Buscar

VAMOS PRATICAR 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Com o software AutoCAD, engenheiros criam e editam todos os tipos de projetos relacionados à sua área de atuação. Dentre esses projetos, as plantas baixas são as mais usuais, sendo o primeiro passo para se seguir com as demais representações, como fachadas, cortes, plantas de telhado etc. (DIAS; AMARAL; PINA FILHO, 2010). A planta baixa, como você já deve saber, é a representação gráfica de uma construção, consistindo em sua visualização de cima, julgando que ela foi cortada por um plano horizontal e removeu-se a parte superior. Nesse tipo de planta, devem constar as disposições dos cômodos da edificação, posição de paredes, das portas e janelas, com suas medidas horizontais (CRUZ, 2015).
O corte, na Engenharia e na Arquitetura, incide na visualização de uma construção exibida em uma planta baixa. Para que o corte seja efetuado, deve ser feito por um plano vertical e retirada a parte anterior. De maneira bem resumida, o corte procura despontar a dimensão vertical de uma construção como se fosse apresentado em uma fatia, podendo mostrar os andares, a altura das portas e janelas, pé-direito da estrutura, altura de peitoris, vigas, vergas, madeiramento do telhado e outros detalhes que não podem ser representados na planta baixa, de maneira eficiente. Lembre-se de que essa fatia pode ser no eixo transversal (o qual mostra as laterais da construção) ou longitudinal (mostrando da frente para os fundos da construção), como observamos na figura abaixo, em que o corte denominado AA’ é o transversal e BB’ é longitudinal (CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO BRASIL, 2019).
Como verificamos nas figuras acima, a realização do corte vai depender de quais informações se deseja dar mais ênfase, devendo ele ter uma planta baixa como base. É possível, ainda, ocorrer cortes com outros tipos orientação, dependendo do formato estabelecido pelo engenheiro. Atente-se ao fato de que na representação dos cortes nos projetos finais, a orientação e localização deles devem estar indicadas na planta baixa. Dessa forma, é possível que outros profissionais possam compreender as diferentes maneiras de se visualizar as estruturas e alturas internas da construção que se irá realizar (CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO BRASIL, 2019).
Vamos praticar
Agora, desenhe dois cortes (AA e BB) baseados na planta baixa, abaixo. Lembre-se de que quem executa o corte é o projetista, portanto, é preciso que você, estudante de Engenharia, saiba executar todas as ferramentas básicas para elaboração dos projetos na área.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando