Buscar

Fisio 2

Prévia do material em texto

Os organismos vivos são sistemas organizados, em permanente estado de não equilíbrio termodinâmico.
Segunda lei da Termodinâmica,os processos espontâneos tendem a ir de uma condição de alta energia para uma condição de baixa energia, dissipando energia térmica durante o processo, até que a condição de equilíbrio seja alcançada.
A atividade fotossintética das plantas, das algas e de algumas bactérias promove a conversão e o armazenamento da energia solar em moléculas orgânicas ricas em energia, a partir de moléculas inorgânicas simples, como o CO2 e a H2O .Somente esses organismos são capazes de transformar energia luminosa em energia química, aumentando assim a energia livre disponível para os seres vivos como um todo. A reação global da fotossíntese (excetuando-se as bactérias fotossintetizantes) pode ser representada da seguinte forma:
A energia é armazenada nas ligações químicas das moléculas dos carboidratos.
Nos cloroplastos, presentes em todas as células fotossintetizantes eucarióticas, a energia radiante absorvida pelos pigmentos fotossintéticos é utiliza para converter CO2 e água em carboidratos e outras moléculas orgânicas. A fotossíntese transforma moléculas oxidadas, com baixo conteúdo de energia, em moléculas com elevado poder redutor e conteúdo de energia. Nesse processo, a luz impulsiona elétrons para níveis mais elevados de energia caracterizando se aí um processo termodinâmico não espontâneo. O oxigênio liberado para a atmosfera nada mais é do que um subproduto das reações fotossintéticas. As mitocôndrias, presentes em todas as células eucarióticas, degradam os carboidratos, transferindo a energia anteriormente armazenada nas ligações de carbono para moléculas de ATP.
Tanto a fotossíntese quanto a respiração celular são constituídas por um conjunto de reações de redução e oxidação seqüenciais - reações redox.
A redução é a transferência de um elétron (e-) ou de um elétron junto com um próton(H+) de uma molécula doadora (D) para uma molécula receptara (R). Diz-se que a molécula doadora foi oxidada e que a molécula receptora foi reduzida.
A reação primária da fotossíntese, por exemplo, é uma reação de transferência de elétrons entre uma forma especial de clorofila e uma molécula receptora específica (Fig. 5.2)>
Ao receberem luz, os elétrons das moléculas de clorofila são excitados. De modo específico, as molécuIas especiais de clorofila, localizadas no coração do processo fotossintético (centros de reação - CR),ejetam elétrons ao serem excitadas pela luz. Tornam-se,assim, oxidadas, e as moléculas receptoras tomamse reduzidas. Na seqüência, os elétrons são transferidos para os carreadores do processo fotoquímico, gerando energia química.
É importante destacar que as moléculas de clorofila dos CR oxidadas pela luz são imediatamente reduzidas, tendo a sua neutralidade restaurada e permitindo que o processo se repita de modo cíclico.
Os organismos que utilizam a água como fonte redutora geram o O2 que é liberado para a atmosfera 
FOTOSSíNTESE: UM PROCESSO EM DUAS ETAPAS
Já no início do século XX, mais precisamente em 1905, um pesquisador inglês chamado Blackman, interpretando os seus resultados experimentais, concluiu que a fotossíntese é um processo que se dá em duas etapas independentes.
As reações responsáveis pela transformação da energia solar em energia química integram a etapa fotoquímica da fotossíntese,também conhecida como reações dependentes de luz.Durante a etapa fotoquímica, a energia luminosa absorvida pelos pigmentos fotossintéticos é convertida em ATP e NADPH (poder redutor). A etapa seguinte é constituída pelas reações enzimáticas de fixação do COz e síntese de carboidratos (etapa bioquímica). A etapa bioquímica da fotossíntese é movida pelo ATP e pelo poder redutor gerados durante o processo fotoquímico (Fig. 5.3).
FOLHAS 
1. A absorção de água e nutrientes do reservatório do solo.
2. A interceptação de luz e trocas gasosas eficientes com a atmosfera, principalmente para a aquisição do CO2
3. Um sistema de transporte que permitisse a circulação da água e dos nutrientes absorvidos do solo, bem como a exportação e a circulação das moléculas orgânicas geradas na fotossíntese no organismo como um todo.
4. A conservação da água no interior dos tecidos através da impermeabilização de suas superfícies externas.

Continue navegando