Buscar

3 - Sistema Muscular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistema Muscular
1. Conceito
· As células musculares especializam-se para a contração e o relaxamento, são células alongadas e fusiformes, que recebem a denominação de fibras, estas se agrupam em feixes para formar os músculos.
· Essas células apresentam as propriedades de irritabilidade, condutividade, extensibilidade e elasticidade.
· A força de contração muscular depende do número de fibras que compõe o músculo e do diâmetro de cada uma de suas fibras.
· Quanto maior for o comprimento da fibra muscular, mais amplo será o movimento realizado.
· Músculos são estruturas que movem os segmentos do corpo por encurtamento da distância que existe entre suas extremidades fixadas.
· A musculatura não assegura somente a dinâmica do corpo humano, mas também sua estática, por manter unidas as peças ósseas determinando a posição e a postura do esqueleto, dando forma ao corpo, e também fornece calor.
2. Componentes Anatômicos dos Músculos Estriados Esqueléticos
· Um músculo esquelético típico possui uma porção média (Ventre Muscular) e extremidade (Tendões – quando as extremidades são cilindroides ou tem forma de fita; ou Aponeuroses – quando as extremidades são laminares).
· Ventre Muscular: onde predominam as fibras musculares, sendo a parte ativa do músculo.
· Tendões e Aponeuroses: são esbranquiçados e brilhantes, muito resistentes e praticamente inextensíveis, constituídos por tecido conectivo denso; servem para fixar o músculo ao esqueleto, podendo também se fixar em outros elementos (p. ex. cartilagem, cápsula articular, septos intermusculares, derme, tendão de outro músculo etc.).
3. Fáscia Muscular
· Lâmina de tecido conectivo que envolve cada músculo.
· Possibilita que os músculos exerçam eficientemente um trabalho de tração ao se contrair
· Permite o fácil deslizamento dos músculos entre si.
· Pode contribuir para prender o músculo ao esqueleto, além de poder formar septos intermusculares separando grupos musculares em lojas ou compartimentos.
4. Origem e Inserção
· Origem (Cabeça): ponto proximal ou cranial de fixação do músculo.
· Inserção: ponto distal ou caudal de fixação do músculo.
5. Classificação dos Músculos
a) Quanto à Forma do Músculo e ao Arranjo de suas Fibras
· A função do músculo condiciona sua forma e o arranjo de suas fibras.
· Disposição Paralela das Fibras
· Músculos Longos: músculos nos quais predomina o comprimento, podem ser fusiformes, cônicos ou cilíndricos, ou ainda apresentar aspecto de leque. (Ex.: M. ECM)
· Músculos Largos: músculo nos quais comprimento e largura se equivalem, podem ser triangulares, quadrangulares ou romboides. (Ex.: M Glúteo Máximo)
· Disposição Oblíqua das Fibras
· Músculos Peniformes: músculos cujas fibras são oblíquas em relação aos tendões.
· Músculo Unipenado (Semipeniforme): os feixes musculares se prendem apenas em uma margem do tendão (Ex.: M. Extensor Longo dos Dedos do Pé).
· Músculo Bipenado (Peniforme): os feixes musculares se prendem nas duas margens do tendão (Ex.: M. Reto da Coxa).
· Músculo Multipeniforme (Ex.: M. Deltoide)
· Disposição Circular das Fibras: são músculos circulares, que rodeiam orifícios e canais, como os músculos orbiculares (Ex.: M. Orbicular do Olho, M. Orbicular da Boca).
b) Quanto à Origem
· Quando os músculos se originam por mais de um tendão, diz-se que apresentam mais de uma cabeça ou origem. Sendo classificados como músculos bíceps, tríceps ou quadríceps, conforme apresentam duas, três ou quatro cabeças de origem.
c) Quanto à Inserção
· Quando se inserem por dois tendões, são bicaudados; três ou mais, policaudados.
d) Quanto ao Ventre Muscular
· Alguns músculos apresentam mais de um ventre muscular, com tendões intermediários situados entre eles. São digástricos, os músculos que apresentam dois ventres (Ex.: M. Digástrico); e poligástricos os que apresentam número maior (Ex.: M. Reto do Abdome).
e) Quanto à Ação
· Pode ser classificado como flexor, extensor, abdutor, adutor, rotador medial, rotador lateral, pronador, supinador, flexor plantar, flexor dorsal, depressores ou abaixadores, levantadores ou elevadores, orbiculares, esfíncteres, dilatadores, tensores, retratores ou protratores.
6. Contração Muscular
· Contração Reflexa: embora os músculos esqueléticos também sejam denominados músculos voluntários, alguns aspectos da sua atividade são automáticos (reflexos). Como os movimentos respiratórios do diafragma, controlados na maioria das vezes por reflexos estimulados pelos níveis sanguíneos de O2 e CO2 (embora possa haver controle voluntário dentro de limites), e o reflexo miotático.
· Contração Tônica: mesmo quando estão “relaxados” os músculos de um indivíduo consciente estão quase sempre levemente contraídos (Tônus Muscular), que confere ao músculo certa firmeza, ajudando na estabilidade das articulações e na manutenção da postura, enquanto mantém o músculo pronto para responder a estímulos apropriados.
· Contração Fásica
· Contrações Isotônicas: o músculo muda de comprimento em relação à produção de movimento.
· Contração Concêntrica: o movimento decorre do encurtamento muscular.
· Contração Excêntrica: um músculo se alonga ao contrair – isto é, sofre relaxamento controlado e gradual enquanto exerce força (reduzida) contínua.
· Contrações Isométricas: o comprimento do músculo permanece igual – não há movimento, mas a força (tensão muscular) aumenta acima dos níveis tônicos para resistir à gravidade ou a outra força antagônica, sendo importante para manter a postura vertical e quando os músculos atuam como fixadores ou sustentadores.
Obs: quando o agonista está sofrendo uma contração concêntrica, seu antagonista está sofrendo uma contração excêntrica coordenada.
7. Classificação Funcional dos Músculos
· Agonista: quando o músculo é o agente principal na execução de um movimento.
· Antagonista: quando um músculo se opõe ao trabalho de um agonista, seja para regular a rapidez, seja para regular a potência da ação deste agonista. Um antagonista primário se opõe diretamente ao agonista, mas os sinergistas também podem ser opostos por antagonistas secundários.
· Fixador: quando um músculo atua no sentido de eliminar algum movimento indesejado que poderia ser produzido pelo agonista, estabilizando as partes proximais de um membro mediante a contração isométrica, enquanto há movimento nas partes distais. Músculo cuja tração seja exercida ao longo de uma linha paralela ao eixo dos ossos em que está fixado está em desvantagem para produzir movimento. Em vez disso, mantém contato entre as superfícies articulares da articulação que cruza (i. e., resiste às forças de deslocamento).
· Sinergista: complementa a ação de um agonista. Pode ser um auxiliar direto de um músculo agonista, atuando como componente mais fraco ou mecanicamente menos favorável do mesmo movimento, ou pode ser um auxiliar indireto, servindo como fixador de uma articulação interposta quando um agonista passa sobre mais de uma articulação, por exemplo.
· O mesmo músculo pode agir como agonista, antagonista, sinergista ou fixador em diferentes situações.
8. Estruturas Acessórias do Sistema Muscular
· Fáscias: envolvem cada músculo ou grupo de músculos, além de mantê-los em posição, mesmo quando se contraem. Também servem como origem ou inserção para os músculos, constituem retináculos e fitas especializadas para os tendões, são vias de passagem para vasos e nervos e permitem o deslizamento de estruturas adjacentes.
· Bainhas Fibrosas: constituídas de tecido conectivo denso, são forradas por bainhas sinoviais. Estão inseridas nos ossos formando canais osteofibrosos nos quais os tendões deslizam ou são mantidos na posição correta.
9. Vasos e Nervos dos Músculos
· Os músculos recebem eficiente suprimento sanguíneo através de uma ou mais artérias, que neles penetram por uma das extremidades ou pelo meio de seu ventre. As artérias dividem-se em ramos cada vez menos calibrosos, dispondo-se no sentido das fibras musculares, e se ramificam intensamente, formando um extenso leito capilar.
· A drenagem do sangue é feita por veias que seguem, emgeral, o tipo de distribuição arterial.
· Cada músculo é inervado por um ou mais nervos que contêm fibras motoras (mantêm o tônus muscular e determina as contrações musculares), fibras sensitivas (servem à sensibilidade muscular), fibras simpáticas e parassimpáticas (respondem pela vasomotricidade).
· Unidade Motora: um neurônio e as fibras musculares por ele inervadas.
· As grandes unidades motoras, nas quais um neurônio supre várias centenas de fibras musculares, estão nos grandes músculos do tronco e da coxa. Nos pequenos músculos dos olhos e das mãos, onde são necessários movimentos de precisão, as unidades motoras incluem apenas algumas fibras musculares. O movimento (contração fásica) resulta da ativação de um número crescente de unidades motoras, acima do nível necessário para manter o tônus.
· Nervos e artérias penetram sempre pela parte mais profunda do músculo, pois assim estão mais bem protegidos.
Obs: a força de um músculo depende da quantidade de unidades motoras em ação e do tempo em que essas unidades são mantidas em contração.

Continue navegando