Buscar

Resenha- Olhar no olho do outro

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resenha do texto “Olhar no olho do outro” de Maria Rita
O texto fala sobre a inevitável convivência com o outro nas cidades e como ela acontece. A escritora supõe que o único modo de aguentar o excesso de contato é estabelecer uma relação superficial e pacifica com o outro e que na maioria das vezes ela é mais superficial porque as pessoas evitam encarar o outro por medo de se identificarem nesse olhar.
A escritora diz que a cidade é recalcada e possui habitantes infames. Ou seja, é uma cidade na qual há historias que não foram contadas e cujos habitantes impopulares têm sua existência confirmada a partir de manifestações musicais, poéticas e literárias.
Por ultimo, somos desafiados a pensar na relação entre o homem e a cidade na vida urbana tornando possível que alguns cidadãos sejam substituíveis e/ou sobras (como, por exemplo, os moradores de rua). Durante a busca por soluções para essa questão nos encontramos em um outro dilema: preocupação com o outro ou com a “limpeza” da cidade.
Essa leitura me fez refletir sobre o meu cotidiano na cidade, principalmente do meu comportamento com o outro e do outro comigo. Pude concluir que ao mesmo tempo em que posso ser muito parecida com o outro posso ser muito diferente. Cada um tem sua ideologia e seu modo de encarar a vida apesar desse caráter ter sido construído no mesmo ambiente. Para algumas pessoas o outro não significa nada além de um “concorrente” de espaço na cidade enquanto que para os demais signifiquem um companheiro de trajeto.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando