Buscar

ensino da geografia

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
São questões das quais a Geografia deve preocupar-se, EXCETO:
 
Os processos da construção do espaço e da organização espacial como resultado dos diferentes grupos de indivíduos que compõe cada sociedade.
 
As transformações no espaço sofrem uma construção contínua de cada sociedade que o habita.
 
O ser humano como indivíduo ou sociedade de seres humanos atuam como atores do espaço.
 
As decisões são tomadas mediantes a racionalidade humana dentro de todas as sociedades, assim o espaço percebido é o mesmo em todos os momentos históricos.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
A Geografia passou por vários momentos na construção de sua base teórica. De acordo com estes momentos julgue os itens abaixo em verdadeiros (V) ou falsos (F), em seguida, assinale a alternativa correta:
(   ) É possível dividir a história do pensamento geográfico em dois momentos, sendo o primeiro, que vai da origem do nascimento da Geografia como ciência, até meados dos anos 50/60 do século XX e o segundo dos anos 60 até hoje.
(   ) O primeiro momento pode ser chamado de naturalista, que entende o meio ambiente como a descrição do quadro natural do planeta.
(   ) O segundo momento foi marcado pelo surgimento da Nova Geografia, que era uma Geografia Física, na União Soviética, denomina-se esta abordagem metodológica de Geossistêmica.
(   ) A crítica à Geopolítica alemã levou Le Blache à desvalorização humano e seu componente criativo contido em suas ações e que por esse motivo estavam submetidos às imposições do meio.
 
 V, V, V, F.—a certa e essa
 
F, F, V, V.
 
V, V, F, F.
 
F, V, V, V.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Para que possamos compreender o funcionamento do pensamento geográfico é importante ter em mãos alguns dos seus princípios fundamentais que auxiliam na explicação dos fenômenos geográficos. De acordo com estes princípios assinale a alternativa INCORRETA:
 
O princípio da extensão, onde todo fenômeno geográfico tem sua ocorrência numa determinada porção do espaço, podendo então, ser delimitado, dimensionado, aferido e representado. 
 
O princípio da analogia, que diz que nenhum fenômeno geográfico é possível de ser comparado a outros fenômenos do mesmo tipo.
 
O princípio da causalidade, onde todo fenômeno geográfico tem uma ou mais causas, por isso seu entendimento deve ser buscado e explicado a fim de entender o processo.
 
O princípio da conexidade, onde todo o fenômeno geográfico provoca mutações em outros fenômenos interligados, assim como sofre mutações por ele provocadas.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
De acordo com Santos (1985), são categorias para analisar o espaço:
 
Limites, conjuntos, regiões e áreas.
 
países, estados, continentes e blocos.
 
Forma, função, estrutura e processo.
 
Função, espaço, estrutura e limites.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Enumere em ordem cronológica alinha de acumulação de experiências da evolução humana de acordo com Foladori:
(   ) Último estágio evolutivo da tecnologia industrial na informática e microeletrônica somada à utilização de satélite, atividades realizadas independente do cérebro humano.
(   ) Surgem instrumentos que potencializam o movimento originado pelo corpo, o ser humano passa a aplicar o primeiro impulso e obtém um movimento original que se multiplica pela força corporal.
(   ) A utilização de instrumentos, ainda que de forma rudimentar, que substitui a mão como ferramenta e esta passa a ser responsável pela energia do ato de trabalho.
( ) Avanço da tecnologia na geração de força que se transforma calor em movimento, combinado com sucessivas atividades mecânicas, Revolução Industrial no século XVIII.
( ) As primeiras manifestações do trabalho humano estão contidas na própria mão humana como instrumento, representando o arranque motriz que deu ao gênero homo as condições iniciais do desenvolvimento psicomotor.
( ) Tem como inovação central o incremento revolucionário do transporte, aplicados com os derivados do petróleo e a energia elétrica, a segunda Revolução Industrial.
(   ) O movimento que produz a necessidade torna-se independente do corpo humano, como no caso da utilização da energia eólica, hidráulica, o cultivo e a domesticação de animais.
( ) A objetivação das funções e tarefas, que entes se realizavam pelo intelecto humano, agora passam a ser programadas automaticamente por máquinas, controle numérico da produção.
 A sequência correta de cima para baixo é:
 
 7, 5, 4, 3, 2, 1, 8, 6.
 
5, 4, 2, 3, 8, 7, 1, 6.
 
1, 2, 4, 6, 5, 3, 7, 8.
 
8, 3, 2, 5, 1, 6, 4, 7.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Sabemos que existe um sistema social que é produto de decisões dos atores. A Nova Geografia desenvolve uma geografia chamada Geografia do Atores, são apresentados pressupostos que podem auxiliar na compreensão espacial. De acordo com estes pressupostos, considere as assertivas abaixo:
I- A organização espacial é resultado das reações sociais de diferentes grupos de indivíduos que compõe a sociedade.
II- O espaço geográfico sofre uma construção contínua da sociedade que o habita animada pela atividade do trabalho humano.
III- o ser humano como indivíduo ou sociedade humana são atores do espaço e portanto, portadores da força de trabalho.
IV- As decisões são tomadas mediante a racionalidade econômica (espaço percebido, julgado, valorizado, interiorizado e reformulado) e resulta nas muitas paisagens humanas.
 É correto apenas o que se afirma em:
 
Apenas II e III.
 
Apenas I e II.
 
Apenas I, II e III. 
 
Todas as assertivas. 
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Conforme a Epistemologia Genética de Jean Piaget, o desenvolvimento cognitivo infantil perpassa por algumas fases ou estágios. São eles: primeiro estágio – sensório-motor; segundo estágio –pré-operacional; terceiro estágio – operações concretas; quarto estágio – operações formais. Dessa forma, é correto afirmar que:
 
no período sensório-motor, a criança percebe o ambiente e age sobre ele, sendo fundamental a estimulação ambiental. 
 
no período sensório-motor, a criança inicia o desenvolvimento da capacidade simbólica, ou seja, começa a usar símbolos mentais.
 
o período pré-operacional possui algumas características: egocentrismo, centralização, animismo, classificação, inclusão de classe.
 
no período das operações concretas, a criança não precisa utilizar-se da manipulação de objetos concretos.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Na Geografia, o espaço tem um caráter:
 
Histórico, pessoal, subjetivo, social e humano.
 
Geométrico, projetivo, topológico, psicológico e social.  
 
Pessoal, social, ambiental, natural e artificial.
 
Natural, artificial, psicológico, físico e social.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
É necessário que o professor crie uma matriz avaliativa e estabeleça os objetivos do trabalho com a Geografia com seus alunos. O objetivo transcrito abaixo refere-se:
- Descrever lugares de uma escola, casa, quarteirão ou áreas agrícolas a partir da representação em mapas, utilizando-se de legenda.
 
A conhecimentos sobre figuras cartográficas.
 
A conhecimentos sobre a natureza e sua dinâmica.
 
A conhecimentos sobre os grupos do bairro.
 
A conhecimentos sobre diferenças sócio-culturais.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, estudar Geografia, em relação aos Temas Transversais, é:
Estudar os lugares, territórios, paisagens e regiões e pressupõe lançar mão de uma ampla base de conhecimentos que não se restringem àqueles produzidos dentro do corpo teórico e metodológico apenas da Geografia. Muitas são as interfaces com outras ciências. Alguns temas que são por natureza de interface (tais como a questão
ambiental, a pluralidade brasileira, relações de trabalho e consumo, entre, outros) requerem um tratamento para além das áreas de conhecimento. (PCN, 1998. p. 42)
Conclui-se que estes são Temas Transversaisem suas interfaces com a Geografia; EXCETO: 
 
 
A Ética e a Pluralidade cultural
 
A Saúde e o Meio Ambiente
 
o Nascer da Humanidade
 
Geografia e Educação Sexu
Parte inferior do formulário

Continue navegando