profissional e pessoal compatível com os valores da empresa e busca por resultados, pode-se esperar a seguinte situação:
- Avaliar com autocrítica situações que podem caracterizar conflitos entre os seus interesses e os da empresa,
para evitar futuros prejuízos à empresa.
67- Imagine a seguinte situação: Um funcionário deixa de entregar um produto dentro do prazo estabelecido com o cliente por entender que só deve fazê-lo quando tiver absoluta certeza que o produto está dentro do padrão de qualidade desejado. Ao saber desse fato, seu chefe lhe repreende dizendo que nessa empresa os prazos são honrados custe o que custar. Diante desse caso, podemos dizer que:
- Há um conflito de valores.
68- Tanto no sentido abstrato de TER VALOR quanto no sentido concreto de SER UM VALOR, a noção é a de um atributo das coisas que consiste em merecerem mais ou menos estima por parte de um indivíduo ou de um grupo (serem desejadas), ou que consiste em satisfazerem elas um certo fim (serem úteis), onde podemos concluir que: 
- O Valor é pessoal, cada um de nós tem uma percepção própria de Valor.
69- Podemos definir meio ambiente como:
- a soma total das condições que atuam sobre os organismos: fatores físico-químicos, edáficos, climáticos, hídricos e bióticos. 
70- Qual das afirmações a seguir pode ser depreendida sobre o texto: "Pode-se afirmar que Ética é, portanto, uma Doutrina Filosófica que tem por objeto a Moral no tempo e no espaço, sendo o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana." 
- b) É totalmente correto. 
71- Da leitura do fragmento de texto apresentado a seguir: No limiar da era virtual, com o advento da linguagem digitalizada, o processo da comunicação será sempre alterado. Mas o caráter bom ou mau do ser humano será o mesmo. (CONY, Carlos Heitor, Jornal Folha de São Paulo. Junho de 2007. p. 16). Pode-se inferir que:
- o caráter do homem independe do advento da linguagem digitalizada. 
72- As três fases da Ética Empresarial são (escolha a alternativa correta):
- Industrial - Pós-industrial - da Informação.
73- Na década de 70, segundo Cortina surgem novas razões para o fortalecimento da Ética Empresarial, segundo a professora Adelia 
Cortina, o que foi preciso criar nas Empresas para restabelecer a credibilidade das mesmas, após os múltiplos escândalos ocorridos nessa década, onde se inclui o de Watergate?
- Criação de capital social e de redes de confiança.
74- O fato de que nas Empresas a construção do Caráter da mesma estar ligado as pessoas que fazem parte da mesma, Quem terá influencia decisiva na formação desse caráter?
- O CEO;
75- Leia com atenção as afirmações abaixo sobre marketing e caráter. Escolha a alternativa correta:
- A formação do caráter de uma empresa é o resultado do somatório do caráter daqueles que fazem parte dela
76- A partir dos conteúdos da aula 4, pode-se concluir que DILEMA é a:
- A difícil escolha entre duas opções.
77- Sobre o direito à privacidade, podemos afirmar:
- O direito à privacidade garante que vida privada das pessoa é inviolável, salvo quando uma ação praticada ganhe relevância pública.
78- Qual é o autor da Teoria que consiste em pensar o homem como todos os outros seres viventes - em constante evolução.
- Teoria de Darwin.
79- A empresa Química F & A havia sido multada diversas vezes por não cumprir as exigências técnicas quanto aos níveis de gases tóxicos emitidos na atmosfera. Preocupada com a imagem negativa que havia produzido junto à comunidade local e sob risco de fechar as portas pela incidência em crime ambiental, os diretores da empresa resolveram adequar-se às normas ambientalmente corretas. Além disso, promoveram diversas ações junto à comunidade local, recuperando áreas degradadas pelos poluentes emitidos pela empresa e, ainda, iniciaram o patrocínio regular de projetos ambientais realizados por alunos da escola pública local. 
Após esse conjunto de ações, a empresa teve sua imagem reconstruída, recebeu do Conselho Nacional de Defesa Ambiental o "Selo Verde" como reconhecimento de práticas ambientalmente corretas. Seus produtos passaram a ser comercializados em todo o território nacional e a certificação ambiental serviu ainda como critério de escolha dos seus produtos por clientes preocupados com a questão ambiental, o que alavancou significativamente os negócios da empresa. Sobre esse tema, leia as afirmativas abaixo e assinale a única alternativa que corresponde corretamente a análise do caso da empresa Química F & A.
- As organizações visam o lucro, mas isso não impede que os meios usados sejam socialmente responsáveis e ambientalmente sustentáveis e, é por esse motivo, que as ações empreendidas pela empresa Química F & A são enquadradas no conceito de Responsabilidade Social.
80- Sobre Valor, qual foi o filosofo que disse ¿ O Homem é a medida de todas as coisas?
- Protágoras.
81- Em qual Era da Ética Empresarial, surge com ímpeto o tema da ética dos negócios:
- Era da Comunicação.
82- Empresa é uma sociedade organizada para desenvolvimento de produtos (bens ou serviços) tendo como principal objetivo o lucro. No contexto do Direito Trabalhista pode-se definir empresa como uma organização do capital e do trabalho empenhada em atividade ________________.
- b) Econômica;
83- Cada empresa tem sua forma de tomar decisões, seus hábitos, os seus costumes, que normalmente são identificados pelo mercado como fazendo parte do caráter da empresa. Escolha a alternativa que NÂO faz parte diretamente do processo de formação do caráter da empresa:
- um bom programa de marketing.
84- No mundo corporativo é ético interferir na privacidade dos colaboradores quando os interesses públicos estão em questão. Sobre essa afirmação é correto afirmar que:
- é verdadeira, pois o público relativiza o privado.
85- As responsabilidades tipificadas pelo campo moral correspondem aos valores necessariamente bons. Os valores morais dizem respeito a crenças sobre o comportamento correto ou incorreto, tanto por parte do indivíduo como em relação aos outros. Nesse caso, assinale a alternativa que corresponde CORRETAMENTE à disciplina filosófica que se preocupa com o quotidiano moral dos indivíduos:
- Ética.
86- A deterioração do meio ambiente é consequência de atitudes negligentes do ser humano contra a natureza, são elas as queimadas, o desmatamento, o tráfico e o comércio ilegal de animais, a poluição veicular e industrial e a guerra. Este é um exemplo de:
- Degradação do meio ambiente.
87- O conceito que segue = É o conjunto de plantas de uma determinada região ou período geológico vinculados a um táxon botânico, em um significado em ecologia, qual é o nome desse elemento ecológico?
- Flora.
88- Na atualidade, ninguém mais discute se o estudo sobre a ética é ou não relevante para uma nova geração de indivíduos preocupados com o bem comum. Sua importância é tão óbvia como crucial. 
Nesse sentido, é correto afirmar que a ética como reflexão sobre o agir humano é uma disciplina:
- Filosófica.
89- De acordo com a Teoria Kantiana ( Kant, filósofo alemão do século XVIII), "não devemos mentir jamais." 
Esta teoria deve ser seguida por todos os indivíduos, sem exceção?
- Sim, Immanuel Kant ( 1724-1804) estabelece a necessidade de se identificar racionalmente "leis morais" que devem ser seguidas sempre pelos indivíduos, independentemente das circunstâncias.
90- Moral é uma palavra portuguesa que tem sua origem no latim cujo termo é ¿moralis¿, isto é, tudo que for relativo aos ¿mores¿ que, por sua vez, significa usos e costumes. Nesse caso, moral está associada ao procedimento de justiça, honestidade, probidade, integridade etc. O indivíduo que age moralmente é aquele que se conforma às regras baseadas nos bons costumes dados pelo grupo social, pela categoria profissional, pela corporação e pela ideia de correto posta pela sociedade num determinado tempo histórico. Portanto, segundo nossas aulas, é correto afirmar que a ética difere da moral por ser:
- Uma disciplina filosófica cujo fim é investigar as condições do agir humano, distinguindo o certo do errado, voltada para a reflexão dos sentidos de justiça, liberdade, amizade etc.
91- A discussão sobre a relação
entre ética e moral proporciona uma grande discussão registrada em uma longa lista de bons livros. Portanto, a partir das lições contidas na aula 01, pode-se afirmar que tal relação resume-se da seguinte forma:
- A Moral é o agir livre e conscientemente em conformidade com os valores contemplados pela sociedade contemporânea, a Ética é a orientadora e avaliadora dos atos morais, em conformidade com os valores contemplados pela sociedade, onde esses atos são realizados.
92- Sobre a moral e a ética, assinale a alternativa INCORRETA:
- A ética é a conduta costumeira, já a moral é a parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, disciplinam e orientam a conduta humana.
93- Qual foi a obra que Adam Smith, escreveu antes da sua famosa e importante obra Riqueza das Nações, onde ressalta que, além do lucro de uma empresa, existem outros valores e sentimentos que envolvem a atividade econômica.
- Teoria dos Sentimentos Morais.
94- Segundo Cortina , novas razões surgem para o fortalecimento da Ética Empresarial na década de 70, aponte duas dessas razões.
- A Criação de capital social e de Redes de Confiança.
95- Sabemos que a Ética empresarial tem 3 fases: Era industrial, era pós-industrial e era da informação. 
Características tais como integridade e transparência fazem parte, principalmente, de uma ou mais fases. Assinale a alternativa correta:
- Era da informação.
96- A ética empresarial fortalece uma empresa, melhorando a sua reputação e tendo também um impacto positivo nos seus resultados. Uma empresa que cumpra determinados padrões éticos vai crescer, e vai favorecer a sociedade, os seus fornecedores, clientes, funcionários, sócios e até mesmo o governo. A ética empresarial é uma prática essencial de uma empresa, assim como a responsabilidade social e responsabilidade sócio-ambiental.¿ Podemos afirmar que :
- Um dos grandes benefícios da ética empresarial é que ela é reconhecida e valorizada pelo cliente, sendo estabelecida uma relação de confiança.
97- Grandes contribuições deram Adam Smith e Max Weber na era industrial quando asseveraram existir uma conexão entre ética e empresa, entendendo que o sucesso empresarial dar-se-ia quando a organização dentro do seu bojo abarcasse condições legais e morais: Podemos afirmar que: A mais famosa, e importante obra de Max Webber, que trata inclusive de questões mencionadas no texto acima é:
- A Ética protestante e o espírito do capitalismo.
98- Quem foi que chamou a atenção para a exigência cada vez maior advinda de uma ética cívica, configurada pelos valores compartilhados dentro de uma sociedade pluralista. 
- Adelia Cortina.
99- Valores tais como, fidelidade, sinceridade e autenticidade, a fim de preservarem o coletivo são essenciais a qual tipo Ética?
- Ética Empresarial.
100- Não podemos considerar como uma empresa-cidadã, aquela que:
- Utiliza materiais que agridam o meio ambiente;
101- Qual é o filósofo que define o caráter de conformidade com a sua definição de causa.?
- Kant.
102- E mpresa é uma sociedade organizada para desenvolvimento de produtos (bens ou serviços) tendo como principal objetivo o lucro. No contexto do Direito Trabalhista pode-se definir empresa como uma organização do capital e do trabalho empenhada em atividade ________________. 
- b) Econômica;
103- Cada empresa tem sua forma de tomar decisões, seus hábitos, os seus costumes, que normalmente são identificados pelo mercado como fazendo parte do caráter da empresa. Escolha a alternativa que 
NÂO faz parte diretamente do processo de formação do caráter da empresa:
- um bom programa de marketing.
104- Toda empresa tem característica próprias, formas de agir, tomar decisões, costumes e formas de negociações,que geralmente são identificados pelo mercado como fazendo parte do caráter da empresa. Dentre as alternativas, assinale a que está relacionada diretamente no processo de formação do caráter da empresa.
- Somatório de cada componente da empresa, os iniciadores da empresa e a alta direção da Empresa.
105- Leia com atenção as afirmações abaixo sobre marketing e caráter. Escolha a alternativa correta:
- A formação do caráter de uma empresa é o resultado do somatório do caráter daqueles que fazem parte dela
106- Marque a única alternativa incorreta Naturalmente há novos desafios para o gestor das organizações conscientes. Ele passa a ter que conciliar qualidades de difícil congruência entre si, tais como:
- ser competitivo e individualista;
107- ENADE 2012 -"É ou não ético roubar um remédio cujo preço é inacessível, a fim de salvar alguém, que, sem ele, morreria? Seria um erro pensar que, desde sempre, os homens têm as mesmas respostas para questões desse tipo. Com o passar do tempo, as sociedades mudam e também mudam os homens que as compõem. Na Grécia Antiga, por exemplo, a existência de escravos era perfeitamente legítima: as pessoas não eram consideradas iguais entre si, e o fato de umas não terem liberdade era considerado normal. Hoje em dia, ainda que nem sempre respeitados, os Direitos Humanos impedem que alguém ouse defender, explicitamente, a escravidão como algo legítimo. Com relação a ética e cidadania, avalie as afirmações seguintes.
I. Toda pessoa tem direito ao respeito de seus semelhantes, a uma vida digna, a oportunidades de realizar seus projetos, mesmo que esteja cumprindo pena de privação de liberdade, por ter cometido delito criminal, com trâmite transitado e julgado. 
II. Sem o estabelecimento de regras de conduta, não se constrói uma sociedade democrática, pluralista por definição, e não se conta com referenciais para se instaurar a cidadania como valor. 
III. Segundo o princípio da dignidade humana, que é contrário ao preconceito, toda e qualquer pessoa é digna e merecedora de respeito, não importando, portanto, sexo, idade, cultura, raça, religião, classe social, grau de instrução e orientação sexual." É correto o que se afirma em:
- I, II e III.
108- O ser humano no seu dia a dia está sempre diante de dilemas e valores como: deve mentir para ajudar um amigo em perigo? Devo sempre dizer a verdade ou existem situações em que posso mentir? Será que é correto tomar tal atitude? É correto mentir para conquistar um cargo na empresa? Posso mentir para conquistar o meu cliente? Diante dos questionamentos do enunciado acima podemos dizer que esta é uma questão:
- ÉTICA.
109- Gabriel conseguiu seu primeiro emprego como auxiliar administrativo na Seguradora Grandes Amigos, mas não se sente entusiasmado com suas tarefas. Comumente se atrasa, falta e não cumpre suas obrigações. Assim mesmo, a gerente de Gabriel mantém os elogios e prêmios, em uma tentativa de mudar o seu comportamento, mas o que está conseguindo é o descontentamento de sua equipe. ENADE- 2009 A atitude dessa gerente está correta?
- Não, pois o reforço dado ao comportamento errado aumenta a probabilidade de esse comportamento ocorrer em situações semelhantes.
110- A pós um acidente ecológico. A empresa EXXON, decidiu submeter seus funcionários a exames de detecção do uso de drogas e álcool orientado sua filiais, respeitarem as leis de cada país. A decisão teve por objetivo:
- Garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro para seus empregados.
111- Os cientistas afirmam que a soma total das condições que atuam sobre os organismos como fatores físico-químicos, edáficos, climáticos, hídricos e bióticos formam o que denomina-se de:
- O meio ambiente.
112- Luz, temperatura, umidade, vento, estrutura e textura do solo, nutrientes e organismos, altitude, latitude, correntes marinhas e rede hidrográfica, interações entre vegetais, animais e microorganismos, pressão hidroestática, luminosidade, salinidade, oscilação das marés, agricultura e aquicultura, pecuária, erosão são conderados:
- Fatores ecológicos.
113- O conjunto de organismos de uma mesma espécie que ocupa uma determinada área, mantendo intercâmbio de informação genética, é a definição de:
- População.
114- A economia tem se valido
dos recursos naturais de maneira bastante evidente. Assim, para que seja considerada como recurso a exploração de algo deve ser:
- Economicamente viável.
115- O relacionamento dos homens com os elementos da natureza estão sendo profundamente modificados sob pena de um colapso na sobrevivência planetária. Essa situação fez surgir o conceito de:
- Desenvolvimento sustentável. 
116- Consideramos como biomassa todo recurso renovável que provém de matéria orgânica, de origem vegetal ou animal e tem por objetivo a produção de energia. Assinale a ÚNICA fonte de energia, dentre as abaixo citadas, que não pode ser considerada biomassa:
- Petróleo.
117- Em relação ao conceito de Ética Ambiental podemos dizer que:
- É um conceito que amplia o conceito de ética, enquanto forma de agir do homem em seu meio social, pois se refere também à sua maneira de agir em relação à natureza.
118- O conceito de desenvolvimento sustentável retira a prioridade do______________ tão notável no modelo clássico de desenvolvimento e transfere-a para a questão ______________. A opção que torna a afirmativa verdadeira é
- Fator econômico / social e ambiental.
119- É comprovável que os recursos naturais são cada vez mais escassos. Os motivos dessa escassez são identificáveis nos estudos da Ecologia. Verifique nas opções abaixo aquela que pode explicar corretamente essa escassez.
- a renovação não acontece no mesmo ritmo em que são extraídos tais recursos.
120- O fato de não ter sido levado em conta a questão ecológica nas últimas décadas, gerou aberrações. O uso de elementos extremamente tóxicos como recursos naturais é um triste exemplo. Cite dois exemplos
- Mercúrio e Chumbo;
121- O conceito de Desenvolvimento Sustentável pode ser atribuído...
 I. aos riscos impostos à sobrevivencia planetária pelo homem.
 II. à necessidade de modificação das relações humanas com a natureza.
III. aos novos modelos econômicos para o desenvolvimento global sem custos.
IV. à insatisfação popular com as condições ambientais.
As afirmativas corretas são:
- I e II.
122- No Brasil, a Mata Atlântica é o segundo bioma mais ameaçado de extinção do planeta. Para se ter uma ideia da dimensão do problema, somente as florestas de Madagascar estão mais ameaçadas. 
Apesar disso, a Mata Atlântica ainda mantém índices altíssimos de biodiversidade (um dos maiores do mundo). Uma grande diversidade biológica convive com uma grande ameaça. As ações predatórias do homem que agridem a natureza e colocam em risco:
- A sobrevivência da vida no planeta.
123- Um fenômeno cujas consequências vêm preocupando os especialistas em todo o mundo é o aumento da temperatura média dos oceanos e do ar na proximidade da superfície da Terra que, alertam os cientistas e os ambientalistas, poderá causar problemas tremendos ao meio ambiente e trazer riscos à própria vida do homem em nosso planeta. Esse fenômeno é conhecido como:
- aquecimento global.
124- O desenvolvimento sustentável visa atender as necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades. Esta afirmação advém do fato de que:
- Muitos recursos naturais são finitos e as depredações causadas pelo homem podem ser irreversíveis.
125- O avanço do atual modelo de civilização responde por profundos impactos no ambiente natural, além de tensões e outras ameaças. Abaixo apresentamos algumas explicações compatíveis, porém entre elas há uma que é um claro equívoco, assinale-a:
- esgotamento do solo e contaminação da água são na verdade o que explica o acelerado aumento da criminalidade e outras formas de violência urbana.
126- Ações predatórias do homem agridem a natureza, de tal forma, que colocam em risco nossa própria espécie. Percebemos que, nos dias atuais, há uma preocupação maior com os graves problemas advindos da má administração do homem, no que tange aos recursos naturais do planeta. Marque a única opção que contém apenas ações prejudiciais ao meio ambiente:
- Devastação e queima de áreas florestais, utilização de combustíveis fósseis para geração de energia e pecuária extensiva. 
127- Ações predadoras do homem agridem a natureza de tal forma que colocam em risco a própria espécie humana. Na atualidade, há uma divulgação maior dos graves problemas advindos dos males feitos pelo homem ao planeta. Nos dias atuais,as organizações que não investem no social e no ambiental, tendem a:
- DESAPARECER DO MERCADO.
128- A falta de tratamento de aguas pluviais, da coleta seletiva de lixo, do lançamento de dejeto nas galerias , provocam um dano no meio ambiente, conhecido por:
- Poluição ambiental.
129- O homem moderno tem provocado frequentes desequilíbrios na natureza. A presença de poluentes na atmosfera, na água e no solo tem gerado diferentes tipos de poluição com riscos para os seres vivos e em especial para o homem. A respeito desses poluentes, podemos afirmar que:
- Os metais pesados, como o mercúrio e o cobre, são resíduos industriais que podem ser concentrados na cadeia alimentar, prejudicando sobretudo os últimos níveis tróficos. 
130- Peter Drucker foi quem melhor identificou o surgimento do novo Terceiro Setor, caracterizando-o como nova esfera econômica, denominada economia social. Assinale a alternativa INCORRETA: 
- O Terceiro Setor se refere à empresas que investem em projetos sociais com a finalidade de obtenção do lucro.
131- Sobre o tema responsabilidade social no Brasil, é correto afirmar que:
- o surgimento de órgãos e entidades relacionados ao tema denota uma valorização crescente deste.
132- Um empresa que assume um compromisso com a Responsabilidade social precisa rever seus processos e modelo de gestão, de modo a alinhar suas ações ao discurso. Neste sentido, assinale a alternativa correta: 
O 
- Uma empresa que assume compromisso com a Responsabilidade Social não visa somente o lucro.
133- Hoje em dia, muitos executivos tem-se discutido com muita frequência, sobre a responsabilidade social das empresas, perante todos o stakeholders , ou seja, sociedade, funcionários, acionistas e clientes.¿ Com esta constante preocupação podemos afirmar que:
- necessária para que estabeleçam critérios e parâmetros adequados para atividades empresariais socialmente responsáveis.
134- Consideram-se características da organização do Terceiro Setor:
- Gestão própria e trabalho voluntário.
135- As ______________________monitoram as atividades ambientais, trabalham para aprovar e fortalecer leis ambientais e trabalhar com as corporações a fim de encontrar soluções para os problemas ambientais. Qual alternativa abaixo completa a frase?
- ONGs.
136- Segundo nosso conteúdo, a sociedade foi se estruturando para garantir segurança, dignidade e qualidade de vida nos ambientes empresariais. Para isso, foram criados padrões (ISO Padrões Internacionais ) normas (NBR Normas Brasileiras) recomendações (SA Responsabilidade Social) indicadores (OSHAS indicadores para a avaliação da higiene e segurança no trabalho). Todos estes instrumentos foram criados para:
- Estabelecer padrões internacionais de comportamento organizacional.
137- Sobre a OHSAS 18001 é INCORRETO afirmar que:
- é aplicável somente em empresas de médio e grande, independente do grau de risco.
138- Observa-se em nosso conteúdo, que a principal atividade da ISO é elaborar padrões para especificações e métodos de trabalho em várias áreas de conhecimento da sociedade. Nesse caso, se destaca a NBR 16000 com seu conceito de qualidade a partir das características abaixo. 
Portanto, assinale a alternativa que se encontra incorreta face ao conceito dessa norma:
- Incentivar protestos populares a favor da desregulamentação dos conflitantes sobre produtos e serviços em diferentes países, facilitando o intercâmbio comercial.
139- Desde o início do processo de industrialização, há uma preocupação com a padronização, a produtividade e a qualidade. Ao estudarmos Administração, percebemos a contribuição de muitos
estudiosos que, ao longo da história, tiveram a preocupação de melhorar as condições de trabalho, aumentando a produtividade e mantendo a qualidade. A preocupação com a qualidade levou, por volta de 1947, o surgimento da entidade denominada:
- ISO - Organização Internacional de Padronização.
140- A fundação da ISO consistiu no grande avanço da relação entre produtividade e qualidade. Para tanto, buscou-se um sistema qualitativo de âmbito internacional. Nesse caso, a principal atividade da ISO (Organização Internacional de Padronização) é elaborar:
- Padrões para especificações e métodos de trabalho em várias áreas de conhecimento da sociedade.
141- Uma empresa que se propõe garantir a qualidade de seus produtos pela padronização de seus métodos de trabalho; que objetiva diminuir qualquer impacto que provoque no meio ambiente; que mantenha condições dignas de trabalho e respeito aos direitos dos trabalhadores, pode pleitear, respectivamente:
- ISO 9000, ISO 14000, SA 8000.
142- O que é melhoria contínua?
- Programa onde podemos verificar, no sistema integrado, a proposta de redução dos impactos ambientais, redução de acidentes e incidentes, além de demais indicadores numa empresa.
143- Analisando o compromisso da empresa cidadã "é necessário que ela invista no bem estar dos seus funcionários e dependentes e num ambiente de trabalho saudável, além de promover comunicações transparentes, da retorno aos acionistas, assegurar sinergia com seus parceiros e garantir a satisfação dos seus clientes e/ou consumidores." Podemos afirmar que :
- Empresa cidadã é reconhecida pela excelência da sua atuação na área social ganha a confiança e respeito e a admiração dos consumidores.
144- N a literatura científica, há um razoável consenso sobre as transformações que o mundo do trabalho atravessa no limiar do século XXI. Tais transformações caracterizam-se por: interdependência dos mercados; aceleração das inovações tecnológicas; redução do ciclo de vida dos produtos; mundialização da produção, distribuição e comercialização; redes globais de comunicação e informação; crescente conhecimento agregado na produção; redimensionamento das corporações, empresas lights, enxutas; incremento da terceirização de serviços e do trabalho autônomo. Acerca de outros aspectos que também caracterizam o processo contemporâneo de transformações no mundo do trabalho e mudanças nas organizações, assinale a alternativa CORRETA:
- A ultraespecialização vem evoluindo para a multiqualificação e a especialização flexível na execução de novas tarefas, criando condições operacionais para a flexibilidade funcional (rodízio de atividades, polivalência) no âmbito das corporações.
145- Empresas e outras organizações buscam formas de comunicar o sucesso e os desafios de suas estratégias socioambientais e a coerência ética das suas operações. Um dos instrumentos que visam dar maior transparência às atividades empresariais e ampliar o diálogo da organização com a sociedade é o Balanço Social. Ele traz dados quantitativos e qualitativos que podem orientar o planejamento das atividades da empresa para o ano seguinte, além de demonstrar o andamento delas no ano anterior. Na prática, o resultado desses esforços é um documento em que a empresa mostra, para o conjunto da sociedade, o que faz por seus profissionais, pelo meio ambiente, por seus colaboradores e pela comunidade. Texto adaptado. 
Fonte: O Balanço Social e a Comunicação da Empresa com a Sociedade. Rede Ethos de Jornalistas. Versão online. São Paulo, junho de 2007. 
Em conformidade com o texto acima, à respeito do Balanço Social, está incorreto APENAS o que se afirma em:
- Em resumo, o balanço social é um instrumento para dar suporte aos projetos das empresas visto que ele reflete o engajamento das empresas com os objetivos do milênio, estabelecidos no conjunto de normas da ISO série 9000.
146- Quando uma empresa investe em processos sustentáveis, está seguindo que vertente do balanço social?
- Empresa e meio ambiente.
147- De acordo com nosso conteúdo, o Balanço Social é muito mais do que uma peça contábil. Ele é um instrumento de gestão. Isto porque ele evidencia para o mercado como a organização trabalha as suas relações com:
- Funcionários, meio ambiente, governo e sociedade.
148- Hoje, o balanço social deve contemplar diversos aspectos. Entretanto, no seu início, os estudos que foram feitos em universidades focavam:
- A diminuição da violência e a melhoria da relação das empresas com os consumidores.
149- O conceito de valor: ¿O valor de um homem é o preço que se paga para ter o poder.¿ foi sentenciado por qual autor?
- Hobbes.
150- "O homem se tornou lobo para o homem, porque a meta do desenvolvimento industrial está concentrada num objeto e não no ser humano. A tecnologia e a própria ciência não respeitaram os valores éticos e, por isso, não tiveram respeito algum para o humanismo. Para a convivência. Para o sentido mesmo da existência. Na própria política, o que contou no pós-guerra foi o êxito econômico e, muito pouco, a justiça social e o cultivo da verdadeira imagem do homem. Fomos vítimas da ganância e da máquina. Das cifras. E, assim, perdemos o sentido autêntico da confiança, da fé, do amor. As máquinas andaram por cima da plantinha sempre tenra da esperança. E foi o caos." ARNS, Paulo Evaristo. Em favor do homem. Rio de Janeiro: Avenir, s/d. p.10. De acordo com o texto, pode-se afirmar que: 
- o desenvolvimento tecnológico e científico não respeitou o humanismo.
151- "Caracteres somáticos adquiridos pelo indivíduo sob a ação de fatores ambientais e que não se tornam hereditários. Fatores que distinguem uma espécie de outra ou de todas as outras do mesmo gênero.". Estamos diante: 
- caráter;
152- O exercício pleno da cidadania implica na existência de um cenário caracterizado pelo respeito aos direitos fundamentais do homem, isto é, onde haja a capacidade de se sonhar com a realização dos projetos pessoais e coletivos. Desse modo, pensar a cidadania, é compatível com:
- o respeito a dignidade do ser humano, por meio do estabelecimento de condições mínimas de vida e desenvolvimento da personalidade humana.
153- Um funcionário que utilize os computadores da empresa para visitar alguns sites específicos pode colocar em risco a segurança de dados e do sistema informatizado da empresa. Nesse caso, o direito à privacidade desse funcionário cessaria quando: 
- A ação praticada tivesse relevância pública.
154- Na atualidade, não se discute mais se o estudo sobre ética é ou não relevante para uma nova geração de indivíduos preocupados com o bem comum. Sua importância é tão óbvia como crucial. Nesse sentido, é correto afirmar que a ética como reflexão sobre o agir humano, ela é de natureza:
- Moral.
155- Andrelino Feitosa sempre foi muito respeitado na empresa em que trabalhava, rapidamente foi promovido por demonstrar competência e seriedade na realização do seu trabalho, além ser elogiado por ser gentil e respeitoso com seus colegas. Apesar de todas essas qualidades, não resistiu aos encantos de Wanderlina Maranhão, moça formosa, alta e encantadora. A paixão de Andrelino por Wanderlina o levou a atitude impensada, aproveitando-se de um momento a sós com sua subalterna tentou beijá-la, como houve resistência por parte da moça, Andrelino forçou-a, mas a resistência de de Wanderlina foi suficiente para livrar-se dos braços de seu chefe. 
Saiu desesperada e em prantos. O episódio chegou ao conhecimento da direção da empresa que avaliou o peso da decisão que deveria tomar:
(1) demitir Andrelino, apesar de sua competência, e manter Wanderlina no 
emprego ou 
(2) demitir Wanderlina, pagar-lhe uma indenização alta sob a promessa de seu silêncio, e manter Andrelino no emprego dado os bons resultados que ele sempre apresentou. Depois de muita reflexão, a empresa optou pela segunda alternativa. Com base nas informações acima, julgue as afirmativas e assinale a única alternativa correta.
- A seriedade e competência que inicialmente
marcaram a trajetória deAndrelino na Organização não o isentam da responsabilidade do dano moral e ético causado à sua colega, razão pela qual julga-se que a decisão dos seus diretores foi tão danosa, sob o prisma ético, quanto o mal que ele causou a Wanderlina.
156- Muitas vezes, inclusive, quando um indivíduo tem um comportamento que foge ao padrão estabelecido pela sua comunidade, dizemos que ele é considerado:
- Sem caráter.
157- Em segredo de confissão, um padre descobre que uma garota de 14 anos vem sofrendo repetidos abusos sexuais. E quem é o causador? O pai dela! A dor e o medo da garota são grandes, mas, embora o sigilo confessional proíba o sacerdote de falar ou de fazer algo, ele fica revoltado com as barbaridades que lhe foram relatadas. O caso demonstra que o sacerdote está diante de um dilema, que tipo de dilema é esse? 
- Dilema Ético;
158- Qual é o determinante que motiva a interação evidente entre a Economia e os recursos Naturais?
- A exploração economicamente viável do recurso natural.
159- Todas as entidades, independente de porte, que querem demonstrar à sociedade a sua responsabilidade social, devem divulgar Informações de Natureza Social e Ambiental, no documento denominado:
- Balanço Social.
160- Na atualidade, ninguém mais discute se o estudo sobre a ética é ou não relevante para uma nova geração de indivíduos preocupados com o bem comum. Sua importância é tão óbvia como crucial. Nesse sentido, é correto afirmar que a ética como reflexão sobre o agir humano é uma disciplina:
- Filosófica.
161- Assinale a alternativa INCORRETA. A Ética como disciplina filosófica deve ser entendida como:
- Parte da filosofia que estuda os primeiros princípios.
162- A palavra ética vem do grego ethos. A Ética Socrática nasceu no berço da cultura ocidental, na Grécia Antiga. Expressões hoje usadas por todos nós, como ¿Só sei que nada sei¿ e ¿Conhece-te a ti mesmo¿, são de autoria de Sócrates, o pai da filosofia ocidental. De acordo com o texto acima, assinale a alternativa INCORRETA:
- A ética e moral tem o mesmo significado.
163- Vimos em nosso conteúdo, que Ética é a parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, disciplinam e orientam a conduta humana. Assim se pode concluir que a Ética:
- Aplica-se a todos os seres humanos, sem qualquer distinção.
164- Moral é uma palavra portuguesa que tem sua origem no latim cujo termo é ¿moralis¿, isto é, tudo que for relativo aos ¿mores¿ que, por sua vez, significa usos e costumes. Nesse caso, moral está associada ao procedimento de justiça, honestidade, probidade, integridade etc. O indivíduo que age moralmente é aquele que se conforma às regras baseadas nos bons costumes dados pelo grupo social, pela categoria profissional, pela corporação e pela ideia de correto posta pela sociedade num determinado tempo histórico. Portanto, segundo nossas aulas, é correto afirmar que a ética difere da moral por ser:
- Uma disciplina filosófica cujo fim é investigar as condições do agir humano, distinguindo o certo do errado, voltada para a reflexão dos sentidos de justiça, liberdade, amizade etc.
165- Vários pensadores "fizeram uma grande contribuição na era industrial ao garantir que existia uma conexão entre ética e empresa". Podemos destacar a contribuição de uma dupla de pensadores. Selecione a alternativa correta:
- Adam Smith e Max Weber.
166- Na era Pós-industrial houve uma substituição do modelo taylorista pemo modelo pós-taylorista, além de muitas outras mudanças que caracterizam esta fase. Escolha a alternativa que NÃO faz parte da fase Pós-industrial:
- Dificuldade de construção de uma ética global, em um universo com enormes diversidades Culturais.
167- Quem foi o primeiro pensador a relacionar valor e trabalho? Tal noção persistiu com Adam Smith e outros economistas da época, destacando o valor da mercadoria, o valor da troca de mercadorias e o valor da utilidade.
- Lock.
168- Podemos dizer que a formação do caráter de uma organização está relacionada: 
I. às pessoas que fazem parte da empresa 
II. à alta direção da empresa 
III. ao somatório de cada componente da empresa 
IV. aos iniciadores da empresa Escolha abaixo a alternativa correta:
- todas estão corretas.
169- O caráter de uma pessoa pode ser definido como um conjunto de fatores que incidem sobre ela, tornando-a única. Para uma empresa, guardando as proporções, é a mesma coisa. Assim, o caráter de uma empresa é formado:
- Pelo somatório de todos os seus componentes.
170- Na aula 04 apresentamos o caso da empresa Manville Corporation, fabricante de produtos de amianto, que foi penalizada por causar danos a saúde dos seus colaboradores. Ela deixou de produzir produtos nocivos a saúde dos colaboradores, tendo assim uma diminuição dos seus lucros. Podemos afirma que a empresa foi ético por ter priorizado:
- O bem estar e a saúde dos seus colaboradores.
171- O exercício pleno da cidadania implica na existência de um cenário caracterizado pelo respeito aos direitos fundamentais do homem, isto é, onde haja a capacidade de se sonhar com a realização dos projetos pessoais e coletivos. Desse modo, pensar a cidadania, é compatível com:
- o respeito a dignidade do ser humano, por meio do estabelecimento de condições mínimas de vida e desenvolvimento da personalidade humana.
172- Questões relacionadas à demissão de colegas, convivência com pessoas que sofrem constantemente de agressões verbais por parte de seus chefes e situações em que erros são expostos diante de todos são algumas das situações desconfortáveis que gerentes de empresas têm de enfrentar. Com relação a esse assunto e aos dilemas éticos nas empresas e no trabalho, assinale a opção correta.
- A moral pode ser compreendida como uma ordenação de valores que orientam os posicionamentos que indivíduos expostos a situações tomam em função das decisões exigidas pelos dilemas éticos que enfrentam.
173- Considerando que as responsabilidades éticas correspondem a valores morais específicos e que valores morais dizem respeito a crenças pessoais sobre o comportamento eticamente correto ou incorreto, tanto por parte do próprio indivíduo quanto com relação aos outros, podemos concluir que:
- Valor, moral e ética se complementam.
174- O conjunto do ambiente físico e dos organismos que nele vivem é conhecido como:
- ecossistema.
175- Contemporaneamente os estudiosos sobre o comportamento humano e suas relações com o meio ambiente criaram uma área de investigação chamada de ética ambiental. Esta, por sua vez, está apoiada em duas recentes teorias que a fundamentam. Essas teorias são:
- A teoria evolucionista de Darwin e a teoria de Gaia.
176- O Processo de colonização e distribuição espacial e temporal das populações e comunidades; é considerado uma ação de:
- Um fator ecológico.
177- Quando alguns Cientistas americanos elaboraram um relatório denominado "Limites do Crescimento", proliferando a ideia de que os países que não tivessem alcançado o desenvolvimento até então, deveriam "abrir mão" disso em favor da vida no planeta. O Brasil, em defesa de sua economia, protestou o pensamento de estabelecer um limite para o seu crescimento. Sai vitorioso, mas teve sua imagem abala, qual foi o fator determinante para que isso tivesse ocorrido?
- A falta de comprometimento com a saúde ambiental.
178- Escolha a alternativa que define o que é um recurso renovável:
- Os recursos renováveis são aqueles que, depois de serem utilizados, ficam disponíveis novamente graças aos ciclos naturais. 
179- Identifique a resposta em que NÃO SE APLICA para justificar a relação entre os recursos naturais e tecnologia?
- A utilização dos recursos naturais independe da tecnologia.
178- Marque a alternativa que define corretamente recurso natural:
- Recurso natural é qualquer insumo de que os organismos, as populações e os ecossistemas necessitam para sua manutenção. 
179- Afirma-se em nosso conteúdo que recursos naturais e economia interagem de maneira bastante evidente,
uma vez que algo é recurso na medida em que sua exploração é economicamente viável. Segundo os princípios da Ética Ambiental ela deve:
- Estabelecer limites para o desenvolvimento.
180- Quando é que corretamente, podemos afirmar que Algo se torna um recurso natural?
- Quando sua exploração, processamento e utilização não causem danos ao meio ambiente.
181- A Constituição Federal de 1988 preceitua em seu artigo 225: Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. 
Estamos diante do seguinte princípio:
- desenvolvimento sustentável.
182- O Brasil é o país que possui a maior reserva de água doce do mundo. Todavia, as águas brasileiras estão ameaçadas. Marque a única opção que contém apenas ações prejudiciais aos nossos recursos hídricos: 
 
- Desperdício pelo uso inadequado, desmatamento das áreas de mananciais e devastação das matas ciliares. 
183- A emissão e acumulação de gases na atmosfera, como o dióxido de carbono, é conhecida mundialmente como efeito estufa. Entre suas principais causas, estão a queima de combustíveis fósseis, a devastação e a queima de áreas florestais, tais como:
- A Floresta Amazônica;
184- Sobre o tema responsabilidade social no Brasil, é correto afirmar que:
- o surgimento de órgãos e entidades relacionados ao tema denota uma valorização crescente deste.
185- Uma avaliação da Gestão Pública que inclua o fundamento que se refere a atuação voltada para assegurar às pessoas a condição de cidadania com garantia de acesso aos bens e serviços essenciais, e, ao mesmo tempo, tendo também como um dos princípios gerenciais a preservação da biodiversidade e dos ecossistemas naturais, potencializando a capacidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades, denomina-se:
- responsabilidade social.
186- Qualquer organização pode desenvolver ações de responsabilidade social?
- Sim. Todo tipo de empresa, independentemente do porte, do setor da economia e da quantidade de Funcionários.
187- "É o compromisso da empresa com relação à sociedade e a humanidade em geral, é uma forma de prestação de contas do seu desempenho, baseada na apropriação e uso de recursos que originariamente não lhe pertencem." 
Este conceito está relacionado a: 
- Responsabilidade Social;
188- Observa-se em nosso conteúdo, que a principal atividade da ISO é elaborar padrões para especificações e métodos de trabalho em várias áreas de conhecimento da sociedade. Nesse caso, se destaca a NBR 16000 com seu conceito de qualidade a partir das características abaixo. Portanto, assinale a alternativa que se encontra incorreta face ao conceito dessa norma:
- Incentivar protestos populares a favor da desregulamentação dos conflitantes sobre produtos e serviços em diferentes países, facilitando o intercâmbio comercial. 
189- ISO 14000 é uma série de normas desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO), e que estabelecem diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas. Com relação a sua criação é incorreto afirmar: 
- A partir dela uma série de normas foi criada, todas voltadas para o meio ambiente. Entretanto, a principal delas é a 14000. 
190- A cidadania empresarial é um novo conceito. Surgiu em decorrência do movimento de consciência social que vem sendo internalizado por diversas empresas. Analisando o texto é correto afirmar que:
- A cidadania empresarial corresponde ao exercício pleno da responsabilidade social pela empresa.
191- Sobre a origem da SA8000 assinale a única alternativa INCORRETA:
- É adotada apenas por empresas localizadas em países ricos e desenvolvidos pelo seu alto custo de manutenção. 
192- Historicamente, o balanço social (que foi chamado de relatório social) surgiu quando o conceito de responsabilidade social passou a ser utilizado pelas empresas. Antes de ser incorporado pelas empresas brasileiras ele foi utilizado pelas empresas: 
- Americanas e europeias.
193- Como observa-se em nosso conteúdo, o Balanço Social abrange basicamente quatro vertentes norteadoras. 
Nesse sentido, assinale a única alternativa que está incorreta:
- Empresas e empregados voltados para lucros e produção de bens de consumo.
194- Uma das funções do Balanço Social é possibilitar que a sociedade tenha conhecimento das ações praticadas pela 
empresa. Isso se dá através:
- De indicadores laborais, sociais e do corpo funcional da empresa.
195- O Balanço Social tornou-se a principal ferramenta por meio da qual as empresas são estimuladas a conhecer, sistematizar e apresentar à sociedade informações sobre seus investimentos internos e externos em ações, iniciativas e projetos relacionados com o social e o ambiental. Considerando o texto acima, infere-se que o Balanço Social nas organizações NÃO pode ser considerado: 
- um indicador de sua liderança de mercado.
44

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando