Buscar

Gestão para a Excelência - Questionário 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Gestão para a Excelência – Questonário 2
	Curso
	Gestão para a Excelência
	Teste
	Questionário - Unidade ll
	Iniciado
	22/02/21 16:38
	Enviado
	22/02/21 16:57
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	0,4 em 0,99999 pontos  
	Tempo decorrido
	19 minutos
	Resultados exibidos
	Todas as respostas, Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários, Perguntas respondidas incorretamente
· Pergunta 1
0 em 0,1 pontos
	
	
	
	Conforme tratado no Item 1, que trata das ações gerenciais que são requeridas pelo Modelo de Excelência da Gestão (MEG), a partir dos chamados fundamentos da excelência, temos que o fundamento “orientação por processos” está subdividido nos seguintes temas: gestão por processos, produto e informações organizacionais. A respeito do tema gestão por processos pode-se afirmar que:
 
I. O tema “gestão por processos” contempla os seguintes processos: modelagem, projeto, gerenciamento e análise da estratégia organizacional.
II. O processo de modelagem deve envolver inicialmente a estruturação e o desdobramento da cadeia de valor, o que envolve prioritariamente a identificação dos principais processos dos negócios e dos respectivos processos de apoio.
III. Após a modelagem e o projeto dos processos, segue-se a etapa de gerenciamento, que envolve a padronização e o controle dos processos.
 
Assinale a única alternativa que contém as afirmativas corretas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
I, II e III
	Respostas:
	a. 
I e II
	
	b. 
II e III
	
	c. 
I e III
	
	d. 
I, II e III
	
	e. 
Nenhuma afirmativa está correta
	
	
	
· Pergunta 2
0 em 0,1 pontos
	
	
	
	Conforme tratado no Item 1, que trata das ações gerenciais que são requeridas pelo MEG, a partir dos chamados fundamentos da excelência, temos que o fundamento “compromisso com as partes interessadas” está subdividido nos seguintes temas: requisitos das partes interessadas, relacionamento com as partes interessadas, cliente, fornecedor e força de trabalho. A respeito do tema “requisitos das partes interessadas” pode-se afirmar que o MEG requer ações para:
 
I. Definição das partes interessadas.
II. Identificação das necessidades e expectativas das partes interessadas.
III. Tradução das necessidades e expectativas identificação em requisitos de desempenho.
IV. Tratamento das manifestações das partes interessadas.
 
Assinale a única alternativa que contém as afirmativas corretas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
I e II, apenas
	Respostas:
	a. 
I e II, apenas
	
	b. 
II e IV
	
	c. 
I e III, apenas
	
	d. 
I, II e III
	
	e. 
I, II e IV
	
	
	
· Pergunta 3
0 em 0,1 pontos
	
	
	
	Conforme tratado no Item 1 , que trata das ações gerenciais que são requeridas pelo MEG, a partir dos chamados fundamentos da excelência, temos que o fundamento “desenvolvimento sustentável” está subdividido nos seguintes temas: econômico-financeiro; ambiental e social. A respeito do tema “sustentabilidade ambiental” pode-se afirmar o seguinte:
 
I. A sustentabilidade ambiental envolve dois processos: prevenção de impactos ambientais e tratamento de impactos ambientais.
II. Os processos gerenciais relacionados ao tratamento dos impactos ambientais devem envolver, entre outras ações, as seguintes: identificação dos impactos ambientais, definição de requisitos de desempenho ambiental e engajamento das partes interessadas na prevenção de impactos ambientais.
III. Os processos gerenciais relacionados à prevenção de impactos ambientais devem envolver, entre outras ações, as seguintes: monitoramento dos requisitos de desempenho ambiental e mitigação dos impactos, considerando emissões sonoras, descarte de resíduos, emissões de efluentes, emissões atmosféricas e mídias visuais.
 
Assinale a única alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s):
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
I e III
	Respostas:
	a. 
I
	
	b. 
I e II
	
	c. 
II e III
	
	d. 
I e III
	
	e. 
III
	
	
	
· Pergunta 4
0,1 em 0,1 pontos
	
	
	
	Conforme tratado no Item 1 , que trata das ações gerenciais que são requeridas pelo MEG, a partir dos chamados fundamentos da excelência, temos que o fundamento “liderança transformadora” está subdividido nos seguintes temas: valores e princípios, governança, cultura organizacional, olhar para o futuro e sucessão. A respeito do tema “olhar para o futuro” pode-se afirmar o seguinte:
 
I. O tema “olhar para o futuro” contempla os seguintes processos a ele relacionados: formulação das estratégias, implementação das estratégias e análise do desempenho.
II. A definição das estratégias deve envolver a definição dos objetivos que se almeja alcançar, sendo que para apresentação dessas estratégicas uma ferramenta bastante utilizada é o chamado mapa estratégico, proposto pela metodologia do Balanced Scorecard.
III. A análise do desempenho é realizada pelas ações de estabelecimento de valores e princípios e pelo estabelecimento de padrões de conduta para assegurar o relacionamento ético com as partes interessadas.
 
Assinale a única alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s):
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
I e II
	Respostas:
	a. 
I, apenas
	
	b. 
II, apenas
	
	c. 
I e II
	
	d. 
II e III
	
	e. 
I e III
	Feedback da resposta:
	Correta: C.
Comentário: A afirmativa III está errada. O que consta como ações relativas à análise de desempenho são ações relacionadas ao tema valores e princípios (ver item  1.5). Pág. 29 do LT2
	
	
	
· Pergunta 5
0 em 0,1 pontos
	
	
	
	Conforme tratado no Item 1, que trata das ações gerenciais que são requeridas pelo MEG a partir dos chamados “fundamentos da excelência”, temos que o fundamento “pensamento sistêmico” está subdividido nos seguintes temas: alinhamento e tomada de decisão. A respeito do tema alinhamento pode-se afirmar o seguinte:
 
I. O tema alinhamento contempla os seguintes processos a ele relacionados: estruturação do modelo de gestão, estruturação do sistema de medição e identificação das informações.
II. Na estruturação do modelo de gestão espera-se, em especial, que conhecidos os processos formadores da cadeia de valor da organização, conhecidos os requisitos das partes interessadas e as estratégias organizacionais, sejam estabelecidas as principais correlações existentes entre eles bem como o inter-relacionamento entre os processos.
III. A utilidade de um sistema de indicadores, como meio de alinhamento organizacional, são as metas estabelecidas para os diferentes indicadores que devem direcionar os esforços das pessoas.
 
Assinale a única alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s):
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
III, apenas
	Respostas:
	a. 
I e II
	
	b. 
I
	
	c. 
II, apenas
	
	d. 
III, apenas
	
	e. 
II e III
	
	
	
· Pergunta 6
0 em 0,1 pontos
	
	
	
	Conforme tratado no Item 1, que trata das ações gerenciais que são requeridas pelo MEG, a partir dos chamados fundamentos da excelência, temos que o fundamento “aprendizado organizacional e inovação” está subdividido nos seguintes temas: aperfeiçoamento, competências essenciais, gestão do conhecimento e inovação. A respeito do tema aperfeiçoamento pode-se afirmar o seguinte:
 
I. O tema aperfeiçoamento contempla os seguintes processos a ele relacionados: diagnóstico, implementação de melhorias e compartilhamento de melhorias.
II. As ações de diagnóstico envolvem: estudos; identificação de oportunidades de melhoria e definição de ganhos pretendidos.
III. Para a implementação de melhorias se requer: a priorização de ações., o envolvimento das pessoas; a ruptura de processos; e avaliação da eficácia das melhorias implementadas.
IV. O compartilhamento das melhorias significa a justa distribuição dos lucros derivados destas.
 
Assinale a única alternativa que contém as afirmativas corretas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
II, III e IV
	Respostas:
	a. 
I e II, apenas
	
	b. 
II e III, apenas
	
	c. 
I e IV
	
	d. 
I, II e III
	
	e. 
II, III e IV
	
	
	
· Pergunta 7
0,1 em 0,1 pontos
	
	
	
	Conforme tratado no Item 1, que trata das ações gerenciais que são requeridas pelo MEG,
a partir dos chamados fundamentos da excelência, temos que o fundamento “adaptabilidade” está subdividido nos seguintes temas: capacidade de mudar e flexibilidade. A respeito do tema capacidade pode-se afirmar o seguinte:
 
I. O tema capacidade de mudar contempla os seguintes processos a ele relacionados: Identificação da necessidade de mudança  e implementação da mudança.
II. A identificação da necessidade da mudança envolve ações como: definição das competências necessárias para a mudança e sustentação da mudança.
III. O controle da eficácia da mudança requer o acompanhamento de indicadores de desempenho relacionados aos objetivos da mudança.
 
Assinale a única alternativa que contém as afirmativas corretas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
I
	Respostas:
	a. 
I
	
	b. 
II e III
	
	c. 
I e III
	
	d. 
I, II e III
	
	e. 
Nenhuma afirmativa está correta
	Feedback da resposta:
	Correta: A
Comentário:   As afirmativas II e III contêm erros. O que consta na afirmativa II são ações para implantação da mudança e não para identificação da necessidade de mudança. O processo constante da afirmativa III não se relaciona com o com a capacidade de mudar. A afirmativa I está correta (Item 1.8.1, p. 50 LT2).
	
	
	
· Pergunta 8
0,1 em 0,1 pontos
	
	
	
	Conforme tratado no item 1, que trata das ações gerenciais que são requeridas pelo MEG, a partir dos chamados fundamentos da excelência, temos que o fundamento “compromisso com as partes interessadas” está subdividido nos seguintes temas: requisitos das partes interessadas, relacionamento com as partes interessadas, cliente, fornecedor e força de trabalho. A respeito do tema cliente pode-se afirmar o seguinte:
 
I. O tema “cliente” contempla os seguintes processos a ele relacionados: desenvolvimento de mercado , relacionamento com clientes.
II.  As ações gerenciais para desenvolvimento do mercado incluem: análise e segmentação de mercado, tradução dos comportamentos dos clientes em requisitos de desempenho e definição dos clientes alvo e avaliação da satisfação e insatisfação dos clientes.
III. As ações gerenciais para relacionamento com os clientes incluem: o estabelecimento de canais de relacionamento, o tratamento das manifestações dos clientes, o acompanhamento das transações com os clientes e a avaliação da sua satisfação/insatisfação e fidelidade.
 
Assinale a única alternativa que contém as afirmativas corretas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
I
	Respostas:
	a. 
I e II
	
	b. 
II e III
	
	c. 
I e III
	
	d. 
I
	
	e. 
III
	Feedback da resposta:
	Correta: D.
Comentário:   O erro da afirmativa II está no fato que a avaliação da satisfação e insatisfação dos clientes é parte dos processo de relacionamento com os clientes e não dos processos de desenvolvimento do mercado (ver 1.3.3, p. 17 LT1 )
	
	
	
· Pergunta 9
0,1 em 0,1 pontos
	
	
	
	Conforme tratado no Item 1, que trata das ações gerenciais que são requeridas pelo MEG, a partir dos chamados fundamentos da excelência, temos que o fundamento “aprendizado organizacional e inovação” está subdividido nos seguintes temas: aperfeiçoamento, competências essenciais, gestão do conhecimento e inovação. A respeito do tema inovação pode-se afirmar que:
 
I. Para que a inovação aconteça, o MEG requer quatro conjuntos de ações: indução, desenvolvimento, implantação e medição.
II. No caso da indução para a inovação, as ações gerenciais requeridas são: priorização de ideias, desenvolvimento de competências orientadas para a inovação, definição de indicadores de inovação, experimentação e testes.
III. Para que ocorra a implantação, são esperadas ações de: execução, validação e divulgação da inovação.
 
Assinale a única alternativa que contém a(s) afirmativas correta(s):
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
I e III
	Respostas:
	a. 
I e II
	
	b. 
II e III
	
	c. 
I e III
	
	d. 
I, apenas
	
	e. 
III, apenas
	Feedback da resposta:
	Correta: C.
Comentário: Na afirmativa II, o que está afirmado refere-se ao desenvolvimento da inovação e não à indução à inovação. Pág. 46 do LT2
	
	
	
· Pergunta 10
0 em 0,1 pontos
	
	
	
	Conforme tratado no Item 1, que trata das ações gerenciais que são requeridas pelo MEG, a partir dos chamados fundamentos da excelência, temos que o fundamento “Desenvolvimento Sustentável” está subdividido nos seguintes temas: econômico-financeiro, ambiental e social. A respeito do tema sustentabilidade econômico financeira pode-se afirmar o seguinte:
I. O tema sustentabilidade econômico-financeira tem o planejamento e o monitoramento econômico-financeiros como processos a ele relacionados
II. Para o planejamento econômico financeiro, requer-se, entre outras, as seguintes ações: definição de indicadores de desempenho econômico-financeiros, que permitam a avaliação da saúde financeira organizacional; e elaboração de orçamentos
III. O monitoramento econômico-financeiro, por sua vez, deve envolver a garantia de recursos financeiros para atender as necessidades operacionais e de investimentos.
 
Assinale a única alternativa que contém a(s) afirmativas correta(s):
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Nenhuma afirmativa está correta
	Respostas:
	a. 
I e II
	
	b. 
II e III
	
	c. 
I e III
	
	d. 
I, II e III
	
	e. 
Nenhuma afirmativa está correta

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais