Buscar

Geologia e Geofísica do Petróleo.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina: PRR - Geologia e Geofísica do Petróleo.
Aluno:
Tarefa 2 – 15 pontos
Responda o que se pede:
a) Dê exemplos de rochas geradoras, reservatório e selante.
Rocha geradora: Rica em matéria orgânica (argilas e folhelhos). São essas rochas que estão na origem da geração do petróleo. Por isso, essas rochas devem ser ricas em matéria orgânica (querogênio). Podemos dizer que as características necessárias a uma rocha geradora são: quantidade e qualidade de matéria orgânica.
Rocha Reservatório: Rocha porosa de boa permeabilidade (arenitos e carbonatos), ou seja, são rochas capazes de conter e transmitir fluidos. A diferença fundamental entre a rocha reservatório e a capeadora é que a primeira encontra-se numa situação geológica adequada que permite que o petróleo seja acumulado (trapeada e capeada) enquanto que a rocha capeadora está apenas capeada e não trapeada, permitindo que o petróleo expulso da rocha geradora migre até a rocha reservatório trapeada.
Rocha Selante ou Capeadora: Rocha de baixa permeabilidade (folhetos e sal) que não permitem ou retardam muito a passagem/migração do óleo. Essas rochas, que são normalmente denominadas “selo”, são constituídas, na grande maioria dos casos, de rochas de granulometria fina (silte/argila) tais como folhelhos ou ainda de rochas evaporíticas (sais). Essas rochas associadas de maneira adequada, estrutural ou estratigraficamente, às rochas-reservatório constituem as trapas ou armadilhas de petróleo.
b) Faça uma breve descrição das características da Bacia de Campos.
A Bacia de Santos é uma bacia sedimentar localizada na plataforma continental brasileira. Limita-se a norte com a Bacia de Campos, através do Alto de Cabo Frio e, a sul, com a Bacia de Pelotas através do alto de Florianópolis. Estende-se, portanto, desde o litoral sul do estado do Rio de Janeiro até o norte do estado de Santa Catarina, abrangendo uma área de cerca de 352 mil quilômetros quadrados até a cota batimétrica de 3000 m. É uma bacia de margem divergente, formada com a abertura do Atlântico Sul, que se iniciou no Cretáceo Inferior.
A Bacia de Santos é a maior produtora de petróleo e gás natural do Brasil. Em outubro de 2020 foram produzidos 1.902.803 barris de óleo e 83,84 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, totalizando 2.430.145 barris de óleo equivalente por dia, através de vinte campos petrolíferos, localizados desde águas rasas até águas ultra-profundas. Em números relativos, a participação da Bacia de Santos equivale a 63% da produção de petróleo e de 64% do gás natural da produção nacional. Desde 2007 a Petrobras descobriu importantes acumulações de petróleo e gás natural, em águas ultra-profundas e abaixo de uma espessa camada de sal. Destas descobertas, já estão em produção dezesseis campos, sendo os mais importantes os campos de Tupi e Búzios, os dois maiores campos brasileiros. Além destes campos, diversas descobertas estão em fase da avaliação, além de diversos blocos em fase exploratória.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais