Buscar

Polímero PLA: Estrutura, Propriedades e Aplicações

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
QUI0465A QUIMICA ORGANICA _ 38-39
PROFESSOR (a): Ana Maria Coulon Grisa
ALUNA: Marine Rocha Oliveira
	Polímero
	Função Química
	Relação estrutura / Propriedades
	Aplicações
	Reutilização / Descarte
	Poli-(ácido lático) ou polilactato - PLA
 
	→ Polímero produzido a partir do ácido lático (nome IUPAC: ácido 2– hidróxipropanóico), uma molécula bifuncional cujos grupos funcionais presentes são a Carboxila (– COOH) e a Hidroxila (– OH), reativos entre si 
→ O PLA é um polímero alifático, termoplástico (pode ser derretido e reprocessado), que ocorre da condensação dos grupos hidroxila e carboxila por dois caminhos distintos: a policondensação direta ou a polimerização por abertura de anel. 
	→ As propriedades físicas do poli-(ácido lático) variam de acordo com a temperatura, massa molar e densidade. Pode ser amorfo ou cristalino, dependendo da estereoquímica, do tratamento térmico e temperatura de Transição Vítrea, Tg 
→ material de alta resistência 
→ pode ser moldado e remoldado (termoplástico) 
→ está disponível a partir de fontes renováveis, 
	→ Indústria alimentícia como acidulante; 
→ Área biomédica, em suturas e implantes; 
→ Produção de fibras de fiação. 
	→ Decomposição natural pode levar a metano.
→ o PLA pode ser degradado por ataque ácido e alcalino. Este processo é chamado hidrólise, que forma como produtos da reação um ácido carboxílico e um álcool .
→ Em meio natural, com a presença de água, há a hidrólise do PLA e os produtos formados, oligômeros do ácido lático e o próprio ácido lático, são absorvidos pelos microrganismos, sendo digerido em seu ciclo metabólico, gerando gás carbônico, CO2 e água, H2O, no ciclo do Ácido Cítrico (Ciclo de Krebs) .

Continue navegando