A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
61 pág.
Metodologia da Pesquisa Jurídica exercicio 1

Pré-visualização | Página 1 de 9

Parte superior do formulário
Antes do Código de Nuremberg, Cesare Lombroso investigava a relação entre criminalidade e fatores biológicos. Suas práticas desrespeitavam a ética na pesquisa, pois:
Escolha uma opção:
a.
Sua pesquisa utilizava experiências com manipulação agropecuária.
b.
Sua pesquisa utilizava experiências com pessoas, causando danos irreversíveis.
GABARITO: Pois a ética na pesquisa impõe a paralisação das experiências quando houve possibilidade de danos irreversíveis. RESPOSTA: A resposta está na página 27 do ebook.
c.
Sua pesquisa era realizada independentemente de utilizar pessoas.
d.
Sua pesquisa utilizava experiências com pessoas, mas sem danos.
e.
Sua pesquisa não apresentava uma proposta metodológica.
Feedback
A resposta correta é: Sua pesquisa utilizava experiências com pessoas, causando danos irreversíveis..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Para Gisele Lozada, “a ciência pode ser considerada um ___________________ viabilizado por meio da utilização adequada de métodos rigorosos, capazes de controlar os fenômenos e fatos estudados. A partir disso, o conhecimento pode ser fixado a objetos empíricos, por meio da utilização da observação e da experimentação” (LOZADA, 2018, p. 14). Qual o conceito que preenche corretamente esta lacuna?
Escolha uma opção:
a.
Meio para o conhecimento.
b.
Tipo de conhecimento.
c.
Tipo de estudo.
d.
Campo do saber.
e.
Conjunto de conhecimentos.
GABARITO: Pois conforme se extrai da literalidade da obra mencionada, a ciência é um conjunto de conhecimentos. RESPOSTA: A resposta está na página 5 do ebook.
Feedback
A resposta correta é: Conjunto de conhecimentos..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As questões ligadas ao direito do autor acabam por desembocar em temas polêmicos. Analise os temas a seguir e assinale aquele que corresponde a um tema polêmico sobre direito do autor:
Escolha uma opção:
a.
Bioética.
b.
Plágio.
GABARITO: Pois no que tange ao tema do direito do autor, o plágio é a questão mais polêmica. RESPOSTA: A resposta está na página 25 do ebook.
c.
Pesquisa com animais.
d.
Manipulação genética.
e.
Biopolítica.
Feedback
A resposta correta é: Plágio..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O ensino jurídico exerce uma forte influência na prática da pesquisa jurídica. Isso nem sempre é favorável, porque o pensamento científico é problemático, diferente da metodologia de ensino mais comum no Direito. Pensando nisso, responda à seguinte questão: Qual o tipo de pensamento prevalece no ensino do Direito e que influencia na metodologia da pesquisa jurídica?
Escolha uma opção:
a.
Dialógico.
b.
Consultivo.
c.
Verificável.
d.
Dedutivo.
GABARITO: Pois o pensamento que prevalece no ensino do Direito, ainda hoje, é o pensamento dedutivo. Ou seja, na maior parte das vezes, o Direito é ensinado partindo do geral para o concreto. Primeiro são ensinadas as abstrações, para depois pensar sobre os problemas reais. RESPOSTA: A resposta está na página 4 do ebook.
e.
Indutivo.
Feedback
A resposta correta é: Dedutivo..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O desenho metodológico é o que diferencia o trabalho científico e o que torna esse trabalho reconhecido por sua qualidade. Assinale a única alternativa que contém os três principais elementos do desenho metodológico:
Escolha uma opção:
a.
Ética, liberdade e autonomia.
b.
Ética, autoria e conflito de interesses.
GABARITO: Pois o desenho metodológico da pesquisa traz em sua essência elementos fundamentais a serem considerados que são a ética, a autoria e o conflito de interesses. RESPOSTA: A resposta está na página 25 do ebook.
c.
Ética, orientação e conflito de interesses.
d.
Ética, respeito e autonomia.
e.
Ética, bibliografia e conflito de interesses.
Feedback
A resposta correta é: Ética, autoria e conflito de interesses..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Em oposição à regra de verificabilidade ou verificacionismo, Karl Popper sugere algo inovador e, para alguns, soou como uma proposta espantosa. Identifique qual das alternativas corretamente nomeia a regra proposta:
Escolha uma opção:
a.
Regra de argumentatividade ou argumentativismo.
b.
Regra de proporcionalidade ou proporcionalismo.
c.
Regra de falseabilidade ou falsificacionismo.
GABARITO: Pois a proposta da regra de falseabilidade ou falsificacionismo tem relação com buscar as falhas na pesquisa científica, como um método mais eficaz para construir a ciência. RESPOSTA: A resposta está na página 7 do ebook.
d.
Regra de razoabilidade ou razoabilismo.
e.
Regra de verificabilidade ou verificacionismo.
Feedback
A resposta correta é: Regra de falseabilidade ou falsificacionismo..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Analise a seguinte situação: um candidato ao doutorado em uma universidade que era, também, presidente de uma Organização não governamental (ONG) apresentou como projeto de pesquisa algo que partiu da sua própria vivência, uma pesquisa empírica. A pesquisa tinha por objetivo criar uma conclusão científica que possibilitaria que a sua ONG lograsse aumentar a competitividade e concluir um contrato público. Nessa circunstância:
Escolha uma opção:
a.
Foi desrespeitada a ética, contudo o autor não incorreu em um caso de pesquisa proibida envolvendo humanos.
b.
Foi respeitada a ética, contudo o autor incorreu em um caso de conflito de interesses.
c.
Foi respeitada a ética, contudo o autor incorreu em um caso de plágio.
d.
Foi desrespeitada a ética, pois o autor incorreu em um caso de conflito de interesses.
GABARITO: Pois o caso evidência o conflito de interesses, que reflete a falta de ética na pesquisa. RESPOSTA: A resposta está na página 30 do ebook.
e.
Foi respeitada a ética, pois é possível haver pesquisa empírica no ambiente de trabalho do pesquisador, o que configura pesquisa de campo.
Feedback
A resposta correta é: Foi desrespeitada a ética, pois o autor incorreu em um caso de conflito de interesses..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A pesquisa jurídica, em termos metodológicos, enfrenta inúmeras dificuldades procedimentais. O projeto é uma maneira adequada de evitar que essas dificuldades perdurem por toda a pesquisa. Existem, porém, duas principais preocupações. Quais seriam as duas principais preocupações ou questões metodológicas essenciais em uma pesquisa jurídica?
Escolha uma opção:
a.
As duas principais preocupações da pesquisa jurídica, em termos metodológicos, são com os dados e as fontes.
b.
As duas principais preocupações da pesquisa jurídica, em termos metodológicos, são com o problema e o resultado.
GABARITO: Pois as preocupações metodológicas estão mais relacionadas com a estrutura da pesquisa. Por isso, estabelecer um problema claro e bem delimitado, bem como alcançar os resultados, são as maiores preocupações metodológicas em uma pesquisa jurídica. RESPOSTA: A resposta está na página 3 do ebook.
c.
As duas principais preocupações da pesquisa jurídica, em termos metodológicos, são com o tempo e com o número de páginas.
d.
As duas principais preocupações da pesquisa jurídica, em termos metodológicos, são com titulação do pesquisador e organização de grupo de pesquisa.
e.
As duas principais preocupações da pesquisa jurídica, em termos metodológicos, são com o prazo e a linguagem.
Feedback
A resposta correta é: As duas principais preocupações da pesquisa jurídica, em termos metodológicos, são com o problema e o resultado..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Na pesquisa jurisprudencial, ao buscar os fundamentos que interessam para a investigação, o pesquisador pode se deparar com dois tipos principais de argumentos: ratio decidendi e obter dictum. Assinale a alternativa que corretamente descreve os termos em latim:
Escolha uma opção:
a.
Os argumentos principais do julgador ou, a razão da decisão, é a ratio decidendi e os argumentos suprimíveis compõem o obter dictum.
GABARITO: Pois, como afirma FEFERBAUM “a ratio decidendi compreende todos os argumentos necessários para se promover a decisão, que podem ser aplicados em