Buscar

Exercícios de Radioatividade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios:
1 – O isótopo iodo-131 é utilizado em um tratamento complementar para a maioria dos tumores de tireoide. Em geral são usados quando existirem restos do tumor no pescoço; no reaparecimento do tumor na região do pescoço; se existir tumor proveniente da tireoide em outras regiões do corpo. Se ao se submeter a este tipo de tratamento uma pessoa ingere 1 g deste isótopo e após 24 dias restam no organismo apenas 125 mg desse elemento, qual é o tempo de meia-vida do iodo-131?
2 – Um dos produtos liberados nas explosões nucleares e nos acidentes em usinas nucleares que mais danos pode causar aos seres vivos é o isótopo do estrôncio de número de massa igual a 90 (90Sr). Ele é um isótopo radioativo que se acumula nos ossos, por substituição do cálcio, e é emissor de partículas β com meia-vida de 28 anos. Se um indivíduo, ao nascer, absorver em seu organismo o 90Sr, com que idade terá ação radioativa desse isótopo reduzida a ?
3 – O césio-137 foi o isótopo que causou um enorme acidente na cidade de Goiânia no ano de 1987. Este isótopo tem um tempo de meia-vida de 30 anos. Na capsula do equipamento de radioterapia que foi aberta, que desencadeou o maior acidente radiológico do país, havia cerca de 19 g do isótopo na forma de cloreto de césio, um pó branco que no escuro emitia um brilho azul. Essa porção do sal foi espalhada, contaminando mais de 112,8 mil pessoas (129 gravemente) e resultando em 6 mil toneladas de material contaminado. Uma pessoa que neste acidente tenha ingerido 1 mg do sal, hoje ainda teria qual massa do isótopo, supondo que nada do que foi ingerido tenha sido eliminado do organismo?

Outros materiais