Buscar

PROVA_FERTILIDADE

Prévia do material em texto

II PROVA DE FERTILIDADE DO SOLO 10/12/2020
NOME__Juliane Batista Mendes de Alencar. N°201720816, Agronomia. ________________________________________________________
 
RESPONDA.
1. O aumento do pH do solo aumenta ou diminui a disponibilidade de Al? Por quê? 
Tendo em vista, a escala de pH de 1 a 14, 7 sendo a neutralidade, abaixo de 7 a acidez e acima de 7 alcalinidade, a faixa ideal dele pH para o desenvolvimento das culturas é 6 a 6.5. Em solos ácidos se caracterizam pela presença de alumínio tóxico que é prejudicial às plantas, no entanto a partir de pH 5.5 não existe mais Alumínio, diminuindo.
2. Quais os dois os tipos de acidez? Explique cada um dos tipos? 
Acidez ativa e acidez potencial. A atividade química dos íons H + na solução constitui a acidez ativa do solo, enquanto a capacidade de liberar H + para a solução constitui a acidez potencial do solo.
A acidez potencial é muito importante em correção dos Solos ácidos, e está diretamente ligada, relacionada com a quantidade de calcário a se usar. Esta acidez é devida aos constituintes do Al³+ trocável, matéria orgânica e H+ retido nas argilas. 
3. Quais são as situações que facilitam o aparecimento de deficiência de Mg no solo? 
Em manejo inadequado de solos pobres, de baixa CTC, em adição de calcário calcitico com baixo teor de Mg, e adição excessiva de K. O aumento da disponibilidade de K diminui a absorção de Mg pelas plantas.
4. Qual a influencia do pH na disponibilidade do P para as plantas? 
Quando o pH do solo ultrapassa valores de 7 a 7.5, o P começa a precipitar na forma de hidroxiapatita, insolúvel. Fazendo com que a quantidade de P na solução do solo e, a sua disponibilidade decresça nestes valores de pH superiores a 7. 
A calagem para se elevar o pH de solo ácido de 6 a 6.5 aumenta a disponibilidade de P nativo e do P aplicado ao solo.
5. Onde poderá ocorrer maior perda de S: solos argilosos ou solos arenosos? Por quê?
Nos solos arenosos por serem menos férteis e de difícil manejo haverá mais perda de enxofre, e perdem mais nutrientes por lixiviação. Pois, o íon de S nestes solos é facilmente lixiviado.
6. Em que situações poderá haver falta de K para as plantas?
O teor de potássio no solo, a taxa de lixiviação, a fala bem excessiva ou a presença de altos teores de cálcio, magnésio e amônia no solo afetam a disponibilidade de potássio para a planta, podendo haver falta de K.
7. O que acontecerá com o N em um solo onde foi adicionado palha de trigo, com relação C/N de 70:1?
Neste solo com essa quantidade relação C/N de 70:1 será decomposto lentamente o material, isso por apresentar valor maior que 10 e 12 de C/N.
8. O que é nitrificação? Em quais condições acontece e qual a importância para os agricultores?
A nitrificação é a transformação do N amoniacal em nitrato por ação microbiana, que ocorre em 2 etapas. A primeira transformação produzida por Nitrosomas sp. e a segunda por Nitrobacter sp. Na nitrificação ocorre em condições de falta de O2, como em solos alagados, onde bactérias usam oxigênio molecular. Também há formação de dois íons H+ para cada NH4+, nitrificado . Sendo um processo natural em solos bem drenados. 
9. Coloque verdadeiro ou falso. Se considerar a sentença falsa, justifique: 
1. O cálcio, o magnésio e o enxofre são absorvidos pelas plantas na forma de cátions bivalentes. (___Falso o enxofre é absorvido principalmente na forma de íon ; ânion que recebe elétrons. __SO4²‐ ._________)
1. Uma das funções do enxofre nas plantas é a formação de aminoácidos e proteínas. ( Verdadeiro.._)
1. Os sintomas de deficiência de Ca aparecem nas folhas velhas e de Mg e S nas folhas novas. (___Falso, os sintomas de deficiência no Mg se apresentam nas folhas velhas, o Magnésio é imóvel.O Ca nas folhas novas e o S nas folhas novas sendo móvel nas plantas.__________).
1. A deficiência de Mg pode aparecer em solos com baixa CTC, arenosos e com o uso contínuo de calcário calcítico. (____verdadeiro ___________)
1. A adição de fosfatos pode aumentar a disponibilidade de S na solução do solo. (___verdadeiro. ____________)
1. O Mg faz parte do núcleo central da clorofila e o Ca atua na formação da lamela média da parede celular. (_____verdadeiro __________)
1. Uma das formas de fornecermos Ca às plantas sem aumentar o pH do solo é usando gesso. . (___verdadeiro, usa-se gesso agrícola ou fosfatos de cálcio. ____________)
1. Altas doses de uréia podem acidificar o solo, pela liberação de H. . (_verdadeiro. ______________)
1. O mecanismo de suprimento do K e do P até as raízes acontece por fluxo de massa. . (____falso, ambos acontecem por difusão. ___________)
1. Naturalmente, existe maior concentração de P na solução em solos com mineralogia oxídica. . (_verdadeiro. ______________)
1. Tecidos mais endurecidos aparecem em plantas c/ deficiência de pectato de cálcio. . (___falso, são em tecidos gelatinosos com falta de pectato de Ca, deficiência.__________ 
1. Fontes de Ca e Mg são o calcário dolomítico e o gesso, respectivamente. . (__verdadeiro, o dolomitico tem relação 3:1 de Ca:Mg, e o gesso_é uma boa fonte de cálcio._________)
1. Plantas deficientes em K são menos resistentes ao congelamento. . (___falso, essas plantas deficientes em K tem maior suscetibilidade ao congelamento.____________)
1. Uma das formas de entrada de N no solo é a fixação feita por fungos. . (_____falso, a fixação é feita pelas bactérias na fixação biológica de nitrogênio. ________)
1. O magnésio lixivia mais que o cálcio devido ao seu menor raio hidratado. . (__verdadeiro._____________)
o) Complete o quadro: (10)
	
	S
	P
	K
	N
	Ca
	Forma absorvida pelas plantas
	SO4²- pelas raízes
SO2 pela folha. 
	H2PO4
HPO4²-
	K+
	NH4+
NO3‐
	Ca²+

Continue navegando