Buscar

Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Atividade Contextualizada Educação Inclusiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Educação Inclusiva: Teoria e Prática - 20211.A
Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Atividade Contextualizada
Elaborar um texto argumentativo dissertativo, apresentando três exemplos relacionados às deficiências: visual, intelectual e física, e escolhendo para cada um dos exemplos os conceitos de acessibilidade, barreira e ajuda técnica, sem apresentar repetição de conceitos nos exemplos, ou seja, escolha um tipo de deficiência e um dos três conceitos para exemplificar, fundamentando a escolha.
Lembre-se de que sua dissertação deverá conter no máximo 30 (trinta) linhas. E, relembro ainda, a importância de sempre utilizar referenciais teóricos para ressaltar seus argumentos.
Atividade Contextualizada
Deficiência Visual
Deficiência visual é a perda ou redução das funções básicas do olho e do sistema visual.  Existem dois grupos de deficiência: Cegueira – há perda total da visão ou pouca capacidade de enxergar. Seu processo de aprendizagem será através dos sentidos remanescentes (tato, audição, olfato, paladar) utilizando o sistema BRAILE como principal meio de comunicação escrita. Baixa visão – define-se pelo comprometimento do funcionamento visual dos olhos, mesmo depois de tratamento ou correção. O  processo educativo do aluno com baixa visão se desenvolverá, por meios visuais com emprego de recursos específicos como escrita ampliada, lupa, entre outros.
Deficiência Mental ou Intelectual
A deficiência intelectual define-se como a redução da capacidade intelectual (QI),quando situada abaixo dos padrões considerados normais para a idade, se criança, ou inferiores à média da população, quando adultas. A deficiência está associada a limitações de duas ou mais áreas da conduta adaptativa ou da capacidade do indivíduo em responder adequadamente às demandas da sociedade, nos seguintes aspectos:
· Comunicação
· Cuidados pessoais
· Habilidades sociais
· Desempenho na família e comunidade
· Independência na locomoção   
· Saúde e segurança
· Desempenho escolar
· Lazer 
· Trabalho
Segundo a OMS, a deficiência intelectual divide-se em:
· Profunda
· Grave/severa 
· Moderado/média
· Leve/ligeira
Apesar da utilização de recursos sofisticados na realização do diagnóstico, muitas vezes, não se chega a definir com clareza a causa da deficiência intelectual. No entanto, os estudos apontam para que entre as principais causas estejam fatores genéticos, pré-natais (ocorridos durante a gestação e o parto) e pós-natais.
Convém referir que doença mental e deficiência mental são conceitos distintos. Enquanto a doença mental pode ser entendida como um conjunto de comportamentos e atitudes capazes de produzir danos na performance global do indivíduo, causando impactos na sua vida social, ocupacional, familiar e pessoal; a pessoa com deficiência intelectual caracteriza-se por ter um funcionamento intelectual significativamente inferior à média, acompanhado de limitações significativas no funcionamento adaptativo.
Deficiência Física ou Motora
A deficiência física, também chamada de deficiência motora, é uma limitação do funcionamento completo ou parcial de partes do corpo humano, como os membros superiores e/ou membros inferiores.Dependendo da área do cérebro afetada, a pessoa com deficiência física pode apresentar também dificuldades na aquisição da linguagem, na leitura, na escrita, na percepção espacial e no reconhecimento do próprio corpo. Este tipo de deficiência pode ter um carácter congênito, quando já nasceu com a pessoa, ou adquirido ao longo da sua vida.
Os principais tipos de deficiência física são:
Paraplegia : A paraplegia define-se como sendo a perda total ou parcial das funções motoras dos membros inferiores.
Paraparesia : A definição para paraparesia é a perda parcial das funções motoras dos membros inferiores ou superiores.+
Monoplegia :É termo que designa a paralisia de um único braço (monoplegia de membro superior) ou perna (monoplegia de membro inferior) causado por uma lesão do sistema nervoso. Esta é a forma mais branda de paralisia cerebral.
Monoparesia
É termo que designa a paralisia de um único braço (monoplegia de membro superior) ou perna (monoplegia de membro inferior) causado por uma lesão do sistema nervoso. Esta é a forma mais branda de paralisia cerebral.
Tetraplegia
Designa a perda total da função motora dos quatro membros.
Triplegia
Indica a perda total da função motora de três membros.
Triparesia
Diz respeito à paralisia incompleta de nervo ou músculo de três membros que não perderam inteiramente a sensibilidade e o movimento.
Hemiplegia
Define-se como a perda total das funções motoras de um hemisfério do corpo. +É um sintoma muito frequente em situações de Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Hemiparesia
Refere-se à paralisia incompleta de nervo ou músculo de um dos lados do corpo que não perdeu inteiramente a sensibilidade e o movimento.
Amputação
Diz respeito à perda total ou parcial de um determinado membro ou segmento de membro.
Referencias:Os tipos de deficiência (pedagogiaaopedaletra.com)
Tipos de deficiência: Física, intelectual, visual ou auditiva (maisquecuidar.com)

Continue navegando