Buscar

MAPAS MENTAIS UMA METODOLOGIA ASSERTIVA DURANTE O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No dia 04 de Novembro de 2020 a UNIP através do aplicativo Youtube nos proporcionou uma palestra cuja o tema “Mapas Mentais: Uma Metodologia Assertiva durante o Processo de ensino-Aprendizagem” ministrado pela Administradora de Empresas e pós graduada em Gestão de pessoas e coach, 10 anos de mercado em consultorias, restruturações e Planejamento empresarial, à frente da Norte Planejamento Empresarial, tutora nos polos de Formosa/GO e Planaltina/GO, Júlia Machado.
Mapa Mental é uma ferramenta visual de registro de ideias, informações, dados, pensamentos, etc. criada pelo britânico Tony Buzan. Essa ferramenta pode ser aplicada a diversas funções cognitivas, especialmente no que tange à memorização, ao aprendizado e à criatividade. Mapas Mentais também são muito utilizados nos meios corporativos para realizar apresentações e diagramas visuais. O processo de criação de Mapas Mentais envolve a utilização de imagens, cores e organização espacial. Quanto mais visual e “vivo” for o Mapa Mental, melhor será a sua eficácia. 
Os mapas mentais são voltados para a gestões de informações e de conhecimentos. São representações livres de pensamentos que se dividem a partir de um conceito central, para compreensões e soluções de problemas, melhorando a memorização e o aprendizado. Os mapas mentais podem variar de simples a elaborados, podendo ser desenhados à mão ou no computador, incluindo fotos, desenhos, linhas curvas de espessuras variáveis e conterem diversas cores.
Compreendemos que os mapas mentais são essenciais na hora do estudo, pois reduz, simplifica e seleciona as informações que serão mais relevantes referente ao que está sendo estudado, ajudando nosso cérebro a fazer novas associações velozmente. Melhorando as conexões entre os conceitos-chave, tornando a criatividade mais fluente.
Ao fazermos os mapas mentais, estamos trabalhando com os dois lados de nosso cérebro, o lado racional e o lado criativo, fazendo toda diferença nos estudos. É um método eficaz, melhorando a memória e a compreensão através da representação visual de informações. Os mapas mentais podem ser usados na hora de expressar suas ideias, de uma maneira mais simples, rápida e direta. Com ele você pode fazer conexões, tendo uma visão mais ampla do assunto e uma rápida compreensão do tema que vem sendo estudado. Melhorando a produtividade em seus processos de conhecimentos e organização na produção de conteúdo, desenvolvendo uma melhora na concentração, na absorção e lidando melhor com o excesso de informações, tornando um filtro eficaz para os estudos.
Muitos entendem que mapas mentais é uma ferramenta exclusivamente para estudantes. Mas a proposta dos mapas mentais vai muito além dos estudos, o objetivo é ajudar-nos em todas as esferas de nossas vidas, inclusive na profissional. Pois eles nos libertarão da rotina mental da profissão e irão nos ajudá-lo a resolver problemas, Poupar nosso tempo, sendo que são ótimos aliados para o controle de despesas, lista de orçamentos, compras mensais, organização e distribuição de tarefas domésticas e melhor controle da rotina familiar, irão nos ajudar a ser mais criativo, a nos planejar melhor, a nos organizar, esclarecer uma situação, nos ajudarmos na comunicação.
A palestrante enfatizou sobre, os quatros tipos de mapas mentais, Radial Map, Right Map, Tree Map, Org-chart Map. 
Na minha concepção, podemos criar um mapa mental para auxiliar diferentes etapas e demandas de uma empresa, como planejamento estratégico, desenvolvimento de projetos e criação de uma nova área, por exemplo. Esta também pode ser uma ferramenta utilizada de forma colaborativa ou mesmo individual, como forma de colocar no papel o que está na cabeça e facilitar a execução.
Durante a palestra tive a oportunidade de conhecer sobre os cincos benefícios do mindmapping, o primeiro é Redução do estresse provocado pelo excesso de informação; o segundo é ter um maior controle sobre processos criativos e analíticos; o terceiro São mais perceptivos e interessantes, tornando o estudo mais atraente; a quarta São impulsionadores de produtividade; a quinta São fáceis de reestruturar.
Concluo que essa palestra foi de suma importância, pois me proporcionou um amplo conhecimento na área, dos Mapas Mentais contudo fiquei bastante esclarecida sobre este tema, tirei todas as minhas dúvidas e agora sim, sei que existem formas diferentes de se criar mapas mentais. Algumas formas são mais simples e outras mais aprimoradas, mas o importante é sabermos que elas existem e estão à nossa disposição, não existe certo ou errado, o que existe é funcionar ou não para nos.
CARGA HORÁRIA: 10 H - ALUNA: ADLA - POLO UNIP NOVA MUTUM MT

Continue navegando