Buscar

Perícia

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1 – PERÍCIA CONTÁBIL: NOÇÕES INTRODUTÓRIAS.
1. A partir de que época foi institucionalizada a Perícia Contábil no Brasil, e de que forma?
Resp 1; Apesar de já constar no CPC de 1939, a perícia contábil foi institucionalizada a partir da vigência do Decreto-Lei nº 9.295/46, onde realmente ocorreu o destaque da função nesta lei de regência. 
Resp 2; A perícia contábil foi institucionalizadaa no Brasil em 1946 com a irrupção do Decreto lei nº 9.295/46 de 27/05/1946.
Resp 3; A partir de 1946, com o Decreto Lei 9.295 que disciplinou e regulamentou a profissão contábil no Brasil. Amparado por esse decreto lei, o Conselho Federal de Contabilidade – CFC editou as Resoluções n.º 733 e 731, ambas de 22 de outubro de 1992, que aprovaram as Normas Brasileiras de Contabilidade – NBC P2 e T 13, respectivamente, disciplinando os procedimentos do perito contador e do perito contador assistente e a execuçãorespectivamente, disciplinando os procedimentos do perito contador e do perito contador assistente e a execuç do próprio trabalho pericial. Em 1999, essas resoluções passaram por um processo de revisão e atualização e hoje vigoram as Resoluções 858 e 857 de 21 outubro 1999.
2. Qual a importância da Perícia Contábil enquanto instrumento gerador de informações para a tomada de decisão no ambiente social?
Permite a ampla atuação do perito dentro da função pericial, enriquecendo seu trabalho com maior quantidades de informações obtidas em levantamento de campo.
3. Existe relação entre a ética profissional e a execução do trabalho pericial? Em caso afirmativo, qual é essa relação?
Resp 1; Sim, a perícia proporciona alguns efeitos na sociedade. Dessa forma, o trabalho pericial deve ser honesto e eficaz.
Resp 2; Sim. A ética tem grande peso, pois o trabalho honesto e eficaz é decorrência de uma formação sadia do profissional. O compromisso moral e ético do perito para com a sociedade e para com sua classe constitui o principal lastro de sustentação da realização profissional. Ressalte-se, também, que ser capaz e estar sempre atualizado e preparado para o trabalho de boa qualidade, com valor social, faz parte do contexto moral e ético.
4. Como se classificam as perícias?
Resp 1; A perícia pode ser classificada em perícia judicial, extrajudicial, arbitral, administrativa ou operacional e semi-judicial. A perícia judicial demanda um conhecimento técnico e especializado de um profissional da área em questão.
Resp 2; As perícias são de diferentes espécies e são classificadas principalmente em função do ambiente em que se realizam. Segundo Alberto (2002, p.53), “os ambientes de atuação que lhe definirão as características podem ser, do ponto de vista mais geral, o ambiente judicial, o ambiente semijudicial, o ambiente extrajudicial e o ambiente arbitral”. Por decorrência, diz serem quatro as espécies de perícias: a perícia judicial, a perícia semijudicial, a perícia extrajudicial e a perícia arbitral. Magalhães et al. (1998, p.22) reconhecem mais um tipo de perícia, que é a administrativa, cujo exame pericial é estritamente particular, voltado para o interior da empresa.
5. O que você entende sobre perícia? E sobre perícia contábil?
Resp 1; É uma declaração de ciência, pesquisa, exame acerca da sobre fatos relevantes à causa na matéria investigada, emitida por pessoa entendida, de reconhecida habilidade ou experiência comprovada detentora de titulo universitário, com objetivo de esclarecer aspectos técnicos ou científicos inerentes, mediante exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, avaliação ou certificação. A perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnicos e científicos destinado a trazer à instancia decisória os meios de prova necessários à justa solução, mediante laudo contábil e ou parecer técnico contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais contábeis, feitas pelo perito contador.
Resp 2; Perícia pode ser qualquer trabalho de natureza específica, no qual exista rigidez em sua execução. O objetivo da perícia é a obtenção de prova ou opinião que norteie o julgamento de um fato. É originada do interesse das partes, do interesse da justiça e do interesse público. A perícia pode surgir de uma área científica ou empírica. A perícia tem a função de apresentar um fato quando não haja prova documental. Dessa forma, são criados procedimentos técnicos e científicos que auxiliam na resolução do caso. A perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnicos e científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar à justa solução do litígio, mediante laudo pericial contábil e/ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais, e a legislação específica no que for pertinente A perícia contábil é uma determinada natureza de trabalho tratada na área pericial.
6. O que vem a ser perito e qual sua responsabilidade na execução do trabalho pericial?
Resp 1; O perito contábil é um profissional com bacharelado em Ciências Contábeis e devidamente registrado no Conselho Regional de Contabilidade de seu Estado, na categoria de Contador. Deverá ter consciência do grau de responsabilidade que pesa sobre si e não poderá negligenciar em seu trabalho. Sua responsabilidade social, judicial e profissional.
Resp 2; O perito é o profissional de nivel universitário devidamente inscrito no órgão de classe adequado escolhido pelo juíz para resolver questões tecnicas de seu conhecimento. O perito é responsável por interferir na decisão do juiz, já que divulga sua opinião sobre determinados fatos. 
7. Qual a distinção entre o trabalho do perito e o do assistente técnico?
Resp 1; O perito é nomeado pelo juiz e o assistente é nomeado pelas partes.
Resp 2; O perito é nomeado pelo juiz enquanto o assistente técnico é indicado pelas oartes. Com relação as funções de cada um, o perito faz a perícia, lavra e assina o laudo. Já o assistente técnico emite o parecer.
8. Quais as principais leis que normatizam e disciplinam a execução da perícia contábil?
A normatização da perícia contábil foi alcançada pela NBC/CFC 858-99. Nos dias de hoje a perícia está amparada pela NBC/CFC 1243 e 1244/2009, pela TP 01 e PP 01.

Continue navegando

Outros materiais