Buscar

Av1 Anatomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av1 Anatomia
3- 
A Palpação é uma técnica utilizada para obtenção de dados por meio do tato e da pressão. Desta forma, um cão que apresenta dor à palpação abdominal na região hipocôndria esquerda provavelmente apresenta alguma afecção em qual(is) órgão(s)? Informe a classificação quanto à arquitetura deste(s) órgão(s):
(1 Ponto)
No hipocôndrio esquerdo identificamos os seguintes órgãos: o estômago, uma parte do baço, uma parte do pâncreas e uma parte do fígado. Ao palpitar um animal que sente dor nesta região o mais provável é que esteja com dor no estômago ou baço, pois os outros dois órgãos atravessam todo o abdômen e apresentariam dor em outros quadrantes. 
Estômago é um órgão oco, há uma divergência entre os autores sobre se ele seria tubular seguindo o sistema digestório, que é um tubo digestório único da boca ao ânus e assim, o estômago seria só uma dilatação. Já outros entendem ser cavitário, pois tem luz ampla.
Baço é um órgão parenquimatoso, assim como o pâncreas e o fígado.
Em alguns animais o rim pode estar no hipocôndrio, pois ele é móvel. Então podemos dizer que se neste animal o rim esquerdo também estiver localizado no hipocôndrio esquerdo, ele poderá estar apresentando afecção. Ele é classificado como pseudoparenquimatoso.
4.Os trombos são coágulos sanguíneos (massas semissólidas de sangue) que podem bloquear o fluxo sanguíneo para diversas partes do corpo, dependendo de sua localização. Imagine que um equídeo apresenta um trombo na artéria celíaca e indique qual(is) órgão(s) poderia(m) ter sua irrigação sanguínea prejudicada:
(1 Ponto)
Como esta artéria é responsável pela irrigação dos órgãos estômago, pâncreas, fígado, baço e duodeno, estes órgãos que poderiam ter sua irrigação sanguínea prejudicada pelo trombo.
5.Os linfonodos são importantes estruturas do sistema linfático por receberem a linfa de determinada região corpórea e também por armazenarem linfócitos que atuam sobre possíveis microrganismos presentes neste líquido. Assim, quando um linfonodo aumenta de tamanho provavelmente existe alguma infecção localizada em sua área de drenagem linfática. Neste contexto, um gato que apresenta seu linfonodo poplíteo superficial esquerdo aumentado de tamanho pode apresentar uma infecção em qual região de seu corpo?
(1 Ponto)
É um dos linfonodos dos membros posteriores e pélvico. Fica caudal ao joelho. Por este motivo se ele estiver aumentado poderá apresentar uma inflamação no membro pélvico esquerdo, pois esse linfonodo drena a parte distal do membro.
6.Descreva a localização anatômica da glândula epífise:
Localizada entre os hemisférios cerebrais, rostral ao cerebelo e dorsal ao quiasma óptico.
7- Cite quais óstios são observados em cada câmara cardíaca:
Óstio são as passagens entre as estruturas anatômicas. As câmaras cardíacas são os átrios e os ventrículos (direto e esquerdo). Sendo assim, temos o óstio atrioventricular direito que fica na parte ventral do átrio direito e conduz ao ventrículo esquerdo (parte cranial). O óstio atrioventricular esquerdo está localizado na parte ventral do átrio esquerdo e cranial do ventrículo esquerdo. Temos o óstio aórtico que está na saída do ventrículo esquerdo para a aorta (dorsal e levemente cranial) e o óstio pulmonar que está na saída do ventrículo direito para a artéria pulmonar (cume do cone atrial).
No átrio direito ainda podemos identificar o óstio da veia cava cranial que está situado na parte dorsal, o óstio da veia cava caudal que está situado na parte caudal. O óstio seio coronário que se abre ventralmente à veia cava caudal e o óstio da pequena veia coronária que está localizado junto ao seio coronário.
No átrio esquerdo ainda podemos identificar os óstio das veias pulmonares que estão na parte caudal e direita. E temos as aberturas das pequenas veias do coração são encontradas nas depressões formadas pelos músculos pectíneos. 
Explicação cherryl - 1 em cada câmara ligando as câmaras e de chegada e de saída dos vasos da base. Nome da câmara cardíaca e do óstio que tem nela.

Continue navegando