Buscar

AD2 Artes 2020 2 CEDERJ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES FACULDADE DE EDUCAÇÃO
 	 FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD Avaliação à Distância 2 (AD2) – 2020.2
Disciplina: Artes na Educação
AD2 - O JOGO DE INTEGRAÇÃO
UMA ETAPA ESTRATÉGICA PARA O TRABALHO CÊNICO.
ETAPA 1 da tarefa:
Tema: Se eu fosse um objeto eu seria…
Faixa etária para a atividade: Primeira etapa do Ensino Fundamental (entre 7 e 10 anos)
Descrição da atividade: A atividade deverá ser feita na sala de aula, porém as carteiras devem ser colocadas no canto da sala. A atividade é de fácil adaptação podendo ser realizada também em pátios, auditório, quadra, enfim, qualquer local que ofereça espaço para integração.
	Inicialmente, o professor deve fazer uma breve introdução explicando o que são objetos e para que servem. Na sequência deve fazer uma adaptação da brincadeira “Quem sou eu”? O professor deve dividir a turma em grupos de no máximo 4 alunos, numerado esses grupos para seguir uma determinada ordem, eles devem se sentar em algum espaço da sala, sem estar muito próximo dos demais grupos. Em um pote, o professor coloca a imagem/nome de vários objetos.
	No grupo 1, escolhe-se um aluno que retira do pote seu objeto, no entanto, a turma não pode ver o objeto sorteado, somente o grupo 1 pode saber. O grupo 1 dará 3 dicas.
Exemplo: Objeto: Vaso
Dicas: Sou de vidro ou porcelana; posso enfeitar a mesa; alguns colocam flores em mim.
	Os grupos em ordem numérica devem dizer qual é o objeto que eles acham que é. Se o grupo acertar, anota-se a pontuação, caso o grupo 2 erre, o grupo 3 tem o direito de tentar responder, porém sem fazer mais perguntas.
	O jogo então vai seguindo, passando por todos os grupos. Ao final, ganha o grupo que acertou mais objetos.
	Numa variação do jogo, sem grupos formados, um aluno é escolhido participar da brincadeira. Ele não pode ver qual é objeto. A turma é quem deve fornecer as dicas, porém todos falando ao mesmo tempo. Assim, o aluno escolhido deve se concentrar nas vozes e tentar decifrar as dicas para tentar acertar o objeto. Assim, por diante todos os alunos participam da atividade, incluindo o professor.
	O jogo vai seguindo assim, através de uma de suas variações, até que todos consigam participar da atividade, observando o tempo máximo de 30 minutos de atividade.
Materiais utilizados:
-Pote ou lata.
-Figuras de objetos.
Benefícios e os resultados esperados com a atividade: Essa atividade beneficia a interação entre os alunos, auxilia o desenvolvimento da imaginação, da observação, da criatividade, da prontidão, da concentração, da agilidade e do trabalho cooperativo entre os integrantes, além de proporcionar a interação com os objetos tão comuns em nosso dia a dia, rompendo com o automatismo e rotina da sala de aula.
	Espera-se que a atividade desenvolva o sentimento de afetividade, desinibição, confiança e cumplicidade entre os alunos para o trabalho com jogos teatrais, auxiliando no desenvolvimento integral do aluno proposto nos atuais documentos legislatórios para a Educação.
	 Assim, a atividade cumpre o papel de permitir que os alunos experimente uma forma lúdica e prazerosa de explorar o espaço, seus sentidos e o próprio corpo, sem desprezar o contexto social no qual estão inseridos.
ETAPA 2 da tarefa: AUTOCORREÇÃO
1. “Informar a faixa etária visada” (1 ponto no máximo):
R.: Discriminei a faixa etária e entendo que ela condiz com a atividade. NOTA: 1,0.
2. “Descrever com detalhes a atividade” (6 pontos no máximo)
R.: Descrevi todas as etapas da atividade, procurando correlacioná-la como os conteúdos trabalhados no material didático da disciplina. Entendo que a atividade possui coerência, qualidade e estruturação viável para ser executada. NOTA: 6,0
3. “Indicar quais os benefícios e os resultados esperados com a atividade;” (3 pontos no máximo)
R.: Entendo que através da execução da atividade, os objetivos propostos estabelecidos foram claros e se relacionam com os conteúdos do material didático e atividades propostas pela disciplina. NOTA: 3,0.
TOTAL: 10,0
Referência bibliográfica:
	SOARES, Carmela. Artes na Educação. v. 2. Rio de Janeiro: Fundação CICIERJ, 2006. p. 88-101.
	BRINCADEIRA QUEM SOU EU COM A TURMA DA MONICA. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UJn5prhPUvo. Acesso em: 15 de outubro de 2020.
	Jogo quem sou eu – perguntas, regras e ideias. Disponível em: https://tempolivre.umcomo.com.br/artigo/jogo-quem-sou-eu-perguntas-regras-e-ideias-29264.html#:~:text=Natal%2C%20entre%20outros.-,Brincadeira%20quem%20sou%20eu%3A%20perguntas,o%20nome%20escrito%20no%20papel. Acesso em: 15 de outubro de 2020.

Continue navegando